- Premiação chega à 21ª edição, reconhecendo os fornecedores que mais se destacaram ao longo do ano pela excelência em qualidade, logística, custos, inovação tecnológica e serviços
- Mercedes-Benz também premiou os ganhadores da 3ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental
Em evento realizado ontem no Espaço Mercedes, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz do Brasil homenageou os melhores fornecedores de 2012. Durante cerimônia para 500 pessoas, a Empresa anunciou os ganhadores do 21º Prêmio Interação e da 3ª edição do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental.
Essas tradicionais premiações destacam os fornecedores que mostraram, ao longo do ano, excelência em qualidade, logística, custos, inovação tecnológica, no fornecimento de materiais indiretos e de serviços, bem como em termos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
“Nosso objetivo é divulgar e reconhecer as boas práticas de nossos parceiros. Premiamos assim os melhores desempenhos, comemoramos os bons resultados e estimulamos o aprimoramento contínuo”, diz Ricardo Vieira Santos, diretor de Compras da Mercedes-Benz do Brasil. “O comprometimento dos fornecedores com os objetivos da Mercedes-Benz sempre foi muito importante e teve um significado especial neste ano, frente aos desafios da mudança de legislação ambiental e dos impactos econômicos internacionais”.
De acordo com o executivo, a parceria com os fornecedores segue tendo um papel essencial para a Mercedes-Benz do Brasil, especialmente diante do Inovar-Auto, o novo regime automotivo brasileiro que estabelece diretrizes para fomentar ainda mais a competitividade no País.
Excelência operacional em qualidade
Borrachas Daud e Takata Brasil foram os vencedores da categoria excelência operacional em qualidade. A Borrachas Daud responde hoje por 100% do fornecimento de tapetes de caminhões Mercedes-Benz para a fábrica de São Bernardo do Campo. Em conjunto com a Engenharia da Empresa, participa do Projeto Enlarged Scope, que visa melhorar a acústica na cabina por meio de um incremento na superfície estética dos tapetes.
A Takata Brasil, que se destaca principalmente pelo fornecimento de volantes para todo o portfólio de caminhões e ônibus da marca, foi reconhecida pelo alto grau de qualidade de seus produtos, além da entrega otimizada e confiável.
Excelência operacional em logística
Ganhadora na categoria excelência operacional em logística, a V&M do Brasil fornece tubos de aço sem costura a partir do processo de produção autossustentável, que credencia seus produtos como “tubos verdes”, garantindo maior segurança, resistência e durabilidade. Contribui assim para a fabricação de veículos cada vez mais seguros, sejam eles ônibus ou caminhões leves, médios, semipesados, pesados e extrapesados.
Também premiada em logística, a Thyssen Krupp Metalúrgica Campo Limpo se destaca, principalmente, pelo fornecimento de virabrequins dos motores BR 300, 400, 457 e 900. É reconhecida pelo alto grau de qualidade de seus produtos, excelência no atendimento e estreita cooperação para desenvolver componentes, garantindo a entrega otimizada.
Excelência em custos
Empresa especializada na fabricação de peças em polímeros de alta performance, a Polirim do Brasil venceu a categoria excelência em custos. Inovadora e flexível, propôs para a Mercedes-Benz do Brasil a utilização do material DCPD (Dicyclopentadiene) nos produtos fornecidos por ela, iniciativa que proporcionou excelência em qualidade e significativas reduções de custos.
Inovação tecnológica
O Prêmio Interação em inovação tecnológica foi conquistado pela Schaeffler Brasil (Divisão Luk). Com excelente conhecimento sistêmico e capacidade de criação de soluções tecnológicas, tem oferecido produtos inovadores e adequados às exigências de qualidade e custo. Na Mercedes-Benz, a Luk foi pioneira no fornecimento de embreagens autoajustáveis e embreagem de alto desempenho para ônibus urbanos, entre outros.
Excelência no fornecimento de material indireto e serviço
Três fornecedores foram premiados nessa categoria, entre eles a Gevisa, unidade mundial da GE General Electric para a produção de motores e geradores elétricos de médio e grande porte, assim como para a fabricação de equipamentos de levantamento e transporte de cargas. Na Mercedes-Benz faz manutenção em talhas e pontes rolantes, primando pela excelência de seus produtos e serviços, bem como, pela segurança e saúde de seus funcionários.
Já a Savar se destaca no fornecimento de soluções inovadoras de embalagem, com atuação principalmente na Central de Operações Logísticas da Mercedes-Benz do Brasil na planta de Campinas, SP. Seus desenvolvimentos contribuíram também para projetos de sustentabilidade.
Terceira empresa premiada nessa categoria, a Sumont Montagens e Equipamentos Industriais foi reconhecida por atributos como capacidade de engenharia, boa administração e flexibilidade nas negociações, o que faz do fornecedor um dos principais parceiros de obras e serviços da Companhia.
Categoria “Especial”
Um dos principais fabricantes de tubulações em poliamida para condução de fluídos automotivos na América do Sul, a Dytech Tecalon ganhou o troféu na categoria “Especial”. Nos últimos dois anos, sua principal matéria-prima, a poliamida, teve o abastecimento mundial dificultado. No entanto, demonstrou agilidade e competência em planejamento e busca de alternativas, mantendo regular o abastecimento de seus produtos.
Prêmio de Responsabilidade Ambiental
Santos Brasil, ZF do Brasil e Acumuladores Moura foram os ganhadores da 3ª edição do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental, sendo reconhecidos pelas práticas ecológicas em seus processos.
Os trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por representantes da Mercedes-Benz do Brasil e da área de meio ambiente do BNDES, além das Fundações Universitárias UNESP e FEI.
Contemplada em 1º lugar no Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 2012 com o Programa Motorista Sustentável, a Santos Brasil desenvolveu um projeto para condução segura e redução de emissões de gases de efeito estufa, com objetivo de reduzir o consumo de combustível dos veículos de sua frota, riscos de segurança, emissão de gases e custos de manutenção, sem comprometer seus prazos. Como resultado, reduziu o consumo de combustível em sua frota em 10% (comparado a 2011), suas emissões em 18% Ton CO2, seus custos em manutenção e multas de trânsito, além de premiar os 10 motoristas que mais contribuíram para o programa em 2012.
Com o projeto "PET PAN", a ZF do Brasil conquistou o 2º lugar da premiação. Ela demonstrou seu compromisso ambiental por meio de uma parceria com a Escola Estadual Professor Antonio Nascimento, com objetivo de educar ambientalmente os estudantes e os moradores das comunidades carentes vizinhas. No primeiro semestre de 2012, todas as turmas do ensino fundamental e médio participaram do programa, sendo recolhidas e recicladas 22.000 garrafas PET (1,5 ton de plástico), com a receita gerada sendo revertida para a escola.
Eleita em 3º lugar com o programa Tareco e Mariola, a Baterias Moura, por meio dessa iniciativa, desenvolve trabalhos de interesse social, educacional e ambiental, envolvendo funcionários e comunidade em atividades voluntárias, com benefícios para toda a população. Como resultado, obteve uma melhoria na satisfação e autoestima dos funcionários e uma redução de 90% dos resíduos enviados para aterro da cidade em 10 anos. A renda dos catadores associados cresceu em mais de 5 vezes em 10 anos e hoje o programa mantém financeiramente mais de 50 pessoas, entre catadores e artesãos.