- Mercedes-Benz Operating System (MB.OS) é uma nova arquitetura “chip-to-cloud” desenvolvida para os produtos futuros da marca, oferecendo recursos excepcionais e facilidade de uso
- Veículos serão totalmente conectáveis e poderão compartilhar dados e receber upgrades ao longo do tempo por meio de atualizações a distância (Over-the-air: OTA)
- Clientes receberão novos recursos via aplicativo, web ou direto em seu automóvel
- Nova colaboração estratégica irá trazer aos clientes acesso integrado aos recursos e mapas do Google
A Mercedes-Benz acaba de revelar mais detalhes de seu sistema operacional MB.OS, que será lançado em meados da década com a nova plataforma de automóveis denominada MMA (Mercedes Modular Architecture). O MB.OS foi projetado e desenvolvido internamente para gerenciar o relacionamento com o cliente, garantir a privacidade dos dados e máxima integração de todas as funções do automóvel. Com base em uma arquitetura “chip-to-cloud” desenvolvida especificamente, o MB.OS se beneficia do acesso total as informações e permite que a marca ofereça a seus clientes uma experiência de produto diferenciada e superior.
A empresa criou um sistema operacional para ser padronizado em todo o portfólio de veículos, pronto para atualizações de seus produtos e aberto deliberadamente para parceiros selecionados. Enquanto a Mercedes-Benz define e controla a arquitetura com sua própria base de hardware e software, a integração das principais empresas de tecnologia concede aos clientes acesso aos melhores serviços, conteúdo e funções da categoria. Entre os parceiros do MB.OS se destaca a NVIDIA, que fornece seu conhecimento em software, dados e IA, bem como seu sistema on-chip Orin para aprimorar os sistemas de condução autônoma SAE níveis 2 e 3. Algumas versões também serão equipadas com os sensores de última geração de detecção de luz e distância LiDAR da Luminar.
Hoje, a Mercedes-Benz anunciou sua parceria mais recente – a nova colaboração estratégica de longo prazo com o Google para desenvolver e implementar uma experiência de navegação automotiva de última geração.
A Mercedes-Benz será a primeira montadora a construir sua própria experiência de navegação de marca com base em novos dados veiculares e recursos de navegação da plataforma Google Maps – incorporada ao MB.OS. O objetivo é dar à marca acesso à principal oferta geoespacial do Google, incluindo informações de tráfego preditivas e em tempo real, reencaminhamento automático e muito mais. Para enriquecer a experiência do usuário, os motoristas também poderão usar o aplicativo do YouTube no sistema de infoentretenimento quando estacionados e ao usar o sistema de condução autônoma DRIVE PILOT SAE Nível 3, quando permitido. Além disso, a Mercedes-Benz dará aos clientes acesso ao Place Details fornecido pelo Google, ajudando-os a encontrar informações detalhadas sobre mais de 200 milhões de empresas e locais em todo o mundo, incluindo horário comercial, fotos, avaliações e avaliações.
Ao mesmo tempo, os condutores da Mercedes-Benz continuarão a se beneficiar da integração nativa de funcionalidades essenciais de navegação, que não estão disponíveis nos sistemas de infoentretenimento disponíveis no mercado atualmente. Um exemplo é o gerenciamento de alcance preciso e confiável para veículos elétricos. Isso só é possível porque o MB.OS tem acesso a todos os dados do veículo, como estado de carga e consumo de energia – reforçando a lógica estratégica de combinar ativos proprietários com parcerias selecionadas.
A Mercedes-Benz expandirá ainda mais seus recursos de infoentretenimento com novas parcerias para os principais aplicativos de vídeo, jogos e produtividade. O MB.OS abrirá uma nova dimensão de jogos por meio do Antstream para jogos de fliperama. As soluções de videoconferência a bordo serão expandidas com a adição dos serviços populares Webex e Zoom.
A próxima geração de condução automatizada SAE Nível 2, irá aproveitar todo o potencial do aprendizado via IA. Um conjunto abrangente de sensores estará disponível na plataforma MMA, que também se beneficiará de novas dimensões de poder de processamento. A configuração do sensor será projetada para atender às altas demandas dos ambientes urbanos, especificamente a presença de pedestres e padrões de tráfego denso e complexo. Onde os regulamentos locais permitirem, os clientes da Mercedes-Benz poderão desfrutar de mais conforto, incluindo direção com as mãos livres, mantendo os olhos na estrada.
A empresa está se concentrando na direção condicionalmente automatizada de nível 3, com o objetivo final de dirigir a velocidades de até 130 km/h em sua iteração final. Para conseguir isso, a Mercedes-Benz fez uma parceria com a NVIDIA para construir sistemas de automação de direção totalmente programáveis e atualizáveis. O “cérebro motriz” do veículo é o sistema on-chip NVIDIA DRIVE Orin, capaz de realizar 254 trilhões de operações por segundo para processar dados de um conjunto de sensores ao redor do veículo. Os “olhos” do sistema, também chamados de sistemas de percepção, juntamente com sensores de radar e câmeras, são sensores LiDAR da Luminar, parceira da Mercedes-Benz. O sensor IRIS de próxima geração da Luminar pode reconhecer até mesmo objetos pequenos com baixa refletividade no espectro infravermelho. A redundância adicional nas modalidades de detecção garantirá que o sistema atenda aos mais altos padrões de segurança da Mercedes-Benz.
A base tecnológica do MB.OS aumenta ainda mais as oportunidades para atualizações habilitadas por software. O Sistema Operacional Mercedes-Benz desacopla o hardware do software, permitindo ciclos de inovação mais rápidos, aumentando a flexibilidade e a velocidade das atualizações. No MB.OS, tudo será totalmente conectável por meio do Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isso fornece a base para serviços conectados para toda a frota de veículos e permite que a Mercedes-Benz proteja os dados do cliente, pois a empresa mantém o controle total sobre toda a infraestrutura crítica.
A Mercedes-Benz oferecerá novos serviços mais personalizados e convenientes, graças ao Mercedes me ID, que conecta todas as informações relacionadas ao cliente: desde a compra e financiamento até os agendamentos de serviços até os dados de cobrança e pagamento. Ele permite que os clientes se conectem com a Mercedes-Benz, personalizem suas configurações e perfis e recebam ofertas adaptadas às suas necessidades específicas.
Para simplificar a experiência do cliente, serviços personalizados e atualizações serão traduzidos em três pacotes convenientes: MB.CONNECT, MB.CHARGE, MB.DRIVE. As funções do veículo, como Navegação, Controle Remoto, Proteção 360°, Entretenimento e Comunicação, entre muitas outras, serão reunidas no pacote MB.CONNECT – e atualizadas por "over-the-air". Com o MB.CHARGE, os clientes de veículos elétricos terão acesso a tarifários flexíveis e atrativos em função da quantidade que conduzem. O MB.CHARGE oferece a máxima transparência graças às taxas de carregamento de preço fixo, bem como acesso prioritário à rede de carregamento de alta potência da Mercedes-Benz.
Com o MB.DRIVE, os clientes terão a chance de expandir as funções dos sistemas avançados de assistência ao motorista em seus veículos. Todos os novos modelos terão a tecnologia de detecção necessária a bordo para permitir a direção assistida de nível 2. Os modelos selecionados podem ser encomendados com direção assistida aprimorada ou direção condicionalmente automatizada de nível 3 com um contrato de prazo fixo. A partir de 2025, algumas funcionalidades poderão ser atualizadas ao longo do ciclo de vida do veículo através da Mercedes me Store. Para explorar novas funções e fazer compras, os clientes podem acessar a Mercedes me Store por meio do aplicativo, da web ou de dentro do automóvel.
O software se tornará uma parte substancial da empresa para o processo de desenvolvimento de produtos e o plano de investimento, com cerca de 25% do orçamento de Pesquisa & Desenvolvimento alocado para software em meados da década.