Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz e BASF aceleram startups para o setor agrícola


  • Com foco em produtividade e rentabilidade no campo, iniciativa busca encontrar soluções em áreas como robótica/mobilidade, sensores/IoT, conectividade, gerenciamento da lavoura com o uso de telemetria e smart farming
  • As startups selecionadas foram anunciadas após live de apresentação de soluções das finalistas de cada categoria: Cropman, Pix Force e Kalliandra, entre as 57 que se inscreveram na iniciativa
  • Mercedes-Benz é a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova com startups

Com o objetivo de agregar valor em toda a cadeia produtiva da agricultura, a Mercedes-Benz juntou-se à plataforma de inovação e empreendedorismo da BASF, o AgroStart, na busca de soluções para a mobilidade agrícola nas categorias de robótica/mobilidade, sensores/IoT, conectividade, gerenciamento da lavoura com o uso de telemetria e smart farming.

O foco da parceria é a maior produtividade e rentabilidade no campo. Esse compromisso ganha impulso com a aceleração de startups, com as empresas selecionadas em cada categoria participando de um Pitch Day, por live, no dia 9 de dezembro. As startups foram avaliadas por uma banca formada por representantes da Mercedes-Benz do Brasil, BASF, Grunner, Raízen e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

As startups selecionadas foram a Cropman, responsável por oferecer soluções em diagnósticos de solos de alta precisão e rendimento, a Pix Force, que desenvolve soluções para interpretar imagens e vídeos por meio de Inteligência Artificial, e a Kalliandra, empresa com foco em agricultura irrigada. Ao todo, 57 startups se inscreveram na iniciativa.

“Com essa parceria com a BASF, buscamos encontrar propostas que irão possibilitar impactos positivos para a agricultura brasileira, auxiliando os agricultores”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Apoiamos assim as startups no desenvolvimento de tecnologias que possam gerar maior produtividade e mais rentabilidade no campo. Juntos, vamos acelerar ainda mais o agronegócio, o setor que puxa o crescimento da economia no País”.

Para Eduardo Menezes, gerente de Produtos Digitais da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina, “a Mercedes-Benz traz toda a sua expertise sobre mobilidade, que, aliada à expertise de campo da BASF, formam uma combinação promissora para o desenvolvimento de novas soluções que apoiem os desafios desse segmento”.

Na agricultura, os segmentos de robótica, Internet das Coisas, sensoriamento, drones, e outros, estão todos ligados à mobilidade, uma das principais dores levantadas pelos agricultores. “As startups escolhidas para o processo de mentoria e aceleração trazem serviços que vão ao encontro das necessidades dos agricultores. Juntos, BASF e Mercedes-Benz, pretendemos cocriar soluções que envolvam estas diferentes frentes. Nossa intenção é a de atender demandas reais, envolvendo nossos clientes no processo e gerando benefícios para todos os lados”, complementou.

Mercedes-Benz é a empresa do setor que mais inova com startups

Conforme premiação anunciada em agosto deste ano, durante o evento “Open Innovation Week”, a Mercedes-Benz é a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova com startups no Brasil. Com isso, ganhou destaque no ranking “Top 100 Open Corps”, sendo a primeira colocada entre as empresas de veículos comerciais pesados. Esse reconhecimento partiu de indicações e pontuações das próprias startups.

Visando encontrar no mercado soluções inovadoras, assertivas e que tragam resultados rápidos para a Empresa e para os clientes, a Mercedes-Benz vem intensificando parcerias com startups de diversos segmentos. Entre os exemplos já em prática estão o caminhão com direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar desenvolvido juntamente com a Grunner e a Fazenda Urbana da BeGreen, montada dentro da própria fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Além disso, a marca lançou recentemente, em conjunto com a Mobiauto, o Showroom Virtual Star Online, primeira plataforma digital online do mercado para vendas de veículos comerciais, peças e serviços.

 “Aqui, na Empresa, estamos sempre pensando e buscando novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Temos que nos questionar a cada dia. Por isso, estamos abertos às inovações, próximos de parceiros que tragam suas expertises e agreguem valor aos nossos processos. Sabemos que esse compromisso gera melhorias no transporte, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, sustentabilidade ambiental e à sociedade como um todo. Aliás, nós criamos uma plataforma online para que todos possam enviar sugestões, onde quer que estejam: www.movemosomundo.com.vc. Afinal, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”.

Mercedes-Benz passa a fazer parte do Ecossistema AgroStart

Criado há pouco mais de dois anos, o Ecossistema AgroStart reúne parceiros de diferentes segmentos com especialistas e infraestrutura para desenvolver produtos ou serviços de forma rápida e escalável. Hoje fazem parte desta iniciativa a Bosch, o Banco do Brasil e a Samsung. A fim de oferecer experiências, ferramentas e visibilidade aos empreendedores que buscam criar soluções competitivas para o setor, a Mercedes-Benz se junta ao time de empresas parceiras.

Sobre o AgroStart

O AgroStart foi o primeiro programa de aceleração para agtechs sendo pioneiro no desenvolvimento de parcerias com startups do agronegócio na América Latina. Desde 2016, mais de 500 startups do setor espalhadas por dez países do continente, já interagiram com a plataforma.

Em 2019, o programa expandiu e virou uma plataforma de inovação e empreendedorismo,  atuando em quatro frentes de trabalho: aceleração de startups em estágio inicial ou mais maduras, intraempreendedorismo com os colaboradores da BASF no Garagem AgroStart, aportes do BASF Venture Capital (BVC), responsável por realizar investimentos em startups e fundos de capital de risco, e o Ecossistema AgroStart, braço da plataforma que firma parcerias com grandes empresas - atualmente conta com Samsung, Bosch e Banco do Brasil.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há mais de 60 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina, e líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa tem unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP), de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), o Campo de Provas de Veiculos Comerciais em Iracemápolis (SP), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

 Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa segue implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.

A Mercedes-Benz traz em seu DNA a inovação para garantir soluções cada vez mais assertivas e que acompanhem a realidade de seus clientes. Pensando nisso, mantendo-se inovadora e conectada, a marca foi a primeira fabricante de veículos a se tornar mantenedora da Abstartups (Associação Brasileira de Startups). Desde então, a Empresa vem investindo forte em parcerias com startups para reinventar o seu negócio e continuar trabalhando em seu mote: “Para todos que movem o mundo”.

Para mais informações sobre a Mercedes-Benz, acesse: http://www.mercedes-benz.com.br/

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 117 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 59 bilhões em 2019. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.