- Requinte e luxo estão presentes no sedan mais icônico da marca
- Interior atualizado traz novos materiais e novas cores internas
- Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ será oferecido em edição limitada
O novo Classe E, ícone da marca com mais com mais de 14 milhões de unidades vendidas desde 1946 em todo o mundo, é a classe de produto mais vendida na história da Mercedes-Benz e é percebido por muitos como o "coração da marca". Os novos Classe E chegam ao Brasil com design renovado, interior de alta qualidade, duas opções de acabamentos, duas motorizações e extensos pacotes de equipamentos de tecnologia, conforto, esportividade e exclusividade.
Design exterior mais dinâmico em duas versões
A motorização E 300 é equipada com um motor a gasolina de quatro cilindros, 258 cv, 370 Nm e 2.0 litros. Neste motor, a Mercedes-Benz combinou pela primeira vez todas as inovações da família de motores de quatro e seis cilindros a gasolina e diesel em um único motor. Eles incluem o revestimento do cilindro NANOSLIDE®, a usinagem especial dos cilindros CONICSHAPE® e o sistema de controle de emissão posicionado diretamente no motor.
O recurso do turbo compressor twin-scroll proporciona ganhos de torque em baixas rotações, para uma resposta ainda mais instantânea do sistema de indução forçada. Os gases de escapamento seguem em dutos separados para cada par de cilindros, e se juntam somente após passarem pela turbina - e, assim, contribuindo para uma resposta altamente dinâmica do acelerador.
Essa motorização está disponível em duas versões de acabamento: E 300 Exclusive e E 300 AMG Line, que incluem elementos de diferenciação entre exterior e interior.
Na versão E 300 Exclusive, a grade do radiador com desenho de laminas duplas, a estrela tradicional da marca no capô e elementos cromados no para-choque dianteiro compõem um visual mais clássico e luxuoso. Já na versão E 300 AMG Line, além de uma grade com perfil mais dinâmico conta com a estrela integrada, o novo para-choque no estilo dos modelos AMG Performance confere um visual ainda mais esportivo a versão.
O conjunto de faróis, além de novo desenho, oferece as tecnologias de iluminação MULTIBEAM LED de 84 Leds para a versão E 300 Exclusive e FULL LED para a versão E 300 AMG Line.
Os designers também atualizaram a parte traseira do modelo com um novo para-choque, lanternas traseiras divididas e uma nova tampa do porta-malas. O design das lanternas traseiras também foi modificado em ambos as versões.
Interior mais luxuoso e exclusivo
Novas cores internas e diferentes materiais no acabamento interno compõem o pacote de atualizações do novo Classe E.
O design dos bancos dianteiros acentua a aura do interior do veículo. Eles oferecem um forte apoio lateral sem comprometer o conforto. O contorno do assento segue os apoios laterais e área central tem costuras transversais esportivas (E 300 AMG Line) ou longitudinais modernas (E 300 Exclusive). As cores das áreas centrais do encosto e da almofada do assento combinam com o formato geral dos assentos.
Para o Brasil, os modelos são equipados com acabamento interno em couro nappa, nas cores preto (ambas as versões) ou marrom (somente na versão Exclusive), e recebem o novo volante também em couro nappa. As superfícies de controle exibem um acabamento em preto brilhante, enquanto os elementos e bordas possuem um acabamento em sombreado na cor prata. O painel de instrumentos e o display de mídia são controlados pelos botões sensíveis ao toque.
Todas as versões estão equipadas com a última geração do sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), incluindo duas telas grandes de 12,3 polegadas / 31,2 cm, que para uma aparência “Widescreen” são dispostas lado a lado. As informações no painel de instrumentos e no display de mídia são facilmente legíveis nas telas de alta resolução. Uma apresentação com gráficos brilhantes destaca a compreensão da estrutura de controle intuitiva. O condutor pode escolher entre quatro estilos diferentes: Modern Classic (elegante e leve), Sport (esportividade), Progressive (alta tecnologia) e Discreet (funcionalidade).
URBAN GUARD: Interligação inteligente
O pacote URBAN GUARD permite o monitoramento completo do veículo estacionado e é composto por um sistema de alarme antirroubo, proteção de reboque com aviso visual e sonoro em caso de detecção de mudança de posição, sirene de alarme, monitorização do interior (disparos em caso de movimentos no interior), bem como detecção de colisão de estacionamento. Neste último caso, os sensores do veículo registram quando o veículo estacionado e trancado sofre uma leve colisão, é rebocado ou tentativa de arrombamento. Assim que o veículo é aberto e ligado novamente, essa informação é mostrada uma vez no display de mídia central.
Sistemas de assistência à condução de última geração
Os novos Classe E possuem a última geração de sistemas de assistência à direção da Mercedes-Benz, fornecendo suporte cooperativo aos motoristas. Isso resulta em um nível especialmente alto de segurança ativa.
O novo volante traz novos sensores que registram se o condutor está segurando o volante. Se o sistema detectar que o condutor não está com as mãos no volante por um certo tempo, uma série de advertências é iniciada, que finalmente ativa a Assistência à Frenagem de Emergência se o motorista continuar inativo.
Compõem o pacote de condução semiautônoma DISTRONIC PLUS as funções:
- Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
- Assistente de Freios Ativo
- Função Stop & Go Ativa
- Assistente Ativo de Direção
- Assistente Ativo de Ponto Cego
- Assistente em cruzamentos
O Pacote de Estacionamento PARKTRONIC torna possível entrar e sair das vagas automaticamente. O sistema facilita a procura e seleção de um lugar de estacionamento, bem como a entrada e saída (se o veículo foi estacionado automaticamente) de lugares de estacionamento paralelos e finais ou garagens. Pela primeira vez, o novo Classe E é capaz de reconhecer e usar vagas de estacionamento que são marcadas apenas como áreas em locais maiores, por exemplo. Ao sair de uma vaga de estacionamento, o sistema é capaz de alertar sobre o trânsito que passa atrás do veículo e pode pisar no freio em caso de dúvida.
Segurança, tecnologia e conforto: uma extensa lista de equipamentos de série
Um extenso pacote de equipamentos de série está disponível nos novos E 300 Exclusive e E 300 AMG Line, com destaque para:
- Sistema de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience)
- Bancos dianteiros, com ajustes elétricos e memória
- Teto solar panorâmico
- Ar condicionado THERMOTRONIC de 4 zonas
- Faróis MULTIBEAM LED com 84 Leds (somente na versão Exclusive)
- Faróis FULL LED (somente na versão AMG Line)
- Iluminação ambiente com 64 cores e 3 zonas
- Sistema de escape esportivo
- Sistema de som Surround Burmester®
- Persiana traseira elétrica (somente na versão Exclusive)
- Persianas laterais traseiras (somente na versão Exclusive)
- Rodas de liga-leve de 19”
- Acabamento interno em madeira escura fosca (Exclusive) ou trama de metal (AMG Line)
Novo Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+: motor V8 com 612 cv e tração integral com modo “Drift” garante esportividade e diversão para todos
O modelo Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ também teve seu design exterior e interior renovados, combinando ainda mais esportividade e luxo característicos da marca e chega ao mercado brasileiro em edição limitada.
A nova grade frontal, maior e de desenho único é o grande referencial dessa renovação. O novo conjunto óptico MULTIBEAN LED de 84 Leds garante uma perfeita iluminação em qualquer situação. Os arcos alargados das rodas, agora com 20 polegadas e o capô com powerdomes completam essa aparência ainda mais dinâmica.
O interior também foi totalmente aprimorado com destaque para o “Widescreen Cockpit” (duas telas de 12,3 polegadas de alta definição), o novo volante AMG Performance e o sistema MBUX com menus específicos para AMG.
A fim de garantir um fluxo de ar ideal em torno do motor biturbo V8 de 4.0 litros e 612 cv de potência, os para-choques e entradas de ar frontais foram redesenhadas para guiar o ar para onde é necessário de maneira ideal.
O sistema inteligente de tração integral AMG Performance 4MATIC+ combina as vantagens de diferentes conceitos de acionamento: distribuição de torque nos eixos dianteiro e traseiro, que é totalmente variável pela primeira vez, garante uma tração ideal em qualquer superfície. A melhor distribuição de torque possível é calculada a todo momento. O veículo pode ser conduzido em uma forma continuamente variável, desde a tração nas quatro rodas orientada para a tração até a tração totalmente nas rodas traseiras. Além de tração e dinâmica lateral, o sistema de tração nas quatro rodas também melhora a dinâmica longitudinal para ainda mais aceleração.
Para os clientes mais aficionados que utilizam o modelo em “Track Days”, além do modo “RACE” – que permite elevar os limites e ter uma condução puramente esportiva, o modelo traz o modo “DRIFT”. Quando esse modo é ativado, o E 63 S 4MATIC + torna-se um veículo com tração puramente traseira. O modo Drift permanece ativado até que o condutor o desative novamente.
Um extenso pacote de equipamentos de série está disponível no Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+, com destaque para:
- Sistema de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience)
- Sistema de condução semiautônoma DISTRONIC Plus (SAE Nível 2)
- Sistema KEYLESS-GO para abertura/fechamento de portas e acionamento de motor sem chaves.
- Bancos dianteiros multicontornos ativos, climatizados, ajustes elétricos e memória
- Teto solar panorâmico
- Ar condicionado THERMOTRONIC de 4 zonas
- Faróis MULTIBEAM LED com 84 Leds
- Iluminação ambiente com 64 cores e 3 zonas
- Suspensão Air Body Control
- Sistema de som Surround Burmester® high-end 3D
- Pacote de Estacionamento e câmera 360°
- Rodas de liga-leve de 20”
- Acabamento interno em carbono e alumínio
- Revestimento dos bancos em couro nappa
Dados técnicos |
Mercedes-Benz E 300 Exclusive E 300 AMG Line |
Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ |
Cilindros |
4 cilindros em linha |
V8 |
Cilindrada (cm3) |
1.991 |
3.982 |
Potência máxima (cv/rpm) |
258 / 5.800 – 6.100 |
612 / 5.700 – 6.500 |
Torque (Nm/rpm) |
370 / 1.800 – 4.000 |
820 / 2.500 – 4.500 |
Câmbio |
9G-Tronic |
AMG Speedshift MCT 9G |
Aceleração 0 - 100 km/h (s) |
6,2 |
3,4 |
Velocidade máxima (km/h) |
250 (limitada eletronicamente) |
300 (limitada eletronicamente) |
Peso (kg) |
1.730 |
2.010 |
Pneus |
245/40 R19 (F) 275/35 R 19 (T) |
265/35 R20 (F) 295/30 R20 (T) |
Capacidade porta malas (L) |
540 |
540 |
Tanque de combustível / reserva (L) |
66 / 7 |
80 / 12 |
Comprimento |
4.935 |
4.984 |
Largura |
2.065 |
2.065 |
Altura |
1.460 |
1.460 |
Os novos automóveis Mercedes-Benz Classe E estão disponíveis em toda a rede de concessionários do país com preço público sugerido de:
- E 300 AMG Line : R$ 555.900,00
- E 300 Exclusive : R$ 557.900,00
- Mercedes-AMG E 63 S 4MATIC+ : R$ 1.400.900,00