- Peças promovem igualdade de oportunidades para mulheres
- Campanha global também terá peças veiculadas nas redes sociais da marca no país
A Mercedes-Benz está continuando a história da campanha de marca do Dia Internacional da Mulher de 2023 em um novo capítulo. "Seja uma de muitas" começa com três protagonistas femininas de diferentes áreas de atuação que realizaram seus sonhos pessoais com coragem, determinação e perseverança. As mulheres e suas vidas são apresentadas em retratos curtos em vídeo. A autora e empresária, Aya Jaff, a chef de cozinha e proprietária do restaurante, Dalad Kambhu, e a gerente Alexandra Straßburger são as personagens centrais.
A campanha mostra como elas trilharam seus próprios caminhos em profissões supostamente "masculinas" com suas habilidades e personalidades. A iniciativa tem como principal mensagem que os modelos de papéis tradicionais deveriam ser práticas do passado para que as mulheres possam realizar seus sonhos e seguir sua própria vocação com igualdade.
A Mercedes-Benz promove igualdade de oportunidades e uma cultura corporativa inclusiva há muitos anos. O avanço das mulheres é um tópico importante nesse sentido e a empresa adota uma abordagem holística, começando pela contratação, passando pelo desenvolvimento e qualificação até acordos de tempo de trabalho. Até 2030, a empresa pretende ter 30% de mulheres em posições de alta administração em todo o mundo. Atualmente, essa participação está quase em 26%. O Conselho de Administração da Mercedes-Benz é composto por 37,5% de mulheres; três dos oito membros do Conselho de Administração são mulheres.
A campanha apresenta as três personalidades abaixo:
Aya Jaff: "Quem se beneficia do apoio pode automaticamente definir metas mais altas"
A jovem de 28 anos é fundadora e autora de best-sellers. Antes, ela causou sensação no cenário tecnológico como programadora. Em 2019, a revista de negócios Forbes a listou entre os “30 abaixo de 30” na categoria “Liderança”. Isso a torna uma das empreendedoras jovens mais influentes do mundo. Aya Jaff nasceu no Iraque e veio para Nuremberg aos três anos de idade. Ela já era entusiasta de tecnologia quando criança e se interessava pelo mercado de ações. Mais tarde, fundou um clube de programação e participou do desenvolvimento de um jogo de mercado de ações online. Jaff estudou na Draper University for Startup Founders, no Vale do Silício. De volta à Alemanha, Jaff fundou sua primeira startup. Seu livro “Moneymakers: Como você pode descobrir o mercado de ações por si mesmo” foi publicado em 2020. Neste ano, ela organizou a maior conferência de IA na Alemanha, chamada data: unplugged.
Dalad Kambhu: "Continue e não desanime"
A mulher de 38 anos é proprietária e chef do restaurante tailandês “Kin Dee”, em Berlim. Mesmo sem treinamento tradicional, ela levou sua paixão pela culinária até a alta gastronomia. Dalad Kambhu é uma mulher que nunca desiste – ela adora experimentar e está sempre aprendendo coisas novas. Nascida em Austin, Texas, ela cresceu em Bangkok. Aos 20 anos, ela voltou aos Estados Unidos para estudar e fez sucesso como modelo nas horas vagas. Depois de se formar com honras cum laude, Kambhu decidiu transformar sua paixão pela culinária – que já havia cultivado em sua vida privada – em uma carreira e, em 2015, mudou-se para Berlim para realizar seu sonho de abrir seu próprio restaurante de ponta.
Alexandra Straßburger: "Siga seu coração e faça o que te inspira"
Como Diretora de Operações Globais de Vendas na Mercedes-Benz, a mulher de 45 anos é responsável pelo processo central de pedidos de clientes e sua digitalização na Mercedes-Benz, tendo começado na empresa como estagiária em 2002. Com formação em administração de empresas, ela ocupou inúmeras posições durante sua carreira, incluindo Chefe de Gerenciamento de Produtos na China. Essa missão no exterior tornou-se uma experiência-chave para ela, na qual ela pôde se desenvolver tanto profissional quanto pessoalmente. Depois de ocupar mais cargos de liderança, Alexandra Straßburger retornou à Alemanha em 2017 e, atualmente, ela lidera uma equipe internacional. Para ela, a diversidade e diferentes perspectivas têm um tremendo poder de gerar novas ideias e soluções.
A campanha global da marca começa no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2024, e será veiculada durante todo o ano em diversos mercados nos canais de mídia social da Mercedes-Benz e no site global da marca: www.mercedesbenz.com
Para o Brasil, estão programados para hoje posts e publicações nos canais oficiais da marca:
- Instagram @mercedesbenzbrasil
- Facebook @mercedesbenzbrasil
- Youtube https://www.youtube.com/c/mercedesbenzautomoveisbrasil
- LinkedIn https://www.linkedin.com/company/mercedes-benz-cars-vans-brasil/mycompany/