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Mercedes-Benz destaca versatilidade da linha Sprinter na Fenatran 2013


  • Jetvan Aviaton Style, van em versão limusine, será apresentada como exemplo da diversidade de implementações possíveis com a Sprinter
  • Exclusividade: Furgão Sprinter misto para até 6 pessoas e 7,8 m³ de carga também estará em exposição durante a feira
  • Sprinter Furgão oferece diversas opções para transporte de carga, com capacidade volumétrica entre 7,5 m³ a 15,5 m³ e com versão envidraçada para aplicações que demandam esta configuração
  • Sprinter Chassi com cabina pode receber carroçarias de até 22 m³ de capacidade volumétrica de carga
  • Exclusividade: Van Sprinter 20+1 (20 assentos mais o motorista) é a maior do País para transporte de passageiros
  • Com 50 modelos, linha Sprinter assegura a maior diversidade de produtos e soluções, como a versão Street, que pode circular livremente em zonas de restrição

As soluções que a Mercedes-Benz oferece para o transporte de cargas e de passageiros incluem a família Sprinter, que é parte da mais completa linha de veículos comerciais do País. Modelos exclusivos da linha Sprinter estarão em evidência no estande da marca na Fenatran 2013, o 19º Salão Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Referência de mercado em qualidade, agilidade, tecnologia, conforto, segurança e excelente custo operacional, a Sprinter é reconhecida pela eficiência e alta produtividade e se destaca também pela oferta de soluções inovadoras e customizadas para uma ampla diversidade de aplicações.

A Jetvan Aviaton Style, Sprinter em versão limusine, que será apresentada na Fenatran 2013, é um exemplo da versatilidade e flexibilidade do veículo. O furgão Sprinter 415 CDI envidraçado foi customizado por uma empresa implementadora e tornou-se uma sofisticada limusine para atender ao transporte de passageiros no segmento de luxo.

Como uma grande parceira de negócios dos clientes, a Sprinter permite diversos outros tipos de customizações, transformando-se em unidades de negócios móveis, como salão de beleza, temakeria, lanchonete, pet shop, entre outros. A Sprinter também é reconhecida por sua excelência na prestação de serviços urbanos. Entre suas aplicações destacam-se as versões ambulância, UTI móvel, carro de apoio para os bombeiros, guincho para autossocorro e cesto aéreo para aeroportos e manutenções elétricas, entre outros.

“Na Fenatran, temos mais uma vez a oportunidade de demonstrar todos os benefícios e a diversidade da linha Sprinter. Mas nosso diferencial está também na ampla gama de serviços e no padrão de atendimento da nossa Rede de Concessionários”, diz Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis e Vans e de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo, no amplo portfólio de 50 modelos, destacam-se produtos exclusivos – como o furgão misto e a van 20+1 (20 passageiros mais o motorista), a maior do mercado – e diferenciados, como o furgão envidraçado e a linha Street, que oferece livre circulação em zonas de restrição, regra nas grandes cidades.

Grande diferencial da linha Sprinter é o nível de equipamentos de série, como ESP Adaptativo 9i®, airbag do motorista, faróis de neblina, volante com ajuste de altura e profundidade, rádio CD/MP3, fechamento central de portas, entre outros, o que agrega valor ao veículo, atendendo aos principais requisitos do segmento e, ainda, com um excelente custo-benefício.

A família de veículos comerciais leves Sprinter, do segmento de large vans, é formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton).

Exclusivo furgão misto é destaque no portfólio da Sprinter

Sempre atenta às demandas do segmento, a Mercedes-Benz inova e oferece o primeiro furgão de uso misto, com capacidade para até 6 ocupantes e 7,8 m³ de compartimento de carga, versão configurada de fábrica. Atualmente no mercado brasileiro, está disponível a versão com capacidade para 5 ocupantes e 7,8m³ de carga. A empresa apresenta uma solução que contempla a demanda de clientes que necessitam carregar ao mesmo tempo volume de carga e passageiros, sem abrir mão do conforto e do melhor aproveitamento do espaço interno. Os principais mercados deste produto são os veículos para equipes de promoção, organização de eventos, fotos e filmagem, publicidade, catering, entre outros. O furgão misto estará em exposição no estande da Mercedes-Benz na Fenatran 2013.

A linha Sprinter contempla também o furgão envidraçado, concebido para trazer mais qualidade nas soluções demandadas pelo mercado em que os vidros são necessários, que é um ponto crítico para a transformação de furgões. Há segmentos crescentes que demandam essa configuração, como escritórios móveis, vans do tipo limousine e transporte de portadores de necessidades especiais, que podem ser confortavelmente atendidos devido à ampla abertura da porta lateral e altura interna do veículo.

A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta lateral corrediça da categoria, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura, permite o fácil carregamento de um palete pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operação logística.

A opção de abertura de 270 graus da porta traseira, item de série para os furgões tradicionais e mistos, e a exclusiva versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo ampliam notavelmente as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345 mm), a linha de furgões Sprinter assegura múltiplas escolhas e maior produtividade aos transportadores.

Chassi Sprinter permite até 22 m³ de carga volumétrica

Robusto e resistente, o chassi com cabina da linha Sprinter está apto para a implementação de vários tipos de carroçarias e equipamentos. Para o caso de baú, forte aplicação do veículo, permite capacidade volumétrica de carga até 22 m³ e, principalmente, o aproveitamento de 100% da capacidade volumétrica de carga.

Destaque também para a capacidade de carga líquida, obtida por meio do chassi tubular, tecnologia que consiste em estrutura de baixo peso e grande resistência. A linha chassi está disponível em três opções de PBT: 3,5 ton, 3,88 ton e 5 ton e duas opções de entreeixos: 3.665 e 4.325 mm.

Sprinter Street pode circular livremente em zonas de restrição

O furgão e o chassi Sprinter 311 CDI Street são registrados como caminhonetes e podem ser conduzidos por motoristas com carteira de habilitação CNH B. Estes veículos podem circular livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, como na cidade de São Paulo, o que proporciona mais vantagens logísticas para o segmento.

Graças a esse diferencial, os proprietários podem utilizar a Sprinter Street para o trabalho a qualquer hora do dia e em qualquer área da cidade, respeitando apenas regras de circulação municipais, tais como o rodízio de placas na cidade de São Paulo. Isso resulta em mais disponibilidade para o transporte e, consequentemente, maior lucratividade para o cliente.

Exclusiva e maior van de passageiros do Brasil

A Mercedes-Benz oferece uma solução exclusiva também para o transporte de passageiros: a van 20+1, a maior do Brasil e a única com 20 assentos para passageiros mais o banco do motorista, configuração já montada de fábrica. Esta solução aumenta as possibilidades para que os clientes transportem mais pessoas por viagem, otimizando a rentabilidade dos seus negócios.

A oferta de vans Sprinter inclui também a exclusiva versão 17+1 e a tradicional 15+1 (luxo e standard). Todas as configurações já saem montadas de fábrica, o que assegura maior qualidade, conforto, robustez e segurança no transporte de passageiros.

Referência de mercado em segurança e design

A Sprinter da Mercedes-Benz é reconhecida no mercado por seu exemplar nível de segurança. Um dos principais diferenciais é o programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR, ABS, BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.

O que já era referência foi aprimorado e o ESP Adaptativo® recebe a sigla 9i, com novas funções que asseguram a melhor frenagem, seja sob as condições de sol ou de chuva. Uma nova função é a aplicação de uma pressão equilibrada em intervalos regulares, promovendo a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio quando o veículo está sendo conduzido em dias chuvosos, com o objetivo de reduzir o tempo para o início da desaceleração do veículo.

Também para a mesma finalidade, o ESP Adaptativo 9i® aproxima os discos das pastilhas de freio ao identificar que o motorista retirou o pé do acelerador bruscamente, o que ocorre devido a um risco de acidente. Ao ser acionado o pedal de freio, a pastilha já foi aproximada ao disco e o tempo da desaceleração do veículo é reduzido.

Item de série para o motorista e opcional para os acompanhantes, o airbag aumenta a segurança a bordo. Além disso, o conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo, reduzindo a deformação no habitáculo e aumentando a segurança dos ocupantes.

O sistema de ar condicionado, exclusivamente desenvolvido para as condições climáticas da América Latina, é outro importante diferencial da Sprinter. Com aviso de temperatura exterior, o motorista pode selecionar de maneira precisa a temperatura do interior do veículo e mantê-la sempre em um nível ideal, independente da temperatura externa e da radiação solar.

Com design moderno, arrojado e muito atrativo, a Sprinter é destaque por seu tradicional perfil em forma de cunha. A conhecida robustez do veículo é explicitada pelos amplos faróis dianteiros e pelo capô integrado à grade.

Na atual linha Sprinter estão disponíveis nove cores externas. Além do tradicional branco na paleta de cores sólidas, há também a disponibilidade das cores amarela, azul e vermelha. Já na linha de metálicas, além de prata, há o grafite, preto carbono, vermelho e azul.

Motores cada vez mais econômicos e ecológicos

Com avançada tecnologia BlueEFFICIENCY®, a Sprinter cumpre com excelência dois dos maiores desafios do transporte: redução no consumo de combustível e no índice de emissões. Os motores OM 651 LA biturbo de 4 cilindros são oferecidos em duas classes de potência: a versão 311 CDI Street conta com motor de 114 cv, com torque de 28,5 mkgf entregues na ampla faixa de 1.200 a 2.400 rpm. Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm.

A atual geração da Sprinter trouxe para o mercado mais uma importante inovação tecnológica: a introdução de dois eixos balanceadores Lanchester em seus motores, o que representa um marco na evolução dos propulsores a diesel. Os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cárter, e levam o motor OM 651 LA a um nível de suavidade nunca antes alcançado nessa classe, contribuindo para um menor nível de ruído e vibração do veículo.

Os motores da Sprinter harmonizam-se perfeitamente com a transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível. Essa transmissão também garante melhor dirigibilidade e maior agilidade para o veículo.

Linha Sprinter

Modelo Motor PBT (kg) Entreeixos (mm)
Chassi 311 CDI
Street
OM 651 LA
114 cv @ 3.800 rpm
28 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.500 3.665/4.325
Chassi 415 CDI OM 651 LA
146v @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880 3.665
Chassi 515 CDI OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000 3.665/4.325
Furgão 311 CDI
Street
OM 651 LA
114 cv @ 3.800 rpm
28 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.500 3.250/3.665/4.325
Furgão 415 CDI OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880 3.250/3.665/4.325
Furgão 515 CDI OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000 4.325
Van 415 CDI
(15+1)
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880 3.665
Van 515 CDI
(17+1)
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000 4.325
Van 515 CDI
(20+1)
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm
33 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000 4.325

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