- Volume de recursos para o biênio 2014-2015 será destinado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, nacionalização de produtos, otimização de processos e modernização de áreas de produção, logística e serviços de suas três plantas no País
- Maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, a Empresa é responsável pelo maior plano de investimentos do segmento, destinando um total de R$ 2,5 bilhões no Brasil no período de seis anos
- Dona do maior portfólio de veículos comerciais do País, a Mercedes-Benz participa de forma destacada da Fenatran 2013, apresentando lançamentos e novidades que reforçam a oferta de uma solução completa para os transportadores de cargas e os operadores logísticos
A Mercedes-Benz do Brasil irá investir R$ 1 bilhão no País no biênio 2014-2015. Este expressivo volume de recursos será destinado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, nacionalização de produtos, otimização de processos e modernização de áreas de produção, logística e serviços. O investimento abrange as três plantas da Empresa, nas cidades de São Bernardo do Campo e Campinas, em São Paulo, e em Juiz de Fora, Minas Gerais.
“Nossa Empresa é responsável pelo maior plano de investimentos do segmento, destinando um total de R$ 2,5 bilhões no Brasil no período de seis anos, entre 2010 e 2015, com destaque para a inauguração da nova fábrica de caminhões em Juiz de Fora e o aumento da capacidade produtiva em São Bernardo do Campo para 80 mil caminhões e ônibus por ano”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina. “Isso reafirma a crença do Grupo Daimler em nosso País, na força de sua economia e no potencial do mercado brasileiro de veículos comerciais”.
De acordo com Philipp Schiemer, esse novo investimento permite que a Empresa se torne cada vez mais competitiva num mercado extremamente concorrido como o do Brasil atual. “Nossa marca se consolida, a cada dia, como geradora de uma solução completa para todas as demandas do transporte de cargas e passageiros”, diz o executivo. “Isso inclui o maior portfólio de produtos e serviços e a maior e mais completa estrutura de atendimento, tanto na Rede de Concessionários, única presente em todos os estados do Brasil, como em nossa Central de Relacionamento com o Cliente, a mais premiada do setor”.
Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina
Philipp Schiemer destaca que o investimento de R$ 1 bilhão permitirá ainda que a Mercedes-Benz do Brasil reforce ainda mais a posição muito importante que ocupa nos negócios de veículos comerciais da Daimler na América Latina. “Historicamente, nossa Empresa é a maior e mais importante indústria de veículos comerciais da região, sendo um efetivo fabricante de caminhões e ônibus. Além disso, o Brasil é hoje, de forma consistente, um dos principais mercados para caminhões e ônibus Mercedes-Benz no mundo”.
A força da capacidade produtiva da Mercedes-Benz do Brasil está muito bem representada pela conquista do marco histórico de 2.000.000 de veículos comerciais produzidos no País, ocorrido em junho último.
Este impressionante volume de produção, acumulado desde a fundação da Empresa, em 1956, abrange cerca de 1.370.000 caminhões e 630.000 ônibus. “Somos o único fabricante de veículos comerciais do País a alcançar essa notável marca”, destaca Philipp Schiemer. “Contribuímos decisivamente para a evolução da indústria automobilística nacional”.
Mercedes-Benz é destaque na Fenatran com lançamentos e novidades que ampliam as soluções da marca para o transporte de carga
Como tradicionalmente acontece, a Mercedes-Benz ocupa novamente um dos maiores estandes da Fenatran 2013, o 19º Salão Internacional do Transporte. Maior feira do setor de caminhões e veículos comerciais no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A Mercedes-Benz reservou diversos lançamentos, novidades e destaques de sua linha de caminhões e de comerciais leves Sprinter para a Fenatran, que formam o maior portfólio para transporte de carga e logística.
Accelo – Ágil, econômico e versátil, o caminhão leve Accelo da Mercedes-benz é a melhor opção para distribuição de cargas, sendo perfeito para a realidade de trânsito nas grandes cidades. Compacto, atende às legislações de restrição de circulação, como na categoria VUC (Veículo Urbano de Carga). Com 3º eixo, o Accelo 1016 é o único VUC com PBT de 13.000 kg, oferecendo a maior capacidade de carga do segmento. Além disso, é o primeiro caminhão leve do Brasil com freio ABS de série.
Atego – Nas estradas ou cidades, produtividade é item de série do Atego. Caracterizada pela versatilidade de configurações, a família Atego ganha na Fenatran dois novos membros: o Atego 1729, especialmente desenvolvido para coleta de lixo, e o Atego 2430, primeiro semipesado a receber, de série, câmbio totalmente automatizado, sem pedal de embreagem. Um modelo perfeito para as estradas, pois une conforto e economia. A linha Atego também passa a ser equipada com nova geração de eixos traseiros, novo sistema de suspensão da cabina e interior totalmente renovado, com disponibilidade de cama king size, garantindo mais economia e conforto ao transportador.
Atron – Os caminhões médios e semipesados da linha Atron são legítimos representantes da tradição da marca no fornecimento de veículos robustos, fortes, econômicos e com reduzido custo operacional. Esses veículos atendem a múltiplas aplicações e oferecem o essencial para realizar o trabalho de maneira eficiente, com máxima disponibilidade. Na Fenatran, ganha destaque o semipesado Atron 1719 4x2, com cabina avançada, que chegou ao mercado em três versões: Bebidas, Plataforma e Basculante.
Axor – Produtivos e resistentes, os extrapesados Axor estão ainda mais confortáveis e econômicos. Toda a linha Axor de caminhões rodoviários está agora equipada com suspensão a ar no chassi e com eixo traseiro sem redução nos cubos. Essas novidades ampliam ainda mais o conforto e a segurança para o motorista, proporcionando também economia de combustível. Lançamento da marca na Fenatran, o cavalo-mecânico Axor 1933 4x2 passa a contar com câmbio automatizado Mercedes PowerShift com nova função EcoRoll e Power Mode. Para o segmento off-road, a grande novidade é o lançamento do Axor 3131 6x4, versões Basculante, Betoneira e Plataforma, para severas operações de construção civil. No estande da marca ganha evidência ainda o interior totalmente renovado para toda a linha Axor, proporcionando alto nível de conforto.
Actros – Na Fenatran, a Mercedes-Benz também destaca os atributos da família Actros, o gigante em tecnologia fabricado na planta da Empresa em Juiz de Fora por brasileiros e para o mercado brasileiro. Estes potentes extrapesados são referência em termos tecnologia, desempenho, segurança, conforto e bem-estar para o motorista. No estande da marca, a imponência da linha ganha contornos extraordinários, com a apresentação do Actros 4160 AK SLT, com motor V8 de 598 cv e 2.800 Nm. Com tração 8x8, este robusto veículo tem CMT – Capacidade Máxima de Tração de 250 toneladas, sendo especialmente concebido para o transporte de cargas indivisíveis.
Sprinter – A solução completa que a Mercedes-Benz oferece para o transporte de cargas e de passageiros inclui a família Sprinter, que complementa a mais completa linha de veículos comerciais do País. Referência de mercado em qualidade, agilidade, tecnologia, conforto, segurança e excelente custo operacional, o Sprinter é reconhecido pela eficiência e alta produtividade, assegurando rentabilidade em diversas aplicações. Com os modelos 311 CDI Street, 415 CDI e 515 CDI, a Mercedes-Benz oferece 20 versões de furgões, com capacidade volumétrica entre 7,5 m³ e 15,5 m³; oito versões de furgões envidraçados e duas versões do furgão misto para 6 pessoas e 7,8 m³ de carga. Além dos furgões, a linha Sprinter oferece também 10 versões de chassis com cabina para transporte de carga e 10 versões de vans de passageiros. Robusto e resistente, o chassi Sprinter está apto para a implementação de vários tipos de carroçarias, que permitem capacidade volumétrica de carga até 22 m³. Para mais vantagens aos clientes, o furgão e o chassi são oferecidos na versão Sprinter Street, que pode circular livremente em zonas de restrição.
O mais completo pacote de produtos e serviços de pós-venda
A Mercedes-Benz tem a solução certa para o transportador brasileiro também em termos de produtos e serviços de pós-venda. Destaque para a ampla oferta de peças genuínas e remanufaturadas, contratos de manutenção com cobertura nacional, assistência 24 horas, lubrificantes da própria marca e treinamento de motoristas, entre outros. Tudo isso disponível na Rede de Concessionários da marca, a maior do Brasil, com cerca de 200 pontos de atendimento, presente em todos os estados do País.
Tecnologia da Mercedes-Benz, o sistema de gestão de frota FleetBoard passa a ser disponível para todos os veículos da marca a partir de 2014. Essa avançada solução tecnológica propicia uma redução nos custos operacionais, considerando consumo de combustível e manutenções. A telemática possibilita ainda diagnóstico remoto de falhas, manutenção preventiva e análise do comportamento do motorista ao volante.
Além da mais completa linha de produtos e serviços do País, a Mercedes-Benz apresenta na Fenatran as características, vantagens, benefícios e diferenciais da SelecTrucks, a recente divisão criada pela Empresa para compra e venda de caminhões seminovos multimarcas.
Motoristas poderão dirigir caminhões Mercedes-Benz na Fenatran
Para que os motoristas presentes no evento possam experimentar o desempenho dos caminhões da marca, a Mercedes-Benz reservou alguns modelos para a Fenatran Experience. Esse teste de dirigibilidade será realizado no Sambódromo do Anhembi, paralelamente ao evento no Pavilhão de Exposições.
A maior fábrica de veículos Mercedes-Benz fora da Alemanha
A planta da Empresa em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, é a maior fábrica de veículos comerciais Mercedes-Benz fora da Alemanha e única a produzir, num mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, eixos e câmbios, além das cabinas de caminhões. São fabricados ali as linhas de caminhões Atego, Atron e Axor.
Em 2012, a Mercedes-Benz do Brasil deu um salto histórico na produção de caminhões no País, expandindo a montagem de caminhões Actros e Accelo para a unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Esta planta é uma síntese do que há de mais moderno em termos de produção de caminhões, inovando em conceitos de produção e adotando os melhores métodos em fabricação, logística e outros processos. Esse é o caso, por exemplo, do Parque de Fornecedores integrado à planta, o que agiliza a entrega de componentes, seguindo o conceito just-in-sequence e garantindo a sustentabilidade do processo.
As plantas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora estão totalmente integradas ao mesmo sistema de produção de veículos comerciais da Mercedes-Benz no mundo.
A Companhia conta também com uma terceira unidade, em Campinas, interior de São Paulo, onde mantém a produção de peças remanufaturadas da linha RENOV. Nesse local, concentra também as atividades de Assistência Técnica; Global Training, com treinamentos para clientes, concessionários e equipes da própria Empresa; Central de Distribuição de Peças, que armazena aproximadamente 130.000 itens diferentes em mais de 80 mil metros quadrados de área; e Central de Relacionamento com o Cliente, amplamente premiada como a melhor do País.
Liderança em inovação tecnológica
Na planta de São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz do Brasil dispõe de um avançado Centro de Desenvolvimento Tecnológico. Com mais de 20 anos de atividades, é o maior da América Latina e o maior da Daimler fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz. A unidade é um dos pólos da rede mundial de desenvolvimento da Daimler Trucks, atuando em mesmo nível de competência com outros parceiros do Grupo Daimler.
A unidade brasileira ocupa o importante papel de centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus. É também pioneira nos testes com o uso de combustíveis alternativos, como diesel de cana e biodiesel, solução em uso regular nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A Empresa também já iniciou testes com motor bicombustível Diesel+GNV para ônibus.
Compromisso com o Brasil
Em total sintonia com a evolução do mercado, a Mercedes-Benz do Brasil avança no sentido de atender plenamente todas as medidas exigidas pelo programa federal Inovar-Auto, que trará maior competividade ao setor automobilístico brasileiro. “Sabemos quais são as metas para os próximos cinco anos, entre elas a maior compra e desenvolvimento locais e a redução de consumo e de impactos ambientais, demandas que sempre fizeram parte de nossas atenções e iniciativas”, afirma Philipp Schiemer. “Como exemplo, nossos veículos contam com mais de 80% de conteúdo local. Além disso, a Mercedes-Benz adquire aqui mesmo no Brasil mais de 90% dos componentes e serviços que utiliza”.
A crença no País e em seu desenvolvimento econômico está reforçada igualmente nos investimentos da Empresa em recursos humanos. Com mais de 14.000 colaboradores, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior empregadora do setor na América Latina. Além disso, investe frequentemente na qualificação e especialização de suas equipes, oferecendo ampla diversidade de treinamentos.
A Mercedes-Benz do Brasil é uma empresa totalmente comprometida com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Nesse sentido, entre diversas ações e práticas em suas unidades, destaca-se o programa Produção mais Limpa (P+L), conjunto de iniciativas voltadas à redução no consumo de recursos naturais e energia, redução na geração de resíduos, reutilização de matérias-primas, aumento da reciclagem, melhoria nos processos industriais e redução de custos.
Como resultado concreto do programa P+L e de outras ações, a Empresa registra expressivos ganhos de sustentabilidade. No período de 12 anos, entre 2000 e 2012, para cada veículo produzido na planta de São Bernardo do Campo, houve redução de cerca de 70% na geração de resíduos, 60% no consumo de água e 25% no consumo de energia elétrica.
O maior exportador de veículos comerciais do Brasil
Além de sua forte presença no mercado interno, a Mercedes-Benz do Brasil é o maior exportador de veículos comerciais do Brasil. Desde 1961, quando iniciou suas vendas ao mercado externo, a Empresa já atendeu mais de 60 países, que adquiriram cerca de 205.000 caminhões e 197.000 ônibus.
No segmento de caminhões, os principais destinos dos produtos fabricados no Brasil foram, ao longo desses 52 anos, a Argentina, os Estados Unidos, Chile, Venezuela e Peru. No segmento de ônibus, os maiores volumes foram destinados para Argentina, Chile, Egito, Indonésia, Peru, Colômbia, Equador, África do Sul, Paraguai, Uruguai e Nigéria, entre outros.