Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz é o primeiro fabricante de automóveis a certificar um sistema de condução autônoma SAE nível 3


  • Classe S e EQS são os primeiros modelos que poderão ser equipados com o sistema DRIVE PILOT
  • Sistema estará disponível para encomenda primeiramente na Alemanha

A partir de 17 de maio de 2022, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar o sistema de condução autônoma DRIVE PILOT (SAE Nível 3) que pode ser encomendado como opcional para o Classe S e para o EQS na Alemanha. Isso torna a Mercedes-Benz o primeiro fabricante de automóveis do mundo com uma certificação internacional válida para condução autônoma a oferecer tal sistema como uma opção de fábrica para veículos de produção em série.

O DRIVE PILOT permite que os clientes entreguem a tarefa de condução ao sistema, sob certas condições, em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h. Após ativado, o DRIVE PILOT controla a velocidade e a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa. O perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito são analisados e levados em consideração. O sistema também reage a situações de trânsito inesperadas de forma independente, por exemplo por meio de manobras evasivas dentro da pista ou por meio de manobras de frenagem.

O sistema de condução autônoma da Mercedes-Benz SAE Nível 3 baseia-se na tecnologia de detecção do veículo do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais. Estes incluem principalmente radar, LiDAR (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, mas os sensores de ultrassom e umidade também fornecem dados valiosos.

Paralelamente ao sucesso do lançamento do DRIVE PILOT na Alemanha, a Mercedes-Benz pretende obter a homologação para os estados norte-americanos da Califórnia e Nevada até o final do ano, desde que a situação legal permita a operação do sistema.

De acordo com SAE Nível 3, a operação em modo autônomo requer um projeto de sistema que deve permitir que qualquer eventual mau funcionamento seja gerenciado com segurança. Toda a arquitetura inclui o sistema de freio, a direção, a fonte de alimentação, bem como partes da tecnologia de sensores, como as de conscientização ambiental e cálculo da dinâmica de direção. A bateria, o motor de direção, os sensores de velocidade das rodas e os diversos algoritmos utilizados pelo sistema para calcular os dados também possuem redundância.

A localização exata de um Mercedes-Benz equipado com DRIVE PILOT é determinada usando um sistema de posicionamento de alta precisão que é muito mais poderoso que os sistemas GPS convencionais. Além dos dados anônimos coletados pelo sistema LiDAR (Light Detection and Raging), câmera, radar e sensores de ultrassom, um mapa digital HD fornece uma imagem tridimensional da estrada e arredores com informações sobre a geometria da estrada, características, sinais de trânsito e eventos especiais de tráfego (por exemplo, acidentes ou obras).

A Mercedes-Benz está garantindo que a nova tecnologia seja colocada na estrada de maneira legalmente compatível. Engenheiros, advogados, responsáveis pela proteção de dados e especialistas em ética trabalharam juntos no processo de desenvolvimento. Uma base para a condução autônoma é fornecida por mecanismos de controle adicionais, por exemplo: funções relevantes para a segurança, como detecção de pedestres, os engenheiros da Mercedes-Benz deliberadamente não usam algoritmos, para abordagens de autoaprendizagem.

Com a criação da Lei de Trânsito Rodoviário (StVG) para sistemas de nível 3 em 2017, a Alemanha foi o primeiro país a criar uma base legal para o uso desses sistemas. O regulamento de aprovação técnica com o qual tal sistema pode ser certificado entrou em vigor só no início de 2021. Desde então, ele pode ser implementado na Europa - uma oportunidade que a Mercedes-Benz foi rápida e a primeira fabricante a aproveitar. A marca é a primeira empresa automotiva do mundo a atender aos exigentes requisitos legais do Regulamento Nº 157 da ONU para um sistema de Nível 3. Em detalhes, isso resulta em requisitos para o veículo e deveres para o motorista: no modo de condução automatizada, o veículo deve dominar a tarefa de direção com segurança e cumprir todas as regras de trânsito.

Com inúmeras inovações técnicas, a Mercedes-Benz estabelece constantemente a referência em segurança automotiva desde que inventamos o automóvel em 1886, e segurança é um dos valores centrais da marca. A empresa oferece sistemas avançados de assistência ao motorista (SAE Nível 2) em seus veículos há vários anos, que facilitam situações do dia a dia e auxiliam no controle de velocidade e distância, direção ou mudança de faixa, por exemplo.

Imagens
Documentos

press-release-mercedes-benz-e-o-primeiro-fabricante-de-autom-639a376da5713.docx

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.