- Com pontuação dobrada, valendo 40 pontos ao vencedor, corrida final conta com quatro candidatos a campeão em cada categoria
- Na C 250 Cup rivais apostam em bom resultado para reverter vantagem do líder Peter “Tubarão”
- Na CLA AMG Cup a vantagem de Arnaldo Diniz caiu e agora ele é pressionado por três pilotos em ascensão
Como aconteceu em 2015, o Mercedes-Benz Challenge promete levar a decisão do campeonato até as últimas voltas da oitava corrida da temporada. No próximo domingo (11), a última etapa acontece no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. E para esquentar ainda mais o clima de decisão, o regulamento determina que a prova terá pontuação dobrada, aumentando a lista dos candidatos ao título. É uma fórmula que tem garantido emoção até as últimas curvas da categoria.
Valendo 40 pontos ao vencedor, a etapa paulista verá nada menos que quatro fortes candidatos ao título da CLA AMG Cup entrarem na pista com. O líder Arnaldo Diniz Filho viu sua vantagem cair de 19 para apenas sete pontos na etapa anterior, realizada em Goiânia. Foi justamente naquela corrida que o gaúcho Luiz Carlos Ribeiro conquistou sua primeira vitória na temporada e encostou decisivamente no líder.
Diniz agora soma 86 pontos, contra 79 de Ribeiro e 70 do paulista Fernando Fortes – outro que chega a Interlagos decidido a ser campeão. Um nome que surpreendeu ao entrar na briga pelo título é do novato Renato Braga (60 pontos), goiano que faz seu ano de estreia na categoria e se posiciona como um dos pilotos de ponta do torneio.
Na categoria C 250 Cup, o campeão de 2015 e é também o atual líder. Peter Michel Gottschalk, o “Tubarão” tem situação mais tranquila, somando 113 pontos na liderança. Ele tem 25 pontos de vantagem para os segundos colocados, a dupla Marcos Paioli/Peter Gottschalk e o veloz estreante Fabio Escorpioni. Em quarto, com chances matemáticas para o título, vem o catarinense Claudio Simão – que chegou a liderar o campeonato nas etapas iniciais.
Para ser campeão, Peter Michel precisa de um oitavo lugar, mas sabe que qualquer deslize pode ser fatal para suas pretensões. Em 2015, por exemplo, ele foi campeão por pouco, depois que uma forte chuva causou confusão nas voltas finais. Além disso, Interlagos é uma das pistas favoritas dos seus três rivais: a dupla formada por Paioli e o pai do líder, Peter Gottschalk; o novato Escorpioni e o experiente Simão, vencedor da primeira prova realizada em São Paulo este ano, no mês de setembro.
Confira a pontuação:
Classificação após sete etapas:
CLA AMG CUP
1) Arnaldo Diniz Filho, 86 pontos
2) Luiz Carlos Ribeiro, 79 pontos
3) Fernando Fortes, 70 pontos
4) Renato Braga, 60 pontos
5) Roger Sandoval, 56 pontos
6) Maracelo Hahn, 54 pontos
7) Cristian Mohr, 54 pontos
8) Pierre Ventura, 52 pontos
9) Adriano Rabelo, 50 pontos
10) Betão Fonseca, 47 pontos
11) José Vitte, 46 pontos
12) Lorenzo Varassin, 42 pontos
13) Paulo Varassin, 42 pontos
14) Claudio Dahruj, 39 pontos
15) Fernando Amorim, 34 pontos
16) Carlos Kray, 33 pontos
17) José Henrique Assunção, 33 pontos
18) Fernando Poeta, 28 pontos
19) Fernando Júnior, 20 pontos
20) Neto De Nigris, 16 pontos
21) Beto Giorgi, 13 pontos
22) Danilo Pinto, 11 pontos
23) C. Vinícius, 8 pontos
24) Paulo Torato, 8 pontos
25) Cesar Fonseca, 6 pontos
26) Daniel Paludo, 5 pontos
27) Victor Guerrin, 5 pontos
C 250 Cup
1) Peter Michel Gottschalk, 113 pontos
2) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 88 pontos
3) Fabio Scorpioni, 88 pontos
4) Claudio Simão, 78 pontos
5) Flavio Andrade, 71 pontos
6) João Lemos, 68 pontos
7) Carlos Guilherme, 44 pontos
8) Mateus Biriba, 40 pontos
9) Beto Rossi, 36 pontos
10) Sérgio Kuba, 28 pontos
11) Bruno Alvarenga, 26 pontos
12) Max Mhor, 24 pontos
13) Romualdo Magro Júnior, 24 pontos
14) Raphael Teixeira, 22 pontos
15) Rodrigo Crunivel, 22 pontos
16) Sérgio Maggi, 17 pontos
17) Ydenis de Souza, 16 pontos
18) Vinícius Simão, 15 pontos
19) Rodrigo Carvalho, 10 pontos
20) Betinho Sartório, 9 pontos
21) André Varassin, 6 pontos