Ir para o conteúdo

Mercedes-Benz apresenta conceito Classe B E-Cell Plus: veículo elétrico com maior autonomia


  • Marca apresenta seu primeiro veículo elétrico com Extensor de Autonomia no Salão Internacional de Frankfurt 2011 sob a forma do conceito Class B E-CELL PLUS
  • A combinação da propulsão elétrica e motor a gasolina garante uma excelente adequação tanto para o uso do dia a dia quanto para longas viagens
  • O acumulador de energia assume a forma de uma bateria de lítio-íon da Deutsche Accumotive, que permite a condução livre de emissões com autonomia de 100 quilômetros
  • Graças ao motor adicional a gasolina de três cilindros, o modelo possui autonomia de até 600 km
  • Conceito adianta tecnologias do automóvel que começará a ser produzido em série em 2014

O novo integrante do portfólio de carros elétricos da Mercedes-Benz é o conceito Classe B E-CELL PLUS – um modelo compacto, próximo do que será produzido em série, que atende a todas as necessidades da mobilidade do dia a dia com uma autonomia de até 600 quilômetros. Assim, esse veículo elétrico também é perfeitamente apropriado para longas viagens e oferece a seu motorista uma ampla mobilidade. Isso se torna possível pela combinação de uma propulsão elétrica poderosa que gera uma potência máxima de 100 kW e uma potência contínua de 70 kW, com um motor a gasolina de 50kW. O motor a gasolina desempenha duplo papel: em baixas velocidades do veículo carrega a bateria através de um gerador. Em velocidades mais altas, o propulsor serve adicionalmente como motor de tração, atuando nas duas rodas da frente junto com o motor elétrico por meio de uma transmissão automática recentemente desenvolvida.

No modo totalmente elétrico e livre de emissões, os veículos Conceito Classe B E-CELL PLUS têm uma autonomia de até 100 quilômetros. Isso cobre mais de 80% das necessidades diárias de locomoção. A autonomia total de até 600 quilômetros permite que o veículo seja usado para longas viagens também. Isso significa que o veículo elétrico com Extensor de Autonomia (Range Extender) é totalmente adequado para o uso no dia a dia e nele se pode confiar para chegar ao destino, mesmo com uma bateria totalmente descarregada. No modo combinado de direção, o veículo emite 32 gramas de CO2 por quilômetro.

"O conceito Classe B E-CELL PLUS demonstra que nossa nova gama de carros compactos está totalmente adequada para o futuro. A versão envolvendo um veículo elétrico por bateria com Extensor de Autonomia amplia ainda mais a gama de conceitos de propulsão alternativos da Mercedes-Benz," afirma o Prof. Dr. Thomas Weber, membro do Board da Daimler AG, responsável pela Pesquisa do Grupo e pela Área de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis. "Este conceito inovador e altamente flexível atende aos desejos de nossos clientes quanto à condução livre de emissões aliada a ampla autonomia."

O conceito do veículo– o melhor de dois mundos

O automóvel conceito Classe B E-CELL PLUS é um veículo elétrico que atende a todas as necessidades de motorização do dia a dia, combinando o que há de melhor em dois universos: dirigir em veículo totalmente movido a eletricidade e também dispor de um motor de combustão já testado e comprovado, de alta tecnologia. Essa combinação permite longas viagens que até então só eram possíveis em veículos movidos com motores de combustão ou carros elétrico que dispusessem de célula de combustível. As duas unidades de propulsão são extremamente compactas e estão acomodadas no compartimento do motor na frente, juntamente com a transmissão e com o gerador.


Figura 1: Conceito Classe B E-CELL PLUS

A potente bateria de lítio-íon e o tanque de combustível estão localizados em um piso falso na traseira – o chamado "Energy Space" (Espaço da Energia) – que foi especialmente desenvolvido para os sistemas de propulsão alternativos. Para outras versões de propulsão, também é possível nele instalar tanques de gás ou hidrogênio, por exemplo.

Controle inteligente do sistema de propulsão para mobilidade irrestrita

O sistema de controle eletrônico inteligente do automóvel conceito Classe B E-CELL PLUS garante perfeito manejo em qualquer situação de condução. A ativação e desativação do motor com combustão ocorre de maneira totalmente automática e passa despercebida ao motorista. O motor elétrico e o motor de combustão trabalham juntos tão inteligentemente que a unidade de força consegue selecionar o modo mais eficiente quanto ao consumo de combustível em qualquer situação da condução em frações de segundos. Com este modelo conceito há basicamente dois modos operacionais, dependendo da situação da carga da bateria:


Figura 2: Modos de operação do conceito Classe B-Class E-CELL PLUS

• Quando a bateria está com energia suficiente, o veículo roda localmente livre de emissões só com a energia elétrica. O acumulador de energia pode ser recarregado por meio de uma tomada de força doméstica convencional. Também é possível dar uma carga rápida nesse veículo. Isso permite que o tempo para carregar seja de, aproximadamente, uma hora.
• Quando a situação de carga da bateria cai abaixo de um certo limite, o motor de combustão interna é ativado ("Modo Range Extender"). A ampla autonomia disponibilizada pelo "Range Extender mode" garante que o veículo sempre possa chegar a seu destino, mesmo com bateria descarregada. Aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos e velocidade máxima de 150 km/h são possíveis nos dois modos operacionais. Para garantir a motorização mais eficiente possível duas versões são possíveis, dependendo da velocidade do veículo:
• Abaixo de uma velocidade de cerca de 60 km/h, o motor de combustão e o gerador participam da geração de força para o veículo ("Modo serial"). Nesse caso, o motor de combustão roda no modo mais eficiente quanto ao consumo de combustível.
• Em velocidades de mais de 60 km/h, o motor de combustão atua como motor de tração juntamente com o motor elétrico ("Modo paralelo"), transmitindo a energia gerada ao eixo dianteiro. Qualquer excesso de força gerado pelo motor de combustão é utilizado para carregar a bateria e fazer funcionar as unidades auxiliares.

Bateria altamente eficiente de lítio-íon de longa vida útil

O acumulador de energia está estabelecido em um sistema de piso falso na traseira do veículo – o chamado "Energy Space" (espaço da energia) – que foi desenvolvido pela Mercedes-Benz especificamente para sistemas de propulsão alternativos. O acumulador de energia adotado aqui é uma bateria muito poderosa com tecnologia de ponta, de lítio-íon, projetada especificamente para aplicações automotivas. Ela é produzida pela Deutsche Accumotive GmbH & Co. KG, uma joint venture da Daimler com a Evonik.

A bateria pode ser carregada usando qualquer tomada de força comum doméstica ou em um posto de carga público, por meio de uma tomada integrada no parachoque traseiro e do carregador de 3.3 kW de bordo.

Quando o carro for para a produção, será possível fazer uma verificação à distância e configurar o veículo também através da chamada página inicial do veículo "Vehicle Homepage’. O motorista poderá acessar seu veículo através da internet (inclusive por um smartphone) e, dessa maneira, será possível verificar a situação atual da carga da bateria de lítio-íon, ou verificar a autonomia atual do veículo no mapa. Mais uma função será a de carga inteligente "smart charging", que envolve a seleção, a ser feita pelo cliente, de um horário desejado para o início de sua viagem. O sistema então garantirá que a bateria esteja totalmente carregada e, se desejado, que o veículo fique refrigerado pelo ar condicionado nesse horário. A Homepage do veículo também oferece funções como um planejador de rotas projetado especificamente para veículos elétricos.

Conforto e segurança no mais alto nível

Em termos de segurança e conforto, o automóvel conceito Classe B E-CELL PLUS está em conformidade com os altos padrões da Mercedes-Benz em todos os aspectos. O veículo combina as dimensões compactas externas com um interior e um compartimento de bagagem espaçosos e variáveis. Cinco bancos de dimensão normal tornam esse carro elétrico ideal para a família, laser e necessidades de motorização em geral. A nova direção eletro-mecânica e a dinâmica de direção aprimorada proporcionam esportividade refinada em mobilidade movida à eletricidade. Um aspecto arrojado do Conceito Classe B é o design gráfico linear em cor de cobre que destaca o veículo conferindo a ele aparência dinâmica. No interior, foram adotados o couro de alta qualidade, negro, "nappa' e costuras duplas em cor de cobre.

Como todos os outros modelos da nova geração de carros compactos, o automóvel conceito Classe B E-CELL PLUS também vem com o "COLLISION PREVENTION ASSIST", um novo sistema de assistência que ajudará a evitar colisões traseiras. O modelo também apresenta vários outros sistemas adicionais. Entre eles, estão incluídos:

• Adaptive Highbeam Assist (Sistema de Assistência Adaptável dos Faróis)
• Blind Spot Assist and Lane Keeping Assist (Assistência para manter-se na pista e para ponto cego)
• ATTENTION ASSIST (de série)
• Speed Limit Assist (reconhecimento dos sinais de limite de velocidade)
• Active Parking Assist (assistência para estacionar)
• Brake HOLD function (de série com 7G-DCT)
• Hill Hold function (função que evita que o carro se mova acidentalmente em rampas)
• LINGUATRONIC (sistema de comando de voz)
• Reversing camera (câmera de ré)
• PRE-SAFE® (apresentando pela primeira vez nessa categoria de veículo)

Dessa maneira, o automóvel conceito Classe B E-CELL PLUS estabelece novos padrões para os veículos elétricos compactos com relação ao conforto, segurança e agilidade.

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.