Affalterbach/Nova York - A Mercedes-AMG dá a largada na primavera automotiva de 2013 da "Big Apple", com a estreia mundial do CLA 45 AMG no New York International Auto Show. A filosofia por trás deste cupê médio de quatro portas vai ao encontro da mesma trazida pelo vitorioso CLS 63 AMG, pioneiro entre os cupês de quatro portas de alto desempenho. Um rápido olhar sobre este pacote de alta tecnologia é suficiente para mostrar que o CLA 45 AMG também traz o DNA capaz de transformá-lo num perfeito representante da marca AMG Driving Performance. Com potência máxima de 265 kW (360 cv) e torque máximo de 450 Nm, seu motor turbo não só é o quatro cilindros de série mais potente do mundo, mas uma unidade altamente eficiente, que cumpre as normas de emissões EU6. Com consumo combinado cidade-estrada de 6,9 litros por 100 km (14,5 km/l), segundo os critérios NEDC, o CLA 45 AMG atende às mais severas exigências. De forma similar, a tração integral AMG 4MATIC voltada à performance do CLA 45 AMG estabelece um novo padrão no seu segmento de concorrência.
Para Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH, "com o CLA 45 AMG a Mercedes-AMG está lançando um automóvel inédito e altamente desejável, com o típico DNA da marca. Com um pacote de alta tecnologia que inclui o motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo, assim como a transmissão integral AMG 4MATIC voltada à performance, ele personifica o conceito de Driving Performance no que tem de melhor."
O novo cupê de quatro portas de alto desempenho oferece uma excepcional combinação de condução esportiva com um design extraordinário e personalidade exclusiva. Com o CLA 45 AMG, a Mercedes-AMG dá origem a um segmento completamente novo, como ocorreu anteriormente com o CLS 63 AMG Shooting Brake (2012) e o CLS 55 AMG (2004). Quando foram lançados, nenhum desses modelos AMG tinha competidores diretos, mas acabaram inspirando outros fabricantes de automóveis. Motor turbinado, tração integral e a transmissão esportiva SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades - o CLA 45 AMG traz o mesmo sistema propulsor que já equipa o A 45 AMG, para chegar a um desempenho altamente dinâmico e eficiente.
Principais dados em resumo:
Mercedes-Benz CLA 45 AMG | |
Cilindrada: | 1.991 cm³ |
Diâmetro x Curso | 83.0 x 92.0mm |
Taxa de Compressão | 8.6 : 1 |
Potência | 265 kW (360 cv) a 6.000 rpm |
Torque Máx. | 450 Nm entre 2.250 - 5.000 rpm |
Peso do motor (seco) | 148kg |
Rotação Máxima do Motor | 6.700rpm |
Densidade de Potência | 133 kW/l (181 hp/l) |
Pressão Máxima | até 140 bar |
Pressão Máxima de Alimentação | 1,8 bar |
Consumo de Combustível Norma NEDC - Combinado | 6,9 – 7,1 l/100 km |
Emissões de CO2 | 161-165 g/km |
Padrão de emissões | EU6 |
Aceleração 0-100 km/h | 4,6s |
Velocidade máxima | 250mk/h* |
* limitada eletronicamente
Tipicamente AMG: o motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo
A combinação de alta potência e torque com o sistema de transmissão AMG 4MATIC voltado à performance dá ao CLA 45 AMG características de dirigibilidade quase à altura de um superesportivo. O cupê acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua velocidade máxima atinge 250 km/h (limitada eletronicamente). Mas o motor turbo AMG de 2 litros não impressiona apenas por sua performance dinâmica, mas também pela eficiência e compatibilidade ambiental. O CLA 45 AMG consome 6,9 litros por 100 quilômetros, de acordo com a norma NEDC para cidade e estrada (14,5 km/l), ao mesmo tempo em que já atende aos padrões de emissões EU6, que só vigorarão em 2015, assim como o limite de partículas por quilômetro de 6 x 1011, que só será obrigatório em 2017.
A responsabilidade por esses números impressionantes é do conjunto de alta tecnologia reunido pela Mercedes-AMG. Como um motor de alto desempenho membro da família BlueDIRECT, o AMG 2,0 litros quatro cilindros turbo possui injeção direta de gasolina com aspersão controlada por meio de injetores piezelétricos posicionados no centro das quatro câmaras de combustão. A combinação da injeção múltipla de combustível e ignição por múltiplas faíscas otimiza a utilização da gasolina e aumenta substancialmente a eficiência termodinâmica, levando a menores emissões de escapamento. Outros destaques são o cárter fundido por gravidade em molde de areia, totalmente em alumínio, a montagem do virabrequim de aço forjado com distribuição de pesos otimizada e pistões forjados com anéis de fricção reduzida, parede dos cilindros com tecnologia NANOSLIDE, arrefecimento do ar na entrada por água e ar, gerenciamento do gerador elétrico e função ECO start/stop.
Turbocompressor com dupla entrada de gases de exaustão e sistema de escapamento esportivo AMG
A Mercedes-AMG superou os desafios mais importantes relativos à resposta dos motores turbo de baixa cilindrada por meio de um turbocompressor com dupla entrada de gases de acionamento (twin-scroll), máxima liberação do sistema de escapamento e uma estratégia de injeção inovadora. A tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes dos gases do escapamento que movimentam a turbina) permite uma elevação mais espontânea da pressão de alimentação, fazendo melhor uso da pressão dos gases de escape, de sua temperatura e impulso. Isto resulta num crescimento de torque mais rápido a partir de baixa rotação. Como efeito colateral positivo, a tecnologia twin-scroll também traz benefícios à economia de combustível e reduz as emissões de escapamento. Com pressão máxima de alimentação de 1,8 bar, o motor AMG 2,0 litros turbo também lidera na categoria nesse sentido.
O sistema de escapamento esportivo AMG utiliza tubos com seções transversais maiores e tem um defletor de exaustão controlado automaticamente. Esta tecnologia, que já é conhecida do SLK 55 AMG, concilia dois objetivos aparentemente conflitantes: dinamismo sensível e o tradicional conforto da Mercedes-Benz em longas viagens. O defletor é ajustado continuamente por mapeamento de acordo com a potência demandada pelo condutor, carga e rotação do motor. O sistema de exaustão esportivo AMG emite um rico e fascinante som que é particularmente impressionante em aceleração plena.
O sistema de escapamento AMG Performance com defletor de exaustão é oferecido para o CLA 45 AMG como opcional. Ele proporciona um som do motor ainda mais emocionante e impactante quando o acelerador é pressionado e durante as trocas de marcha. Com o sistema de escapamento esportivo AMG Performance, a função de dupla debreagem durante as reduções de marchas e a interrupção da ignição e injeção durante as trocas para cima a plena aceleração produzem um som particularmente profundo e criam um nível de emotividade encontrado, de outra forma, apenas em motores com mais de quatro cilindros.
Sistema de arrefecimento de alta performance com componentes do SLS AMG
O elevado desempenho dinâmico do CLA 45 AMG exige um sistema de resfriamento altamente eficiente. Junto aos componentes básicos provenientes do SLS AMG, foi adicionado um circuito de baixa temperatura para resfriamento a ar e água do ar da admissão do motor turbo de quatro cilindros. A grande área do radiador na parte da frente do módulo de refrigeração é suplementada por um resfriador adicional no arco da roda. Juntamente com o resfriador do ar de admissão, que é conectado em série, uma bomba elétrica de alto desempenho garante o fluxo necessário entre os resfriadores de água localizados atrás das grandes tomadas de ar. Isto permite o resfriamento ideal do ar que sai do turbocompressor altamente comprimido, contribuindo assim para um desempenho perfeito do motor.
O resfriamento do óleo da transmissão é integrado ao circuito de arrefecimento à água do motor. O resfriador à água fica atrás da grade dianteira e é apoiado no trocador de calor posicionado diretamente na transmissão e alimentado com água de refrigeração conforme necessário, por meio de uma bomba auxiliar.
"Um homem, um motor" - tradição de excelência feita a mão
Da mesma forma que todos os motores de oito e doze cilindros, o novo AMG quatros cilindros turbo com 2 litros também é construído a mão seguindo a tradicional filosofia da AMG de "um homem, um motor". Uma linha de montagem exclusiva foi criada na fábrica de motores da Mercedes-Benz em Kölleda - onde todos os motores BlueDIRECT com quatro cilindros são fabricados para os modelos Classe A e Classe B. Uma característica do processo de produção é a placa do motor AMG com a assinatura do montador responsável. Além de ser uma marca registrada da AMG confirmando uma qualidade de produção superlativa, a placa do motor também atesta o impecável DNA da marca de alta performance da Mercedes-Benz.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas
Transmissão com dupla embreagem e tração integral - o trem de força do novo CLA 45 AMG é uma demonstração de extremo avanço de engenharia. A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas é diretamente montada através de uma flange no motor instalado na transversal. Módulos-chave de software do superesportivo SLS AMG foram adotados juntamente com a inspiração vinda de seu conceito de transmissão de força. A transmissão do CLA 45 AMG tem sete marchas, três programas de condução, função de dupla debreagem e sistema RACE START para uma aceleração perfeita. Os pontos fortes da transmissão esportiva AMG DCT incluem a troca de marchas espontânea sem qualquer interrupção da força de tração, uma estratégia de controle sob-medida, trocas de marchas extremamente suaves e fáceis, além de alto nível de eficiência. Engrenagens reforçadas garantem máxima durabilidade. Anéis sincronizadores com área de fricção revestida de fibra de carbono aumentam a durabilidade e, ao mesmo tempo, otimizam o tempo de resposta durante as trocas de marchas manuais - a base ideal para a obtenção de tempos dignos de atenção em pistas de corridas fechadas.
"Modo M momentâneo": dinamismo e prazer ao dirigir ainda maiores
Outro item especial, criado para aumentar a performance dinâmica e o prazer da condução é o chamado "Modo M momentâneo". Quando o carro estiver sendo usado nos modos C ou S, ele permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mãos do volante, pressionando uma vez qualquer uma das borboletas (shift paddles) de comando do câmbio. No modo M Temporário, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais em todos os programas de comando automáticos, sem deixar de contar com trocas automáticas tanto para cima como para baixo. Isto permite que o condutor volte toda sua atenção ao impressionante desempenho do veículo.
Os tempos de trocas no modo manual (M) e no modo Sport (S) são semelhantes em seu caráter esportivo aos do SLS AMG GT. A breve e precisa interrupção da ignição sob plena aceleração torna as trocas de marchas ainda mais rápidas, com um som mais emocionante do que nunca. No modo C (Eficiência Controlada), características sensíveis de suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um estilo de condução voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste modo, a função ECO start/stop também é ativada.
Transmissão AMG 4MATIC com tração integral voltada à performance
O CLA 45 AMG vem equipado de série com o sistema de tração integral variável AMG 4MATIC voltado à performance. No desenvolvimento da tração integral, o foco foi centrado no desempenho e dinamismo. O fluxo de energia para o trem de força traseiro ocorre por meio de uma unidade compacta de transferência de força (PTU), inteiramente integrada à transmissão esportiva de sete marchas. Ela não possui um circuito hidráulico próprio. Em vez disso, é alimentada com lubrificante do circuito de óleo da transmissão esportiva. Esta configuração proporciona substanciais vantagens quanto ao peso em comparação com sistemas concorrentes que transmitem o torque por um componente adicional com circuito hidráulico próprio. Juntamente com os rolamentos de rolos cônicos com fricção reduzida, a PTU alcança um excelente nível de eficiência. Um benefício adicional é que o peso do sistema da nova transmissão AMG 4MATIC com tração integral é 25% menor do que as versões de tração integral oferecidas pela concorrência.
Um eixo cardã com duas seções transfere a força do motor AMG 2 litros quatro cilindros turbo para o eixo traseiro. Para uma melhor distribuição de pesos, uma embreagem multidiscos controlada eletro-hidraulicamente é integrada ao diferencial do eixo traseiro. A embreagem multidiscos detecta imediatamente qualquer deslizamento no eixo dianteiro. Uma bomba hidráulica pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas traseiras quando necessário. Tudo isso acontece virtualmente sem que o motorista perceba. Para permitir uma reposta especialmente rápida, a bomba fica sempre ativa e não precisa ser acionada cada vez que for necessário, como é comum em outros sistemas. A distribuição de força é totalmente variável: em condução normal, o CLA 45 AMG utiliza tração dianteira, fornecendo o máximo de eficiência. Quando a dinâmica de condução exige, a transmissão variável AMG 4MATIC com tração integral divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro até uma proporção 50 : 50 por cento. As variáveis que influenciam na distribuição de força são a velocidade do veículo, aceleração lateral e longitudinal, ângulo do volante, diferença de rotação entre as rodas, marcha selecionada e posicionamento do acelerador.
Programa eletrônico de estabilidade (ESP) com três estágios e Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico)
Uma característica exclusiva é a interação da tração integral AMG 4MATIC com o ESP de três estágios e o ESP Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico). Os três estágios do ESP permitem que o motorista varie a dinâmica do CLA 45 AMG de acordo com sua preferência ao toque de um botão. Orientado para a segurança, o modo "ESP ON" ajuda o motorista a manter características de condução neutras. O sistema inicia a intervir freando uma ou mais rodas e reduz o torque do motor quando detecta que as condições de operação se tornaram instáveis.
Um leve toque no botão ESP ativa o modo “SPORT Handling" (Direção Esportiva). Este modo orientado para o dinamismo aplica as estratégias de controle do ESP mais tardiamente e aumenta o torque no eixo traseiro. Isto proporciona mais diversão ao volante para quem deseja explorar o potencial dinâmico do veículo. Pressionando o botão ESP por mais tempo, é ativado o modo "ESP OFF". Neste modo, as funções ESP não são disponibilizadas. O “ESP OFF” só deve ser usado por pilotos experientes e em pistas de corrida fechadas. Quando o motorista pisa violentamente no pedal do freio nos modos "SPORT Handling" ou "ESP OFF", todas as funções do ESP são restauradas.
O ESP Curve Dynamic Assist complementa o sistema ESP, elevando-o à perfeição: em curvas feitas em velocidade, uma intervenção imperceptível nos freios das rodas do lado interno do percurso originam um movimento de rotação ao redor do eixo vertical do carro, resultando em maior precisão para o CLA 45 AMG e garantindo que o veículo permaneça sob controle todo o tempo. O Curve Dynamic Assist se adapta ao modo ESP selecionado pelo condutor. Nos modos "ESP SPORT Handling" e "ESP OFF", ele contribui para o anseio do motorista por maior agilidade e dinamismo de condução. O ESP Curve Dynamic Assist é uma função adicional do Electronic Stability Program (Programa Eletrônico de Estabilidade) que melhora de forma perceptível não apenas a agilidade, mas também a segurança ativa em situações críticas.
Suspensão esportiva AMG independente nos eixos dianteiro e traseiro
Como todos os automóveis AMG de alta performance, o CLA 45 AMG também incorpora uma sofisticada tecnologia de suspensão. Para melhor dinamismo de condução, a suspensão dianteira com três braços é dotada de cubos mais resistentes e de uma elastocinemática totalmente nova. Juntas mais rígidas, recentemente desenvolvidas, são empregadas no plano dos braços inferiores. Isto proporciona comportamento mais ágil nas curvas e uma sensibilidade da superfície da estrada mais precisa e direta. As juntas mais rígidas também proporcionam maior rigidez na cambagem permitindo maior velocidade nas curvas. No desenvolvimento do eixo dianteiro completo, foi dada grande importância para atingir a melhor tração possível na condução dinâmica mais radical.
A suspensão traseira com quatro braços do CLA 45 AMG também é um desenvolvimento totalmente novo. No desenvolvimento da elastocinemática, as buchas dos amortecedores foram totalmente adaptadas para proporcionar o máximo de dinamismo e controle na condução. O suporte do eixo traseiro conta com buchas mais rígidas para maior estabilidade na condução. O subchassi é rigidamente conectado à carroceria. A suspensão esportiva AMG com molas e amortecedores especialmente calibrados e barras estabilizadoras maiores permite grandes acelerações laterais e reduz a tendência à rolagem em curvas muito fechadas. O CLA 45 AMG vem de série com rodas de liga leve AMG equipadas com pneus 235/40 R 18.
Direção esportiva AMG sensível à velocidade e sistema de frenagem AMG de alto desempenho
A direção esportiva AMG Dual Pinion (com dois pinhões) com um sistema sensível à velocidade e relação de redução constante (14,5 : 1) proporciona alta precisão e agilidade. O motor elétrico é instalado numa configuração especial para ocupar pouco espaço no sistema de direção. O sistema AMG de frenagem de alta performance com discos ventilados e perfurados com 350 x 32 milímetros na frente e 330 x 22 milímetros atrás, garante uma desaceleração imediata e confiável.
Design inconfundível
Basta uma rápida olhada para ficar bem claro que qualquer semelhança do CLA 45 AMG com o CLS 63 AMG é absolutamente intencional. A expressiva linguagem de design do CLA foi enriquecida pela Mercedes-AMG com alguns elementos característicos da marca, resultando num novo ícone de design. As proporções esportivas do CLA já estavam presentes desde o início do projeto, mas o visual dinâmico foi reforçado pela grade do radiador AMG com lâmina dupla e pela estrutura transversal do conjunto dianteiro, ambas pintadas de cinza titânio fosco. As generosas entradas de ar são emolduradas por aletas pretas que aumentam o fluxo de ar direcionado aos módulos de refrigeração posicionados logo atrás delas. Faróis bi-xenônio são equipamento de série.
O aspecto cativante da lateral é criado pelos painéis das soleiras com insertos em cinza titânio fosco. Outros elementos adicionais típicos dos modelos AMG topo de linha incluem as rodas AMG de liga leve com raios duplos, pintadas de cinza com acabamento em alto brilho, além da inscrição "TURBO AMG" no aerofólio. Visto de traseira, o CLA 45 AMG exibe um exclusivo conjunto típico da AMG. Ele não traz apenas as aberturas das saídas de ar nos lados, mas também incorpora um grande difusor e uma seção de acabamento em cinza titânio fosco. As duas ponteiras duplas do sistema de escapamento esportivo AMG, incluindo o defletor de exaustão, servem para enfatizar o apelo dinâmico do carro. As marcantes lanternas traseiras em LEDs também são equipamento de série.
Interior dinâmico, com qualidade superior
Qualidade impressionante, materiais de alta categoria e todo o dinamismo e exclusividade associados normalmente à Mercedes-AMG. O interior do CLA 45 AMG não deixa nada a desejar. Bancos esportivos em couro sintético ARTICO e microfibra DINAMICA com pespontos contrastantes em vermelho, cintos de segurança vermelhos, o volante multifuncional com as palhetas do câmbio e a AMG DRIVE UNIT são todos equipamentos de série. Combinando perfeitamente entre si, figuram o acabamento em alumínio escovado do painel de instrumentos e as cinco saídas de ar da ventilação interna. O conjunto de instrumentos AMG transmite informações pelo display central colorido, o menu principal AMG e o RACETIMER.
Opções de individualização para o CLA 45 AMG:
- Espelho retrovisor externo AMG em fibra de carbono
- Pacote Exterior AMG em Fibra de Carbono: divisor aerodinâmico frontal, insertos nos painéis laterais inferiores e friso na traseira em fibra de carbono autêntica.
- Pacote interior AMG em fibra de carbono
- Pacote AMG Exclusive
- Tapetes AMG
- Rodas AMG multirraios de liga leve 8 x 19 polegadas com pneus 235/35 R 19 em duas versões: pintadas em cinza titânio com acabamento em alto brilho ou em preto fosco com flange em alto brilho
- Pacote AMG Night: vidros escurecidos, faixa da linha de cintura em preto anodizado, ponteiras de escapamento pretas com detalhes cromados, barbatanas do radiador em cromo prateado, divisor aerodinâmico dianteiro, espelhos externos e friso traseiro pintados de preto
- Sistema de escapamento AMG Performance
- Suspensão AMG Performance com regulagem de amortecedores e molas mais rígida
- Volante AMG Performance e alavanca de marchas E-SELECT
- Chave eletrônica com emblema AMG Performance
- Bancos AMG Performance
- Cobertura das porcas das rodas AMG em preto com calotas com trava central (apenas para rodas de liga leve AMG standard)
- Intelligent Light System (sistema de iluminação inteligente)
- Pinças de freios vermelha
O início das vendas do CLA 45 AMG nos Estados Unidos e na Europa acontecerá em julho de 2013. O lançamento nesses mercados começará em setembro.