- Lendas da Mercedes-Benz estiveram presentes no Festival of Speed Goodwood e Club Concours do Royal Automobile Club
- Modelos icônicos como o Mercedes-Benz W196R (1955) e o Mercedes-AMG F1 W13 (2022) celebraram os 75 anos da Fórmula 1 na tradicional subida da colina de Goodwood
A Mercedes-Benz e suas tradicionais Flechas de Prata marcaram presença no sul da Inglaterra em dois eventos automotivos muito especiais: carros de corrida da marca de diferentes épocas fizeram uma aparição espetacular na 32ª edição do Festival of Speed de Goodwood (FOS). Adicionalmente, a Mercedes-Benz Classic apresentou a dupla de automóveis de corrida mais valiosa do mundo, durante o primeiro Club Concours do Royal Automobile Club (RAC).
Festival of Speed Goodwood (FOS): a maior festa motorizada ao ar livre do mundo
A Mercedes-Benz Classic levou cinco Flechas de Prata de diferentes décadas para o Festival of Speed Goodwood de 2025. Um dos grandes destaques na tradicional subida de colina de 1,86 km em frente à Goodwood House foram dos dois carros de Fórmula 1: o W196 R de 1955 e o Mercedes-AMG F1 W13 E Performance de 2022. Ambos integraram o seleto grupo de automóveis que celebraram os 75 anos da Fórmula 1. A primeira corrida da nova categoria do Campeonato Mundial aconteceu em 13 de maio de 1950, em Silverstone, no Reino Unido.
Vale destacar um outro momento marcante que foi a condução do que é possivelmente a dupla de automóveis de corrida mais valiosa do mundo: o Fórmula 1 W196 R ao lado do superesportivo 300 SLR (W196 S). Juan Manuel Fangio conquistou o título mundial de Fórmula 1 em 1954 e 1955 com o W196 R. A marca Mercedes-Benz também venceu o Campeonato Mundial de Carros Esportes em 1955 com o 300 SLR. A dupla foi complementada por um W196 R com carroceria aerodinâmica, transportado na icônica plataforma de transporte "Blaues Wunder" de 1955.
Mais um destaque foram a dupla de carros mais caros já vendidos. Em janeiro de 2025, um Mercedes-Benz W196 R com carroceria aerodinâmica foi leiloado por 51,55 milhões de euros – maior valor já pago por um carro de corrida em um leilão. O 300 SLR “Uhlenhaut Coupé” é, inclusive, o carro mais valioso do mundo, vendido em 2022 por 135 milhões de euros.
A frota de Flechas de Prata também contou com o modelo W125 de 1937, considerado o precursor da Fórmula 1, o 300 SL W194 de 1952 e o protótipo C11 de 1990 que disputou o Campeonato Mundial de Protótipos Esportivos.
Três embaixadores da marca Mercedes-Benz Classic assumiram o volante dos modelos históricos: o atual piloto do Safety Car da Fórmula 1 Bernd Mayländer, o pentacampeão do DTM Bernd Schneider e o ex-piloto de Fórmula 1 Karl Wendlinger. O Mercedes-AMG F1 W13 E Performance foi pilotado por Frederik Vesti e Valtteri Bottas.
O Duque de Richmond fundou o Festival of Speed em 1993, no parque da Goodwood House, residência ancestral da família. O evento é conhecido como a "maior festa motorizada ao ar livre do mundo". Nele, é possível vivenciar o passado, o presente e o futuro do automóvel com muito estilo.
O ex-piloto de corridas da Mercedes-Benz e embaixador da marca Jochen Mass foi por muitos anos um dos favoritos do público em Goodwood. Ele faleceu em 4 de maio de 2025, aos 78 anos. Durante o Festival of Speed, a Mercedes-Benz Classic prestou homenagem a esse grande piloto com o modelo C11.
Concours do Royal Automobile Club (RAC): evento inaugural em Woodcote Park, próximo a Londres
- Antes do FOS, a Mercedes-Benz Classic apresentou o W196 R juntamente com o 300 SLR W196 S na primeira edição do Club Concours do Royal Automobile Club (RAC). O RAC foi fundado em 1897 como Automobile Club of Great Britain & Ireland por Frederick Simms, parceiro comercial de Gottlieb Daimler. O Concours aconteceu em Woodcote Park, na cidade de Epsom.
- O Festival of Speed Goodwood 2025 os seguintes automóveis clássicos da Mercedes-Benz:
- Mercedes-Benz W125 (1937): último estágio de desenvolvimento dos carros de Grand Prix da fórmula de 750 quilos, com potência de 592 cv. Rudolf Caracciola conquistou o título de Campeão Europeu com o W125 em 1937 — título considerado o equivalente ao atual Campeonato Mundial de Fórmula 1.
- Mercedes-Benz 300 SL (W194, 1952): marca o retorno da Mercedes-Benz às competições na temporada de 1952. O modelo de sucesso imediato serviu de base para o lendário esportivo de produção em série 300 SL (W198).
- Mercedes-Benz W196 R (1954 e 1955): primeiro carro de Fórmula 1 da Mercedes-Benz, utilizado com rodas expostas ou carroceria aerodinâmica. Juan Manuel Fangio tornou-se campeão mundial de Fórmula 1 com o W196 R em 1954 e 1955.
- Mercedes-Benz 300 SLR (W196 S, 1955): protótipo esportivo com várias semelhanças técnicas ao W196 R, porém equipado com motor de oito cilindros em linha de 3 litros e 310 cv. Destaque para a vitória histórica de Stirling Moss e Denis Jenkinson na Mille Miglia de 1955, com o tempo mais rápido já registrado na prova.
- Mercedes-Benz C11 (1990): protótipo de corrida com até 1.000 cv, dominou o Campeonato Mundial de Carros Esportivos de 1990. Além do título de construtores, Jean-Louis Schlesser e Mauro Baldi conquistaram o campeonato de pilotos. O chassi de fibra de carbono foi desenvolvido pela equipe do suíço Peter Sauber, que também competiu com o C11.
- Mercedes-Benz C111-II (1970): superesportivo experimental criado para testes com o motor rotativo Wankel. Em 2024, após décadas, a Mercedes-Benz Classic restaurou um C111-II com o motor original de quatro rotores Wankel. O motor desenvolve 350 cv e atinge velocidade máxima de 300 km/h.
- Transportador de carros de corrida da Mercedes-Benz (1955): veículo único construído para a temporada de 1955, utilizado para o transporte rápido entre a fábrica e as pistas, alcançando até 170 km/h. Equipado com motor do 300 SL (W198). A pintura azul, a velocidade e o design chamativo renderam-lhe o apelido de “Blaues Wunder” (Milagre Azul). Em Goodwood, foi exibido com um Mercedes-Benz W196 R de Fórmula 1 sobre a plataforma.