Mercedes-Benz é a grande vencedora do Prêmio Lótus 2020

• Com a linha Accelo, Mercedes-Benz reconquista o título de “marca do ano em caminhões leves”
  • Pela quarta vez seguida, também é a “marca do ano em caminhões”, considerando todos os segmentos
  • Sprinter vence três categorias, entre elas a de “marca do ano em caminhões semileves”
  • Empresa leva também três prêmios no segmento de ônibus, envolvendo urbanos e rodoviários

Com a conquista de um terço dos 24 troféus em disputa, a Mercedes-Benz foi a grande vencedora do Prêmio Lótus 2020, uma das principais premiações de veículos comerciais do Brasil. A Empresa foi destaque em oito categorias entre caminhões, ônibus e comerciais leves, que foram avaliadas no levantamento organizado pela Editora Frota, baseando-se nos dados de emplacamento do Renavam de 2019.

Além de “Marca do Ano em Caminhões” pela quarta vez seguida, a Mercedes-Benz também ficou com o título de “Marca do Ano em Caminhões Leves”, após 13 anos. Com a Linha Sprinter, são três conquistas: “Marca do Ano em Caminhões Semileves”, além de “Minibus do Ano” com a van Sprinter e “Caminhão Semileve do Ano” com a Sprinter 415. No segmento de ônibus são três prêmios: “Marca do Ano em Chassis de Ônibus” e também nas categorias de Urbanos e Rodoviários. Dessa forma, a Mercedes-Benz reafirma sua posição de maior vencedora nesta tradicional premiação.

“O Prêmio Lótus reflete a realidade do mercado, ao destacar as vendas de acordo com os emplacamentos do Renavam. Por isso, os números que nos posicionam na liderança de várias categorias, atestam efetivamente a ampla preferência dos clientes pela Mercedes-Benz. Isso é motivo de orgulho, satisfação e alegria para nossos colaboradores, concessionários e os demais parceiros com quem trabalhamos diariamente, tendo foco central na satisfação dos clientes da marca”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Com Accelo, Mercedes-Benz é a marca do ano em caminhões leves

Outro grande destaque foi a reconquista pela Mercedes-Benz da liderança no segmento de leves, graças ao excelente desempenho de vendas da linha Accelo. Foram mais de 43% de market share.

“Isso só foi possível porque, desde 2017, trouxemos mais de 15 novidades para o Accelo, como cabine estendida, banco do motorista pneumático, tanque adicional de 150 litros (total de 300 litros, a maior capacidade da categoria) e câmbio automatizado (o primeiro da categoria no Brasil). Assim, o Accelo se consolidou como o melhor caminhão para entregas urbanas dos segmentos de leves e também de médios, como nas aplicações mistas que envolvem curtas distâncias rodoviárias”, diz Leoncini. “Com isso, alcançamos o objetivo de buscar a liderança no segmento de leves em 2019, o que continuaremos a perseguir em 2020”.

Além de vencer em duas categorias de caminhões, a Mercedes-Benz tem outro motivo para comemorar. A marca aumentou seu market share em todos os segmentos, muito acima da média geral do mercado. Isso comprova que a Empresa está seguindo o mantar “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”. “A liderança nas vendas de caminhões pelo quarto ano, desta vez com mais de 30% de participação de mercado, mostra que estamos no caminho certo e que estamos fazendo a lição de casa”, completa Leoncini.

Sprinter alcança o melhor resultado de vendas da história

A Linha Sprinter somou três troféus à conquista da Mercedes-Benz: “Marca do Ano em Caminhões Semileves”, além de “Minibus do Ano” com a van Sprinter e “Caminhão Semileve do Ano” com a Sprinter 415. Isso reflete o melhor resultado da história no segmento de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT). Com 11.460 unidades emplacadas, entre Vans, Furgões e Chassis com Cabina da família Sprinter, a Empresa conquistou 35% de participação de mercado em 2019, volume 38% maior em relação a 2018.

“Esse notável desempenho está refletido nos três troféus do Prêmio Lótus 2020”, diz Jefferson Ferrarez, diretor geral de Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa conquista traz muito orgulho para nosso time e também da rede de concessionários. E o mais importante é atestar que os nossos clientes estão muito satisfeitos com a Sprinter. Temos certeza que essa preferência vai aumentar em 2020, porque, com a Nova Sprinter, iremos oferecer ainda mais vantagens para transportadores, autônomos e empreendedores”.

Prêmio reafirma a liderança nas vendas de ônibus no País

As três conquistas do Prêmio Lótus para os chassis de ônibus Mercedes-Benz (marca do ano geral e também em urbanos e rodoviários) confirmam a preferência dos clientes no momento da renovação e ampliação de frota, como aconteceu em várias capitais durante o ano. No ano passado, a Empresa aumentou em 50% as vendas de ônibus no Brasil em relação a 2018, com 11.150 unidades emplacadas. Manteve, como consequência, sua liderança no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total, com mais de 53% de participação, sendo 76% em urbanos e 54% em rodoviários.

“O grande diferencial da Mercedes-Benz é o foco e a dedicação ao negócio de ônibus”, ressalta Roberto Leoncini. “Além de oferecer uma das mais completas e abrangentes linhas de ônibus urbanos e rodoviários para todas as aplicações, outro grande destaque da Mercedes-Benz é sua Rede de Concessionários, que presta um serviço e um atendimento especializados aos frotistas. Aliás, parte da Rede é dedicada à linha de ônibus, com diretores, vendedores, monitores de serviço e mecânicos exclusivos”.

Mercedes-Benz é uma das maiores ganhadoras do Prêmio Lótus

Com as oito conquistas deste ano, a Mercedes-Benz se consolida como uma das maiores ganhadoras da história do Prêmio Lótus, organizado pela Frota&Cia, uma das revistas mais tradicionais do segmento de veículos comerciais no País, o que confere qualidade e credibilidade a este levantamento anual de emplacamentos. São 169 prêmios conquistados pela Mercedes-Benz em 27 anos, refletindo o êxito da Empresa em buscar a satisfação permanente dos seus clientes.