- Visual atualizado reforça caráter SUV do modelo
- Câmbio de dupla embreagem com sete marchas é um dos destaques do veículo
- Lanternas ganham tecnologia Stardust, derivada do Classe E
Maior presença visual e uma sensação evidente de robustez são as marcas do novo Mercedes-Benz GLA, que está chegando aos concessionários brasileiros da marca no mês de agosto. Segundo modelo mais vendido da Mercedes-Benz no Brasil, o utilitário esportivo, lançado no País em 2014, conquistou uma extensa gama de clientes, em que se destacam consumidores jovens e com estilo de vida dinâmico.
O novo GLA ganhou um reforço nos elementos de design interior e exterior, além de passar por uma atualização em sua configuração. A evolução visual do SUV levou a um considerável ganho em termos de presença, impressionando por uma linguagem mais agressiva. A família é oferecida no Brasil em cinco versões: GLA 200 ff Style, GLA 200 ff Advance, GLA 200 ff Enduro, GLA 250 Sport e Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC. Todos os modelos 200 possuem motor 1,6 litro de 156 cv; a versão 250 é equipada com motor 2,0 litros de 211 cv. Todas elas contam com câmbio de dupla embreagem com sete marchas, um dos pontos fortes do modelo. A versão de alta performance, Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC, possui o motor 4 cilindros mais potente do mundo, que oferece nada menos que 381 cv, e câmbio AMG Speedshift DCT de 7 velocidades.
Desde sua chegada ao mercado, o Mercedes-Benz GLA tornou-se um modelo de sucesso em um segmento que ajudou a criar e redefinir. O utilitário com design esportivo, ágil dirigibilidade e muita versatilidade para o uso cotidiano trouxe novos ares ao seu segmento de mercado e nele se estabeleceu como um dos maiores destaques em todo o mundo. Além do Brasil, o GLA tem tido sucesso especial nos mercados da China, EUA, Alemanha e Grã-Bretanha.
Garantia de sucesso: design expressivo e excelente desempenho
O design expressivo e uma personalidade de SUV continua a ser a razão de compra mais importante para a maioria dos clientes, alinhando-se com o desempenho característico da Mercedes-Benz. O novo GLA teve essas características reforçadas pela nova grade do radiador, onde se destacam as aberturas retangulares ao longo das duas barras horizontais – elementos trazidos do GLS, maior SUV do portfólio da marca, que criam um visual mais agressivo ao conjunto dianteiro. A grande estrela ao centro, uma nota de estilo característica dos veículos mais esportivos da Mercedes-Benz, confere o toque de classe e distinção associados à marca.
O caráter SUV da nova série de modelos é acentuado também pelo novo para-choque dianteiro, com suas largas aberturas de ventilação e um aplique central na parte inferior – característica de SUVs de grande porte – para proteção do veículo. Com a nova suspensão off-road, que já equipava os modelos com motorização 200, a carroceria do GLA 250 Sport está 30 mm mais alta, fator que também contribui para um visual off-road mais marcante, além de aumentar a capacidade de circulação em terrenos irregulares, elevar o posicionamento dos assentos e a visibilidade para o condutor. Mesmo com maior altura, o novo GLA é um veículo com dirigibilidade excelente nas estradas, devido a toda tecnologia de sistemas de controle de tração e estabilidade.
Novas rodas de liga leve nas versões Advance e Enduro reforçam os genes do SUV de uma forma ainda mais ampla do que antes. Os anteriores faróis bi-xenônio deram lugar a faróis de LED redesenhados a partir da versão Advance, caracterizados por uma temperatura de cor similar à da luz do dia, que reduz a fadiga visual e pela melhor iluminação que proporcionam.
Da mesma forma que na frente, a personalidade SUV do novo GLA foi reforçada na traseira, onde o para-choque conta com vincos mais fundos e é arrematado na parte de baixo por um protetor destacado. O conjunto posterior ganhou também grandes lanternas agora com tecnologia Stardust, derivada do Classe E, cujo design mais reto, e união por uma barra horizontal, aumenta a percepção de largura e volume do veículo.
Interior ainda mais confortável
O interior atraente do GLA, com materiais de alta qualidade, é realçado pelas novas cores e acabamentos dos bancos para as versões com motorização 200, assim como painéis de controle cromados. A tela central, sobre o console, é esguia e de fácil leitura, assim como os novos mostradores com ponteiros vermelhos. Os controles das teclas para os ajustes dos bancos nas portas, disponíveis a partir da versão Advance, ganharam pequenos toques de estilo e o compartimento porta-objetos do console central é circundado por uma moldura cromada. Além disso, os anéis das aberturas de ventilação são melhor destacados, reforçado assim o toque SUV harmonioso do interior do automóvel.
Destaque: faróis em LED transformam a noite em dia
A partir da versão Advance, os faróis LED High Performance substituem os anteriores bi-xenônio como equipamento de série. Juntamente com a brilhante iluminação, eles se caracterizam por uma temperatura de cor similar à da luz do dia e aliviam o esforço dos olhos durante viagens à noite. O consumo de energia também é menor: cerca de 60% menos que nos faróis de xenônio e aproximadamente 70% menos que com lâmpadas alógenas. Os faróis baixos configurados com 34 watts trabalham com tecnologia de projeção de LED e o faixo principal com tecnologia de refletor de LED.
Na traseira do novo GLA são usadas lanternas LED High Performance com função multinível e tecnologia Stardust, derivada do Classe E. As luzes de freios e os piscas são controlados em três intensidades: brilho total durante o dia, um nível intermediário para rodar durante a noite e um nível mais baixo para paradas à noite, para não incomodar outros usuários da via. Com essa função multinível, o GLA proporciona automaticamente o grau correto de brilho para todas as condições de iluminação e clima em todas as situações de tráfego. O controle das luzes é especialmente agradável para os outros motoristas nas paradas em semáforos ou em situações de engarrafamento, onde eles irão ter à frente luzes de freio e sinalização direcional não ofuscantes.
Índice Cd reduzido
A linha GLA é mais uma família de modelos da Mercedes-Benz que impressiona por sua qualidade aerodinâmica e as alterações recebidas conseguiram melhorar ainda mais essa qualidade. As boas características de fluxo, que contribuem decisivamente para o menor consumo de combustível em condições de uso diário e para um agradável e discreto nível de ruído mesmo em altas velocidades, foram aprimoradas. Graças a várias medidas de otimização, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram melhorar o índice Cd dos prévios 0,29 para 0,28 – o melhor do segmento.
Motores e transmissão: uma combinação vencedora
As versões do GLA produzidas no Brasil contam com o motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv (Style, Advance e Enduro) ou o 2,0 litros com 211 cv (250 Sport), ambos combinados à eficiente transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. Os dois motores têm como característica a excelente entrega de torque em baixas rotações, importante sobretudo para o trânsito urbano. O GLA traz de série também a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo é imobilizado, reduzindo drasticamente o consumo e as emissões nas grandes cidades, onde as paradas em semáforos e engarrafamentos são frequentes.
Suspensão: conforto e dirigibilidade com segurança
A Mercedes-Benz optou por equipar as versões 1,6 litro e 2,0 litros do GLA produzido no Brasil com a suspensão Off-road Comfort, que preserva as qualidades de dirigibilidade do modelo adequando-o, ao mesmo tempo, para as características exigentes das ruas e estradas do País, graças a um aumento de 30 milímetros na altura livre do solo. O GLA tem eixo dianteiro McPherson e suspensão traseira com braços múltiplos: três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente.
A direção é eletromecânica e proporciona maior sensibilidade ao condutor. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade de controle ESP (controle de estabilidade), como o contraesterço quando o veículo sai de traseira, correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência.
O ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST proporciona mais estabilidade e melhor dirigibilidade em curvas por meio de leves frenagens nas rodas de dentro da curva, uma vez que o sistema reconhece a necessidade de mais força e distribui a tração via diferencial para as rodas de fora.
A carroceria do GLA é extremamente rígida, qualidade que contribui decisivamente para uma grande estabilidade e alta segurança na estrada e fora dela, assim como elevado nível de conforto quanto a ruídos, vibrações e aspereza. A construção inclui reforços adicionais nas colunas B, nos suportes dos amortecedores dianteiros, elementos laterais e no assoalho.
Sistemas de assistência
Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, capaz de detectar sonolência nas estradas, que alerta o condutor, sugerindo uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão na traseira.
Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o carro em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o motorista precise manter o pé no pedal do freio. O veículo é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado. Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o veículo recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita bastante manobras em locais muito inclinados. O GLA oferece também de série os sistemas ETS (controle de tração eletrônico em cada roda), pré-carregamento dos freios (PRIMING), que prepara o sistema para frenagens extremas e secagem automática dos discos de freios em caso de chuva.
Para maior comodidade do condutor, a partir da versão Advance todos eles contam com o assistente ativo de estacionamento, que posiciona o carro na vaga (paralela ou perpendicular) sem a necessidade de mexer no volante, controlando apenas o acelerador e os freios.
Ainda em termos de segurança, o Mercedes-Benz GLA é equipado com 7 airbags. Ao todo são 2 airbags dianteiros para motorista e passageiro, 2 laterais para motorista e passageiro, 2 de janela para motorista e passageiro (dianteiro e traseiro) e 1 airbag de joelho para motorista.
As novidades em cada versão
Além das alterações no design externo, o GLA 200 ff Style ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegadas. O interior agora conta com acabamento do painel em black-matrix e um novo design para os bancos. O cliente tem três opções para o revestimento dos bancos, todas combinando tecido com ARTICO: Preto, Bege e a combinação Marrom e Preto, oferecida pela primeira vez para o GLA.
O GLA 200 Style é equipado de série com sistema KEYLESS-GO de partida por botão, sem necessidade de uso da chave. Conta também com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, que facilita o estacionamento, sistema multimídia Audio 20 e pneus run-flat.
O novo GLA 200 ff Advance também recebeu novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e traz agora de série faróis full LED. O painel ganhou requinte com o novo acabamento em alumínio escovado. Os bancos esportivos com encosto de cabeça integrado têm novo design, onde se destacam as costuras contrastantes. O assento do motorista tem controles de posicionamento elétricos com memória e o acabamento interno, em ARTICO e tecido, é disponibilizado nas cores Cinza ou Preto.
A versão 200 ff Enduro tem painel superior com acabamento em ARTICO e, na parte inferior, em alumínio escovado. O sistema multimídia é o Audio 20. O revestimento dos bancos é totalmente em couro, com opções em preto, marrom, ou na combinação bege com preto, novidade para o modelo. O teto solar elétrico panorâmico e os faróis de neblina são equipamentos de série.
O GLA 250 Sport agora vem com a suspensão off-road, 30 mm mais alta rodas de liga leve de cinco raios com 19 polegadas. O exterior também conta com o kit visual AMG, para maior esportividade. No interior, o painel tem acabamento em microfibra DINAMICA, mesmo material usado nos bancos em combinação com o ARTICO, ambos na cor preta. Esse material é característico no mundo do automobilismo, por dar maior aderência em uma condução esportiva. O veículo tem teto solar panorâmico, tapetes AMG e o banco do passageiro da frente também possui ajustes elétricos com memória. O sistema multimídia é o Audio 20 com GPS Garmin MAP PILOT com tela de 8 polegadas e os retrovisores externos, antiofuscante para o motorista, são rebatíveis eletricamente. A abertura do porta-malas é facilitada pelo sistema EASY-PACK.
Todas as versões a partir do GLA 200 ff Advance são equipadas com sistema de integração para smartphone por meio do Apple Car Play e Android Auto. Diversas funções selecionadas podem ser operadas pelos controles do veículo, permitindo sua utilização segura mesmo em movimento. Uma novidade para os usuários do sistema Android Auto é a possibilidade de espelhar Waze e Google Maps no display multimídia do veículo.
O novo GLA chega aos concessionários do País com preços sugeridos de:
GLA 200 ff Style – R$ 158.900,00
GLA 200 ff Advance – R$ 175.900,00
GLA 200 ff Enduro – R$ 203.900,00
GLA 250 Sport – R$ 232.900,00
Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC – R$ 359.900,00
Para download de imagens em alta resolução acesse o banco de imagens do site www.malagrine.com.br com login/senha gla2017 .
Dados técnicos
|
Mercedes-Benz GLA Style, GLA Advance e GLA Enduro |
Cilindros |
4 em linha |
Cilindrada |
1.595 cm³ |
Potência |
156 / 5.300 rpm |
Torque máximo |
250 / 1.200 a 4.000 rpm |
Aceleração 0-100 km/h |
8,1 s |
Velocidade máxima |
215 km/h* |
Câmbio |
7G DCT |
Peso (kg) |
1.435 kg |
Pneus |
235/50 R18
|
Capacidade do porta-malas (L) |
421 |
Tanque de combustível (L) |
50/6 |
Dimensões (mm) Comprimento Largura Altura |
4.686 2.016 1.405 |
Comprimento |
4.417 |
Largura |
2.022 |
Altura |
1.524 |
* limitada eletronicamente
|
Mercedes-Benz GLA 250 SPORT
|
Cilindros |
4 em linha |
Cilindrada |
1.991 cm³ |
Potência |
211 / 5.500 rpm |
Torque máximo |
350 / 1.200 a 4.000 rpm |
Aceleração 0-100 km/h |
6,6 s |
Velocidade máxima |
235 km/h* |
Câmbio |
7G DCT |
Peso (kg) |
1.460 kg |
Pneus |
235/45 R19 |
Capacidade do porta-malas (L) |
421 |
Tanque de combustível (L) |
50/6 |
Dimensões (mm) Comprimento Largura Altura |
4.686 2.016 1.405 |
Comprimento |
4.417 |
Largura |
2.022 |
Altura |
1.524 |
* limitada eletronicamente
|
Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC |
Cilindros |
4 em linha |
Cilindrada |
1.991 cm³ |
Potência |
381 / 6.000 rpm |
Torque máximo |
475 / 2.250 a 5.000 rpm |
Aceleração 0-100 km/h |
4,4 s |
Velocidade máxima |
250 km/h* |
Câmbio |
AMG SPEEDSHIFT DCT 7 velocidades |
Peso (kg) |
1.585 kg |
Pneus |
235/40 R20 |
Capacidade do porta-malas (L) |
421 |
Tanque de combustível (L) |
56/8 |
Dimensões (mm) Comprimento Largura Altura |
4.686 2.016 1.405 |
Comprimento |
4.445 |
Largura |
2.022 |
Altura |
1.479 |
* limitada eletronicamente