- 400 horistas temporários já estão sendo selecionados para ingressar, em janeiro, na produção de caminhões e agregados
- Mais 200 vagas temporárias serão preenchidas em abril de 2019, considerando que o mercado continue em crescimento
- Com as novas contratações, a Empresa terá criado mais de 1.400 vagas desde 2017 nas fábricas de veículos comerciais de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG)
- Após quatro anos, Empresa volta a produzir com dois turnos em caminhões e com três turnos em áreas de agregados (motores, câmbios e eixos)
- Mercedes-Benz se prepara, assim, para atender novas demandas do mercado, como as renovações de frota motivadas pelo ambiente econômico mais favorável
A Mercedes-Benz do Brasil está contratando 600 novos colaboradores temporários para aumentar os seus volumes de produção de caminhões e agregados e se preparar, assim, para a crescente demanda no mercado brasileiro em 2019.
Desse total, 400 horistas temporários já estão sendo selecionados para ingressar, em janeiro, na produção de caminhões e algumas áreas de agregados na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. Entre eles, incluem-se 70 aprendizes do SENAI que serão contratados, sendo 30 deles com deficiência auditiva. Ainda nesse volume de 400, outros 25 colaboradores temporários serão contratados para a fábrica de Juiz de Fora (MG).
Numa negociação que contou com a participação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 200 outras vagas serão preenchidas em abril de 2019, na fábrica paulista, desde que o mercado de caminhões mantenha a tendência de expansão.
"Estamos contentes com esse movimento de negócios que gera novos empregos. Com essas novas vagas, a Empresa terá criado mais de 1.400 postos de trabalho desde dezembro de 2017 em suas duas fábricas de veículos comerciais", diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. Depois de quatro anos, a Empresa volta a produzir com dois turnos em caminhões, tanto em São Bernardo do Campo quanto em Juiz de Fora, e com três turnos em algumas áreas de agregados (motores, câmbios e eixos).
Novas demandas do mercado em 2019
Segundo o executivo, as renovações de frota dos clientes já começaram a acontecer neste segundo semestre de 2018, motivadas por um ritmo mais forte de vendas e tendem a se acentuar ainda mais em 2019 e nos próximos anos, considerando um ambiente econômico mais favorável.
“As empresas de transporte estão olhando com mais otimismo para o cenário econômico em função do controle de índices como a inflação, taxa de juros e câmbio, além da expectativa pelo crescimento do PIB”, afirma Schiemer. “Isso traz a desejada previsibilidade nos negócios, gerando segurança para que nossos clientes invistam na renovação de frota. Estamos novamente ao lado deles nesse importante momento de retomada”.
As vendas de caminhões estão sendo puxadas por atividades ligadas ao agronegócio, como transporte de grãos, cana-de-açúcar e madeira, assim como pela mineração, logística, combustíveis e produtos químicos.
A Empresa acredita que o mercado como um todo deve fechar o ano de 2018 com cerca de 80.000 caminhões e cerca de 14.000 ônibus vendidos no Brasil e espera um crescimento em 2019. “O País segue tendo enorme potencial para o crescimento sustentável, podendo, dessa forma, conquistar a confiança das empresas e atrair mais investimentos e empregos".
A Mercedes-Benz lidera as vendas de veículos comerciais no Brasil até novembro de 2018. No segmento de caminhões, ocupa a posição número um com 27,8% de participação de mercado e um volume de 19.005 unidades emplacadas, cerca de 45% a mais em relação ao mesmo período de 2017. A liderança em ônibus é de 53,2% de market share, com 6.912 unidades emplacadas até novembro, 29% de crescimento em relação ao ano passado.
Investimentos da Mercedes-Benz no Brasil
As novas contratações reafirmam, novamente, a confiança da Empresa no potencial do País. Até 2019, metade do investimento de R$ 2,4 bilhões anunciado para o período de cinco anos, entre 2018 e 2022, já estará realizado. Este valor dá continuidade à modernização das fábricas de caminhões e chassis de ônibus de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, seguindo o conceito de Indústria 4.0 e tornando as plantas brasileiras ainda mais competitivas e referência em todo mundo. Nesse montante, incluem-se ainda a melhoria contínua dos veículos comerciais da marca e o desenvolvimento de novos produtos e de tecnologias em serviços e conectividade.