- Concurso faz parte dos eventos do ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”, iniciativa que pretende estreitar as relações econômicas e culturais entre os dois países, além de estimular o intercâmbio de inovação tecnológica entre as empresas alemãs e brasileiras.
- Os vencedores do concurso serão premiados com uma viagem para a Alemanha, com roteiro turístico e cultural, que inclui visita ao Museu Mercedes-Benz em Stuttgart.
Para celebrar o ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”, que teve início essa semana, a Mercedes-Benz e a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo lançam hoje o concurso de fotografia “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos”, para destacar a interação existente entre as culturas.
O projeto tem como objetivo estimular os participantes a produzirem fotografias no Brasil, com interpretação de imagens originalmente capturadas na Alemanha. Serão premiados os cinco participantes que melhor representarem, de maneira criativa, as fotos-base que estão categorizadas nos seguintes temas: Economia (Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart), Esporte (Allianz Arena em Munique), Turismo (Portão de Brandemburgo em Berlim), Cultura (Memorial Goethe&Schiller em Weimar) e Sociedade (Carnaval em Colônia).
Os autores dos melhores cliques em cada categoria serão contemplados com uma viagem de 10 dias para a Alemanha, com tour pelos locais apresentados nas fotografias originais. Ao final do concurso, será organizada uma exposição de fotos com as imagens tiradas pelos vencedores .
O concurso fotográfico é organizado pela Câmara Brasil-Alemanha, em parceria com o DZT (Centro de Turismo Alemão) e o Club Transatlântico, de São Paulo, com patrocínio da Mercedes-Benz e da Allianz Seguros, além de apoio da Puma Esportes.
“Há mais de 55 anos, a Mercedes-Benz incentiva o intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha, acredita e investe na economia local e na sociedade. Agora, com o ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”, temos a chance de promover projetos ligados ao tema, como o concurso de fotografia, que está alinhado à nossa estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, com foco em cultura.” diz Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa e chairman do Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.
O concurso
Os participantes devem ter a partir de 18 anos, ser brasileiros ou residentes no Brasil. As fotos válidas devem ser feitas em território brasileiro. Cada uma das cinco categorias terá um vencedor, escolhido a partir de duas etapas: votação pública online no hotsite do concurso (www.alemanhanobrasil.com.br), entre 16 de maio e 2 de setembro, e posterior avaliação de banca julgadora liderada pelo artista e fotógrafo Caio Reisewitz.
Para participar, os interessados devem se cadastrar pelo site www.alemanhanobrasil.com.br. Cada pessoa poderá concorrer com até três fotografias para cada categoria, com limite de arquivos no tamanho de 3 a 5 megabytes por imagem, entre 16 de maio e 30 de agosto.
Cronograma:
- Prazo de inscrição: 16 de maio a 30 de agosto
- Comunicado aos selecionados pela votação pública: 4 de setembro
- Avaliação da banca julgadora: entre 5 e 11 de setembro
- Comunicado aos vencedores: 12 de setembro
- Cerimônia de premiação: 26 de setembro
- Viagem à Alemanha: ida em 28 de setembro e volta em 6 de outubro
- Vernissage da exposição: 28 de novembro
Mais informações:
Site: www.alemanhanobrasil.com.br
Facebook: www.facebook.com/AlemanhanoBrasil
Twitter: www.twitter.com/Alemanha_Brasil
Google+: www.plus.ly/AlamanhanoBrasil
Ano “Alemanha+Brasil 2013-2014”
A parceria entre as duas nações tem tradição e se solidifica a cada novo negócio. Para incentivar mais diálogos, disseminar a cultura alemã e fazer instituições brasileiras e europeias unirem-se para enfrentar os desafios do século 21, criou-se a temporada “Alemanha+Brasil 2013-2014”, que acontece de maio de 2013 até maio de 2014.
Sob o lema “Quando ideias se encontram”, será comemorada a estreita relação de longa tradição entre os dois países, com uma a série de eventos que buscam visibilidade à diversidade e à amplitude dos contatos bilaterais, assim como gerar novos impulsos para a parceria entre os dois países. O calendário de eventos conta com projetos nas áreas de economia, política, cultura, educação, ciência, esportes e desenvolvimento sustentável.
A iniciativa, do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, da BDI Brazil Board, do Goethe-Institut, do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, conta com a participação da Mercedes-Benz do Brasil e de diversas empresas alemãs.