Menos de um ano após a apresentação do Concept X-CLASS, conceito que mostrou ao mundo as primeiras impressões da picape da Mercedes-Benz, a marca anuncia as versões que serão comercializadas na Europa a partir de novembro. O novo Mercedes-Benz Classe X é a combinação de design progressista com excepcional versatilidade: de picape robusta adequada para o todo tipo de terreno a veículo familiar ideal para o estilo de vida urbano.
O modelo ultrapassa as fronteiras do universo clássico das picapes e oferece excelente dinâmica de condução, conforto, design ousado, segurança e conectividade. Serão oferecidas ao todo três versões, sendo elas equipadas com motores de quatro e seis cilindros, tração traseira e tração integral adaptável ou permanente, câmbio manual de 6 marchas e câmbio automático de 7 marchas. A introdução no mercado será gradativa, começando em novembro de 2017 na Europa. No início de 2018 a picape chega na África do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia, e no início de 2019, Argentina e Brasil recebem a novidade.
O Mercedes-Benz Classe X foi desenvolvido especificamente para atender às novas exigências dos mercados internacionais de picapes. Esses veículos já não são mais utilizados simplesmente para trabalhos pesados. A demanda por picapes médias que combinam conforto e robustez às características típicas dos automóveis de passeio tem aumentado continuamente nos últimos anos. Com base nessas transformações, a Mercedes-Benz é a primeira fabricante premium a desenvolver um produto que engloba características oriundas de sua ampla experiência no desenvolvimento de veículos comerciais adequados para o trabalho, aliadas às dos automóveis que em todo o mundo são símbolo de conforto, segurança, sofisticação e prazer ao dirigir. Dessa forma, o Classe X foi concebido para atender grupos de clientes muito diferentes: fazendeiros, por exemplo, na Argentina; empresários como os construtores civis da Austrália; famílias que se identificam com o segmento premium, por exemplo, no Brasil; pessoas ligadas a tendências na África do Sul ou no Reino Unido; assim como aventureiros e esportistas na Nova Zelândia ou na Alemanha.
Versatilidade representada em três versões
A robusta picape de alta performance oferece um comportamento de condução extremamente dinâmico sem perder o aspecto de conforto. O modelo é composto por um chassi tipo escada, eixo traseiro multilink parcialmente rígido, suspensão independente na frente e molas helicoidais em ambos os eixos. A partir dessa plataforma, o Classe X alinha, com seu design inconfundível, três versões para diferentes estilos de vida e uso profissional:
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A versão Classe X PURE é ideal para a utilização funcional. Ela cumpre todos os requisitos para trabalhos pesados e, ao mesmo tempo, possui conforto e design que fazem dela um veículo igualmente adequado para reuniões com clientes e fornecedores, além de outras atividades pessoais.
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O Classe X PROGRESSIVE destina-se a pessoas que desejam utilizar o veículo como “cartão de visita” para seu próprio negócio e buscam robustez com mais estilo, além de elementos de conforto para o dia a dia.
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O Classe X POWER é a versão top de linha em termos de equipamentos. Ela destina-se a compradores para os quais o estilo, a performance e o conforto são prioridade. O Classe X POWER é o veículo do estilo de vida além do “mainstream”, tanto para o espaço urbano, como para atividades esportivas e de lazer fora de estrada. Com seu design e elevado nível de equipamentos, ele reflete um estilo de vida independente.
Design exterior: robustez e dinamismo
Com seu design progressista, o Mercedes-Benz Classe X atinge o equilíbrio entre robustez e estilo, materializando a linguagem de design da marca. As linhas do modelo reforçam as virtudes essenciais de uma picape com funcionalidade ilimitada. O Classe X admite uma carga útil de até 1,1 tonelada. Isto é suficiente para, por exemplo, transportar na caçamba 17 barris de cerveja cheios, cada um com 50 litros. Com uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas, ele pode puxar um reboque com três cavalos ou um iate de oito metros. Graças à sua distância entre-eixos de 3.150 milímetros, ao seu curto balanço dianteiro, à célula de passageiros deslocada para trás e ao seu balanço traseiro muito longo, o Classe X tem uma carroceria alongada que oferece ainda mais dinamismo. Caixas de rodas sobressaídas, frente robusta e traseira purista acentuam a percepção de largura. Elas fazem com que a picape apresente excelente dirigibilidade na estrada e reforçam a dinâmica transversal do Classe X.
A frente remete ao aspecto SUV típico da marca: com estrela central, grade do radiador com duas lamelas, capô elevado e vigorosamente modelado, bem como faróis embutidos nos para-lamas. O para-choque dianteiro com vinco amplo tem caráter próprio de acordo com a configuração. Na versão PURE ele não é pintado e na PROGRESSIVE é na cor do veículo. A versão mais luxuosa POWER dispõe igualmente de um para-choque pintado na cor do veículo e, adicionalmente, uma proteção inferior cromada. Para todas as três estão disponíveis nove cores exteriores bem como uma grande variedade de rodas exclusivas nos tamanhos de 17, 18 e 19 polegadas.
Tal como o para-choque dianteiro, o traseiro também difere de acordo com a configuração: em preto na linha PURE e pintado na cor do veículo na linha PROGRESSIVE. A linha POWER tem um para-choque traseiro cromado, salientando a ideia de máxima sofisticação. Para que seja possível acessar confortavelmente a caçamba para carregar e descarregar, o para-choque dispõe de um estribo integrado. A área de carga foi concebida de modo que a sua largura permita carregar um palete na transversal.
O Classe X é a única picape média que vem de série com uma iluminação na caçamba. A terceira lanterna do freio é composta por luzes de LED que iluminam toda a área de carga. O comando dessas luzes é feito por meio de um interruptor no console central e uma tomada de 12 V para conectar aparelhos adicionais, como por exemplo compressores, também faz parte do equipamento de série.
As dimensões do Classe X |
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Comprimento do veículo |
5.340 mm |
Largura do veículo |
1.920 mm |
Altura do veículo |
1.819 mm |
Distância entre-eixos |
3.150 mm |
Comprimento da caçamba |
1.587 mm |
Largura da caçamba |
1.560 mm |
Altura da caçamba |
474 mm |
Capacidade de carga líquida |
1.042 kg |
Capacidade de reboque (dependendo da motorização e do equipamento) |
1.650–3.500 kg |
Design interior: o novo padrão de conforto e sofisticação
No espaço interior, o Classe X eleva o conforto e a qualidade no segmento das picapes médias para um novo nível. O painel apresenta o elemento decorativo côncavo típico da Mercedes-Benz que se estende a toda a largura e representa uma novidade nesta categoria de veículos. Para o Classe X POWER existem três variações de detalhes no revestimento: visual pixelizado em preto fosco, visual de alumínio com arremate longitudinal e aparência de madeira marrom fosca. Combinando com essa sensação de sofisticação, a parte superior do cockpit está disponível em material sintético ARTICO, em preto ou castanho. Nas linhas de equipamento PROGRESSIVE e POWER, o console central é igualmente emoldurado por um friso dominante silver shadow, presente também nas maçanetas das portas.
O sistema multimídia COMAND Online possui a maior tela do segmento, com 8,4 polegadas. Com uma resolução de 960 x 540 pixels e a tecnologia IPS de grande contraste (In-Plane Switching), ela oferece uma apresentação brilhante, aumentando claramente sobretudo a qualidade da imagem da câmera de 360 graus e dos mapas de navegação.
As teclas no volante de 3 raios multifuncional de série permitem operar as configurações no display a cores sem tirar as mãos do mesmo. O volante, com um total de doze teclas, é ajustável em altura permitindo que o motorista assuma uma melhor posição e se sente de forma confortável. Em conjunto com os sistemas multimídia Audio 20 CD e COMAND Online, o Classe X, além da unidade de comando central, dispõe também de um touchpad multifuncional inédito neste segmento já conhecido de todas as classes de automóveis da marca. Ele está ergonomicamente posicionado no console central e pode ser operado como um smartphone, com gestos, ou mediante introdução de letras e caracteres.
O conforto esteve também em foco no desenvolvimento dos bancos. Materiais de alta qualidade e uma configuração simples, ergonômica e funcional completam o interior do modelo. Os bancos são eletricamente ajustáveis de série com apoio lombar também elétrico de dois níveis. O banco traseiro de três lugares tem uma altura confortável e apoios laterais reforçados para uma acomodação ideal nas extremidades. Estes lugares estão também equipados de série com sistemas de fixação para cadeirinhas de criança i-Size/ISOFIX.
Potência com elevado torque em quatro ou seis cilindros
Para uma performance de condução única, o veículo chega ao mercado com dois motores potentes e eficientes de quatro cilindros. O motor diesel common rail com 2,3 litros está disponível em dois níveis de potência. No X 220 d, ele gera 163 cv e no X 250 d biturbo, 190 cv. Ambos os modelos diesel estão disponíveis na versão com tração traseira e na versão com tração integral acionável, com direção à esquerda e à direita. O modelo a gasolina X 200 de 165 cv é fornecido somente com direção à esquerda e tração traseira devido a requisitos específicos de determinados mercados, como Dubai e Marrocos. Todos os motores se caracterizam por um funcionamento suave e com pouca vibração, e por ótima performance com baixos valores de consumo. A transmissão é manual, com seis velocidades. Para os modelos X 250 d e X 250 d 4MATIC de 190 cv, está disponível também uma transmissão automática de 7 velocidades.
Em meados de 2018 será lançado um motor diesel V6 com torque elevado, que garantirá uma agilidade ainda maior em estradas e fora dela. Este motor desenvolve uma potência de 258 cv e um torque máximo de 550 Nm. Isto coloca o X 350 d na posição líder no segmento. O modelo top de linha do Classe X terá, de série, a tração integral 4MATIC permanente e a transmissão automática 7G-TRONIC PLUS com borboletas no volante para troca de marchas, com função ECO start/stop. Além disso, o sistema DYNAMIC SELECT está à disposição. O seletor de modos de condução, até agora raro no segmento das picapes, permite obter um desempenho individual de condução, seja ele mais confortável, descontraído e até esportivo. É possível selecionar cinco programas de condução: Comfort, ECO, Sport, Manual e Offroad. Eles variam a curva característica do motor, os pontos de mudança de marcha e a função ECO start/stop.
Adaptável ou permanente – tração total 4MATIC para qualquer terreno
A tração integral 4MATIC adaptável, disponível nos modelos diesel X 220 d 4MATIC e X 250 d 4MATIC, domina qualquer tipo de terreno. Ela permite ligar e desligar eletricamente as rodas dianteiras conforme o terreno. Em meados de 2018, a Mercedes-Benz oferecerá a sua picape também com tração integral permanente. Deste modo, o Classe X passará a garantir o máximo de performance e tração também em alta velocidade na estrada. A tração integral 4MATIC permanente será fornecida exclusivamente em conjunto com o motor de seis cilindros. Fora de estrada, ambas as versões 4MATIC apresentam a mesma capacidade de performance imponente graças à caixa de redução de marcha e ao bloqueio de diferencial opcional no eixo traseiro. Todos os modelos com tração integral trazem a bordo, de série, o regulador de velocidade em descida DSR (Downhill Speed Regulation).
Excelentes características fora de estrada |
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Capacidade de travessia de água |
600 mm de profundidade |
Altura livre do solo |
Eixo dianteiro 202 mm Eixo traseiro 221 mm com suspensão com altura livre do solo aumentada |
Ângulo de ataque/ saída |
28,8°/23,8° 30,1°/25,9° com suspensão com altura livre do solo aumentada |
Inclinação lateral máxima |
49,8° 49° com suspensão com altura livre do solo aumentada |
Ângulo de rampa |
20,4° 22° com suspensão com altura livre do solo aumentada |
Capacidade máxima de subida |
100% |
Ampla gama de equipamentos de segurança
Assim como qualquer outro veículo Mercedes-Benz, o Classe X caracteriza-se por um nível de segurança exemplar. A picape da marca dispõe de equipamentos de conforto e segurança extremamente amplo nesta categoria de veículos. A base para a alta proteção dos ocupantes é composta pela carroceria especialmente estável com célula dos passageiros muito resistente e uma estrutura cuja frente e traseira podem absorver energia mediante deformação orientada. Além disso, para a segurança passiva, o equipamento inclui sete airbags e o sistema de fixação i-Size/ISOFIX para duas cadeirinhas de criança. Os airbags dianteiros do motorista e do acompanhante disparam ainda em duas etapas com tempos diferentes. Para a segurança ativa estão disponíveis três sistemas de assistência ao motorista que aumentam simultaneamente a segurança e o conforto, sendo eles o assistente ativo de frenagem, o assistente de manutenção da trajetória e o assistente de reconhecimento de sinais de trânsito. A estes se alia o programa de estabilização do reboque, o sistema de controle da pressão dos pneus, o sistema de chamada de emergência, o piloto automático Tempomat e os faróis de LED que, graças aos seus seis LEDs em cada, oferecem a maior luminosidade do segmento. Caso desejado, além da câmera de ré também é possível obter uma câmera de 360 graus. Com esses equipamentos, o Classe X cumpre perfeitamente os requisitos aplicáveis a um veículo para diversos estilos de vida.
Ampliação do portfólio por meio da parceria de produção com a Renault-Nissan
Com o Classe X, a Mercedes-Benz Vans completa o seu portfólio com uma quarta família, completando assim a lacuna que existia entre os veículos comerciais e os automóveis. Deste modo, a picape constitui um novo marco na estratégia de crescimento “Mercedes-Benz Vans goes global”.
A picape da marca será fabricada por meio de uma parceria de produção com a Aliança Renault-Nissan. A produção para o mercado europeu, australiano e sul-africano começa em 2017 na fábrica da Nissan em Barcelona, Espanha. O Classe X para o mercado latino-americano sairá da linha de montagem da fábrica da Renault em Córdoba, Argentina, a partir de 2019. Com a picape, a Daimler AG e a Aliança Renault-Nissan estão ampliando a cooperação estratégica existente há sete anos. Isto permite à Mercedes-Benz alcançar uma estreia rápida e com eficiência de custos no segmento das picapes de médio porte, o qual apresenta um forte crescimento. Além disso, ambas as empresas se beneficiam de uma utilização ideal da capacidade de produção. A Nissan é a segunda no mundo entre as fabricantes de picapes médias com capacidade para uma tonelada de carga e tem mais de 80 anos de experiência na produção e venda destes veículos.