Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz comemora o Dia de Proteção às Florestas com redução no consumo de 10,4 milhões de folhas de papel para impressão


  • Desde 2018, com a implantação do conceito da Indústria 4.0 na produção de caminhões e digitalização de novos processos em outras áreas, a Empresa economizou 5,7 milhões de folhas de papel sulfite apenas na fábrica de São Bernardo do Campo, o que equivale a 81 árvores que deixaram de ser cortadas
  • Adicionalmente, no primeiro semestre deste ano, com a adoção do home office em todas as unidades da Mercedes-Benz do Brasil, houve uma redução de 52% na utilização de folhas, o que representa 65 árvores que foram poupadas
  • As Áreas de Preservação Permanente (APPs) em torno das fábricas da Mercedes-Benz correspondem a cerca de dois milhões de metros quadrados

A Mercedes-Benz comemora o Dia de Proteção às Florestas, nesta sexta-feira, 17, com um número expressivo: a redução no consumo de 10,4 milhões de folhas de papel para impressão desde 2018 em todas as suas fábricas no Brasil, o que equivale a 146 árvores que deixaram de ser cortadas.

Foi nessa época que a Empresa revolucionou o mercado ao trazer um novo conceito de produção de caminhões para a unidade de São Bernardo do Campo (SP), conectando pessoas e tecnologia – surgiu a primeira fábrica de caminhões do Brasil preparada para a Indústria 4.0. “A tecnologia é um importante propulsor para a adoção de práticas cada vez mais sustentáveis. O conceito paperless (não utilização de papel) trazido pela Indústria 4.0, associado a outras boas práticas ambientais, nos permitiu inúmeros avanços em sustentabilidade ”, explica Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil.

Somado aos avanços da Indústria 4.0 e com a adoção do home office para os times administrativos e tecnologias como a assinatura digital, somente no primeiro semestre deste ano houve uma redução de 52% no consumo de folhas de papel sulfite em todas as fábricas da Mercedes-Benz do Brasil – São Bernardo do Campo, Campinas e Iracemápolis (SP) e em Juiz de Fora (MG) –na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Foram 4,7 milhões folhas a menos, economia equivalente a cerca de 65 árvores que deixaram de ser cortadas. 

Outro dado relevante é o tamanho das áreas preservadas em torno das unidades localizadas em São Bernardo do Campo, Campinas, Iracemápolis e Juiz de Fora. Juntas, as áreas somam mais de 2 milhões de metros quadrados, que corresponde a 266 campos de futebol. As Áreas de Preservação Permanente (APP) são protegidas pela Lei 12.651/2012, o "Novo Código Florestal Brasileiro", e têm a função de conservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar da sociedade.

Fazenda Urbana em São Bernardo do Campo 

Entre as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Mercedes-Benz, destaca-se a instalação da primeira Fazenda Urbana dentro de uma indústria no mundo. Localizada na fábrica de veículos comerciais da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), a produção de verduras é 100% livre de agrotóxicos para consumo nos restaurantes da fábrica. Além disso, a produção na estufa, ao lado do restaurante da unidade, elimina o desperdício de alimentos durante o transporte e tem zero emissão de CO2.

Outra iniciativa que merece destaque é o Prêmio de Responsabilidade Ambiental, que desde 2010 reconhece fornecedores e parceiros de negócio da Mercedes-Benz que desenvolvem projetos nessa área. Para despertar a consciência sobre a importância da preservação do verde, a Empresa distribui sementes e mudas de árvores em eventos organizados pera seus colaboradores e familiares desde 1997. 

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.