Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil apresenta novo Presidente & CEO para o mercado brasileiro

• Ronald Koning assumirá a posição da empresa no Brasil em 1º de setembro
  • Carlos Garcia, atual Presidente & CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, encerra o seu ciclo na organização

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil apresenta mudanças de executivos no país a partir de 1º de setembro de 2024. Ronald Koning, atualmente Head do departamento da Mercedes-Benz Customer Solutions Mechanical, assumirá o cargo de Presidente & CEO da companhia, sucedendo Carlos Garcia que irá se aposentar após 36 anos na empresa.

Novo Presidente e CEO para a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

Ronald Koning iniciou sua carreira na Mercedes-Benz Automóveis na Holanda em 2008 como Gerente de Vendas Corporativas e depois se tornou Gerente de Vendas de Automóveis. Até entrar na companhia, o executivo trabalhou em vários cargos no setor automotivo, incluindo desenvolvimento de rede, gerenciamento de produto e precificação estratégica. Em 2012, mudou-se para Shenzhen, na China, para se juntar à Daimler New Technology Co Ltd. como Vice-Presidente de Vendas e Marketing para criar uma marca de joint venture elétrica.

Em 2016, Ronald Koning começou em Pequim como líder de projeto estratégico para arquitetura de veículo elétrico e liderou o desenvolvimento e implementação de serviços de carregamento para clientes. Em sua posição atual, ele é responsável por todos os temas relacionados a acessórios para o segmento automotivo na Mercedes-Benz Customer Solutions GmbH e membro do conselho de administração.

“É uma grande satisfação assumir esse cargo em um mercado tão importante. Estou animado com a mudança e utilizarei toda a minha experiência para contribuir com o sucesso das nossas operações no Brasil junto com o time e os nossos parceiros. Nosso foco será atender as demandas dos nossos clientes brasileiros e alcançar a excelência operacional para atingir os melhores resultados para os segmentos de Automóveis e Vans”, afirma Ronald Koning.

Trajetória de sucesso na Mercedes-Benz

Carlos Garcia iniciou sua carreira em 1988 como Analista de Recursos Humanos na Mercedes-Benz do Brasil Ltda. Depois disso, ocupou diversos cargos dentro da área de Vendas de Veículos Comerciais. Em 1999, foi promovido a Gerente Regional, sendo responsável pelas regiões Sul e Sudeste no mercado brasileiro. Três anos depois, mudou-se para a Alemanha, assumindo o cargo de Gerente de Mercado e Pedidos do Sul da Europa na DCAG localizada em Stuttgart. Em 2005, retornou ao Brasil e tornou-se Gerente de Planejamento de Vendas de Veículos Comerciais.

O executivo ocupou diferentes cargos gerenciais em Vendas e Marketing na Daimler Trucks, Daimler Buses e Mercedes-Benz Vans. Em 2016, tornou-se Gerente Geral de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Vans e Pós-Venda na América Latina. Em 2020, o executivo mudou-se para Dubai assumindo o cargo de Gerente Geral de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Vans para o Centro Regional MENA. Em 2022, assumiu o cargo de Presidente & CEO da Mercedes-Benz Cars e Vans Brasil, alcançando vários sucessos notáveis com a equipe.

Tenho muito orgulho de toda a minha carreira na Mercedes-Benz, onde tive a oportunidade de trabalhar em diversas áreas e países. Sempre me dediquei para entregar um trabalho que agregasse positivamente à empresa e sinto que contribui com excelentes resultados. Encerro o meu ciclo na organização com a certeza de ter atuado a frente de grandes projetos com muito comprometimento e desejo sucesso a todos”, destaca Carlos Garcia.

press-release-mercedes-benz-cars-vans-brasil-apresenta-novo-presidente-ceo-para-o-mercado-brasileiro-667334cca6974.docx