- Programa de Prevenção e Recuperação de Dependentes oferece apoio integral e atendimento gratuito
Instalada no País desde 1956, a Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, acredita e investe no desenvolvimento social. Prova de sua responsabilidade e compromisso junto à comunidade são os projetos que realiza, visando promover a educação, os esportes, proteger o meio ambiente, incentivar a cultura, desenvolver as ciências e zelar pela saúde e bem estar social.
As ações são abrangentes e englobam a comunidade e os colaboradores da Empresa.
Em 2011, uma dessas iniciativas o ‘Programa de Prevenção e Recuperação de Dependentes’ completa 26 anos de existência. Trata-se de um tratamento com foco no combate à dependência química, que envolve não somente o uso de drogas ilícitas e do álcool, mas também abrange o vício em tabaco e medicamentos
As atividades promovem o resgate à qualidade de vida e a reinserção social. Para tanto, há acompanhamento de assistentes sociais, médicos, enfermeiros e facilitadores, inclusive apoio aos familiares.
O dependente químico adere espontaneamente ao projeto, e a Mercedes-Benz disponibiliza tratamento adequado, de forma gratuita, o qual é feito em clínicas especializadas, em sessões ambulatoriais e em reuniões do TECA, grupo de Terapia de Combate à Adicção, criado na Companhia em 1985.
Paulo Lucarini, gerente de Recursos Humanos, destaca que a troca de informações durante as reuniões tem como objetivo oferecer ajuda mútua e incentivar a participação de outras pessoas na luta contra o vício. “O primeiro passo para quem tem esse problema é aceitá-lo. Depois é procurar ajuda. No grupo TECA, os participantes compartilham experiências, encontram respostas e incentivam uns aos outros a persistir e a não desanimar”, conclui.