- A Mercedes-Benz e a empresa de alumínio norueguesa Hydro estendem parceria para apoiar o desenvolvimento das comunidades locais na fabricação de alumínio no estado do Pará
- Marcas criam comitê junto a ONG locais visando aumentar o envolvimento das comunidades na área de mineração
A Mercedes-Benz A.G. e a empresa norueguesa Hydro anunciaram um aumento em sua parceria estratégica, durante a Semana do Clima de Nova Iorque, que acontece até o próximo dia 29, melhorando a integração vertical da produção de alumínio e lançando o programa “Corredor” para o desenvolvimento a longo prazo na Amazônia.
As empresas assinaram um “Memorando de Entendimento” (MoU) para a colaboração com ONGs locais e parceiros do Governo do Estado do Pará, tendo como objetivos o respeito aos direitos humanos, a geração de renda para as comunidades locais e o desenvolvimento de cadeias de valor de alta biodiversidade e baixo teor de carbono na Amazônia brasileira.
O novo programa “Corredor” visa criar um impacto positivo para as comunidades ao longo do mineroduto de 244 quilômetros de polpa de bauxita operado pela Hydro, que atravessa sete municípios no Estado do Pará - da mina de bauxita em Paragominas até a refinaria de alumínio, em Barcarena. O objetivo principal é envolver as comunidades locais na cadeia de fornecimento de alumínio e capacitá-las para melhorar o seu bem-estar econômico, ecológico e social.
A Mercedes-Benz fará parte do programa de governança, ajudando a estabelecer as estruturas necessárias e a construir conhecimento para a gestão sustentável do risco nas cadeias de fornecimento de matérias-primas. O modelo de negócio do Grupo Mercedes-Benz conduz a mudanças significativas na tecnologia, nos produtos e na força de trabalho. Tem o potencial de se tornar um modelo para o envolvimento das comunidades locais e de se envolver verticalmente em áreas mineiras vulneráveis.
O programa está fundamentado em três pilares estratégicos:
- Desenvolvimento Ecológico: Identificar os obstáculos ao desenvolvimento Ecológico e encontrar soluções para melhorar as condições econômicas baseadas na natureza no território.
- Desenvolvimento Social: Abordagem em larga escala ao desenvolvimento social, visando as necessidades humanas básicas, o bem-estar e as oportunidades. O programa irá procurar formas práticas de implementar melhorias nas condições de vida das comunidades, tanto nos centros urbanos como principalmente nas zonas rurais.
- Conservação do ambiente e da biodiversidade: Trabalhar na conservação da biodiversidade na Amazônia, necessária para garantir ganhos positivos para a natureza e para as pessoas. O programa tem como objetivo identificar oportunidades para reduzir a degradação das florestas como primeiro objetivo, mas com a ambição de contribuir para a regeneração da natureza.
Os projetos funcionarão em estrita conformidade com as leis e regulamentos locais. Além disso, o programa será implementado por uma organização de projeto multi-institucional composto por empresas e organizações. Os parceiros incluem (mas não se limitam a) Hydro Brasil, Alunorte, MPSA, Mercedes-Benz, IPAM Amazonia, IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), CEA (Centro de Empreendedorismo da Amazônia), Fundo de Sustentabilidade Hydro e BCG.
Sobre a Hydro
A Hydro é uma empresa norueguesa líder em alumínio e energia que constrói negócios e parcerias para um futuro mais sustentável. Desde 1905, a Hydro tem transformado recursos naturais em produtos valiosos para pessoas e empresas, criando um local de trabalho seguro e protegido para seus 31.000 empregados em mais de 140 localidades e 40 países. Hoje, a Hydro possui e opera vários negócios e tem investimentos com base em indústrias sustentáveis. A Hydro está presente numa ampla gama de segmentos de mercado para alumínio e reciclagem de metais, além de energia e renováveis. A Hydro está empenhada em liderar o caminho para um futuro mais sustentável, criando sociedades mais viáveis através do desenvolvimento de recursos naturais em produtos e soluções de formas inovadoras e eficientes.