- Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, recebeu homenagem como destaque do ano em premiação do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios
- Prêmio reconhece empresas cidadãs que cumprem seu papel econômico e conduzem seus negócios de maneira ética, socialmente responsável e ecologicamente correta
Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, foi eleito a personalidade do ano no Prêmio Ética nos Negócios 2012. A homenagem ocorreu em São Paulo, durante evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios.
A cada edição do prêmio, a entidade busca reconhecer empresários ou executivos que se destacam por seu legado no meio empresarial brasileiro. O nome do ganhador é anunciado após um processo de indicações. Inicialmente, o principal gestor de grandes empresas do Brasil – listadas na revista "Exame Melhores & Maiores" – apontam até cinco nomes, formando o ranking dos dez mais votados. Após a apuração, Ziegler foi o eleito de 2012.
"Em nome da Mercedes-Benz do Brasil, agradeço ao Instituto Ética nos Negócios por esse reconhecimento. Esse prêmio demonstra que estamos no caminho certo ao manter um compromisso permanente com a ética e trabalhar com muita dedicação para garantir um ambiente de negócios justo e transparente”, afirma Ziegler. "Quero dividir essa homenagem com todos os colaboradores da Empresa, que demonstram determinação e comprometimento para com nossos objetivos e com nossos valores corporativos: Paixão, Respeito, Integridade e Disciplina".
32 anos de atuação na Mercedes-Benz
Formado em economia e administração de negócios na Alemanha, Jürgen Ziegler iniciou carreira na Mercedes-Benz em 1980, ocupando vários cargos nas áreas de Vendas & Marketing, Distribuição & Logística, Administração de Projetos e Controle Financeiro.
Em 2000, Ziegler foi nomeado presidente e CEO da Mercedes Benz Índia. Em 2005 assumiu a posição de presidente e CEO da Corporação Jeep de Pequim, na China. No final de 2005, assumiu o posto máximo da Mercedes-Benz Turquia, no qual permaneceu até 2009, quando foi nomeado presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina.
O executivo prioriza, de forma contínua, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de um ambiente de negócios com elevados padrões éticos. Além de estar em constante avanço na busca da excelência em termos de novas práticas de Compliance, também estabelece atividades e métodos de controle para tê-lo presente em todas as atividades da Empresa.
Um exemplo do compromisso de Jürgen Ziegler com a ética foi o evento Diálogo de Integridade América Latina, realizado em setembro deste ano. Trata-se de uma iniciativa inédita para mais de 200 pessoas, realizada com o objetivo de promover o debate e o compartilhamento de ideias sobre a integridade, bem como desenvolver entendimento comum sobre o tema e sua aplicação no rotina da Empresa.
O encontro contou com o apoio da matriz do Grupo Daimler na Alemanha, além da presença da representante de Integridade e Assuntos Jurídicos do Grupo no mundo, Christine Hohmann-Dennhardt e profissionais das unidades da Empresa no Brasil, Argentina e Colômbia, entre outros.
A ética como bandeira
O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, com sede em Campinas, São Paulo, foi fundado em 2003. No mesmo ano, foi qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça. A entidade é responsável pelo desenvolvimento de vários empreendimentos voltados para a melhoria da atuação responsável, estímulo à responsabilidade social e ambiental, busca da sustentabilidade na formação de estudantes, disseminando, em todos os seus projetos, princípios e valores éticos.
O objetivo principal do Instituto é fomentar a ética tanto no meio empresarial como junto a crianças, adolescentes e universitários, já que os estudantes de hoje serão os colaboradores, executivos e proprietários das empresas de amanhã. É desta forma, contribuindo para a melhoria da qualidade ética das empresas e para a formação de adultos cidadãos e líderes eticamente responsáveis, que a organização potencializa a perspectiva de um futuro mais ético e, assim, naturalmente sustentável.
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
Com mais de cinco décadas de atividades no Brasil, a Mercedes-Benz é a maior fabricante de veículos comerciais da América do Sul. A Empresa possui plantas em São Bernardo do Campo (SP), Juiz de Fora (MG) e Campinas (SP). É referência mundial em inovação, tecnologia e em produtos de alta qualidade.