Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz completa três anos de parceria com o projeto Turismo Industrial de São Bernardo do Campo


  • Empresa foi a primeira fabricante de veículos comerciais a apoiar esta iniciativa do município
  • 400 pessoas do programa Turismo Industrial já conheceram a produção de veículos comerciais da Mercedes-Benz
  • A ação faz parte da estratégia de Responsabilidade Social da Empresa

A Mercedes-Benz do Brasil recebeu ontem, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, a visita de 30 participantes do Congresso de Turismo Industrial promovido pela prefeitura municipal. Lançada em 2013, essa iniciativa é resultado da parceria entre o poder público, o setor produtivo da cidade e os agentes da cadeia turística local.

Após uma apresentação sobre a Empresa, o grupo cumpriu um roteiro de visita à linha de produção de motores e à montagem final de caminhões. Dessa forma, pôde acompanhar “in loco” os avançados processos e tecnologias de produção.

“Nossa Empresa foi a primeira fabricante de veículos comerciais a participar do programa Turismo Industrial. Isso reforça o nosso posicionamento de contribuir para o desenvolvimento de Cidade de São Bernardo do Campo, onde estamos há 61 anos”, comenta Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Por Dentro da Mercedes-Benz

Com mais de 60 anos de atuação no Brasil, a Mercedes-Benz sempre abriu as portas para apresentar a estudantes de todo o País as principais áreas dedicadas à produção de caminhões nas fábricas de São Bernardo do Campo e também de Juiz de Fora, Minas Gerais. Somente em 2017, já são aproximadamente 300 participantes do programa de visita “Por Dentro da Mercedes-Benz”, considerando as duas unidades. 

Durante a visita, formada por grupos de no máximo 30 pessoas com idade superior a 16 anos, monitores mostram a linha de fabricação de motores, dos leves aos pesados. Depois, seguem para a produção de cabinas, que destaca, por exemplo, toda a tecnologia envolvida no processo de soldagem. Logo após, eles conhecem as fases da pintura de cabinas. 

O momento de maior interesse dos visitantes é a linha de montagem final de caminhões, quando é demonstrado como é produzido o veículo desde a colocação do quadro do chassi, recebendo uma grande quantidade de peças e componentes, à incorporação do motor e da cabina do veículo, além da fase final da produção, quando o caminhão é conduzido para a área de revisão final.

“Todo o processo de fabricação de caminhões segue o conceito kaizen, o que garante uma produção com alto padrão de qualidade e processos amigáveis de preservação ao meio ambiente, além de métodos eficientes e enxutos para assegurar uma fabricação cada vez mais limpa”, ressalta Luiz Carlos.  

As visitas às fábricas podem ser agendadas pelo site corporativo www.mercedes-benz.com.br/imprensa, acessando o ícone "Por dentro da Mercedes-Benz". 

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.