Mercedes-Benz dá o próximo passo rumo à utilização de aço livre de CO2 em seus veículos

• Marca estabelece parceria com a empresa sueca SSAB que irá produzir o material livre da emissão de carbono
  • Peças iniciais estarão prontas em 2022

Com foco em aplicar, a partir de 2025, apenas aço livre da emissão de carbono na produção de seus veículos, a Mercedes-Benz deu mais um importante passo visando alcançar esse objetivo. Foi estabelecida uma parceria com a empresa sueca SSAB, que será responsável por fabricar e manipular o “aço verde” nos modelos Mercedes-Benz. A ideia é acelerar o processo, sendo que as primeiras peças livres de CO2 estão sendo planejadas para estarem prontas no ano que vem.

Para gerar o material, a SSAB utiliza hidrogênio, que é usado para reduzir o óxido de ferro a ferro bruto, à base de água e energia livre de combustíveis fósseis. Esse processo é considerado crucial para atingir a neutralidade de carbono. A partir de 2026, a companhia sueca tem como objetivo abastecer o mercado com aço isento de combustíveis fósseis em escala industrial.

Cadeia de suprimentos de aço livre de CO2 da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz busca aproveitar todas as oportunidades para reduzir as emissões de forma rápida e sustentável. No final desta década, a empresa estará pronta para se tornar totalmente elétrica - em todos os lugares que as condições de mercado permitirem.

Até 2039, a nova frota de automóveis Mercedes-Benz se tornará neutra em CO2, incluindo a rede de fornecedores. Ao fazer isso, a companhia está concentrada em evitar e reduzir as emissões de carbono. A parceria com a SSAB é mais um passo importante em direção a esse objetivo, com o qual a empresa acelera o desenvolvimento e a produção do “aço verde” na Europa.

Mais informações sobre a utilização do aço livre de CO2 na Mercedes-Benz podem ser encontradas neste link.

Sobre a SSAB

A SSAB é uma empresa nórdica de produção de aços com unidade produtiva também nos EUA. A SSAB oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em estreita colaboração com os seus clientes para criar um mundo mais forte, mais leve e mais sustentável. Tem funcionários em mais de 50 países e conta com instalações de produção na Suécia, Finlândia e nos Estados Unidos. A SSAB está cotada na Bolsa de Valores Nórdica de Estocolmo, Nasdaq, e na Nasdaq em Helsinque. www.ssab.com.br

press-release-mercedes-benz-da-o-proximo-passo-rumo-a-utilizacao-de-aco-livre-de-co2-em-seus-veiculos-639b698a6f38e.docx