Affalterbach - Com o A 45 AMG a Mercedes-AMG inicia uma nova era. Pela primeira vez na história da companhia, a marca de performance da Mercedes-Benz oferece um fascinante veículo de alto desempenho no segmento compacto. O A 45 AMG é um representante da estratégia para o futuro "AMG Performance 50", que vai até o 50º aniversário da Mercedes-AMG GmbH em 2017. Com potência máxima de 265 kW (360 cv) e até 450 Nm de torque, o motor turbo AMG com dois litros e quatro cilindros é o mais potente motor de quatro cilindros feito em série no mundo. A sensacional densidade de potência de 133 kw (181 cv) por litro supera até mesmo os mais poderosos modelos superesportivos. Ao mesmo tempo, o motor também é supereficiente e atende às normas de emissões EU6. O A 45 AMG também lidera sua categoria em termos de consumo de combustível, gastando apenas 6,9 litros de gasolina para rodar 100 quilômetros (norma NEDC cidade/estrada). Essas credenciais indicam que mais um membro de alto desempenho da família BlueDIRECT está chegando à estrada. A transmissão AMG 4MATIC com tração integral voltada ao desempenho a bordo do A 45 AMG estabelece novos padrões na categoria.
As características da nova arquitetura de veículos da Mercedes-Benz para tração dianteira e integral fornecem a base perfeita para o A 45 AMG e pelo menos dois outros automóveis premium de alta performance nascidos em Affalterbach. Ao projetar e desenvolver o A 45 AMG, os especialistas da AMG trouxeram consigo as décadas de experiência da empresa no automobilismo esportivo e na produção de potentes veículos de alta performance. Assim, o modelo herda o DNA corporativo e personifica o lema da marca AMG, "Driving Performance" à perfeição: uma experiência de condução esportiva fascinante combinada com manufatura de altíssimo padrão e extrema individualidade.
"O A 45 AMG permitirá à Mercedes-AMG atrair novos clientes e acessar novos mercados", observa Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH. Estamos acrescentando um modelo extremamente atraente e com desempenho excepcional à nossa inigualável linha de automóveis de alta performance."
"Com o novo A 45 AMG nós atingimos em toda a plenitude nossa meta de desenvolver o mais dinâmico, potente e eficiente carro de série com motor de quatro cilindros", comenta Tobias Moers, Chefe do Desenvolvimento Geral de Veículos e membro do Conselho da Mercedes-AMG GmbH. “Com seu impressionante conteúdo de alta tecnologia e a transmissão integral AMG 4MATIC orientada para o desempenho, o A 45 AMG é um AMG puro sangue de ponta a ponta.”
Um veículo dinâmico para um novo grupo-alvo
Cobrindo a faixa de idade entre 30 e 40 anos, o público alvo do novo modelo é mais jovem do que a média da clientela da AMG até o presente. Com carreiras de sucesso e uma concepção de vida independente, esses consumidores procuram um veículo dinâmico e com personalidade. Eles desejam marcar seu estilo e modo de vida orientado pelas novas tendências com um carro de uma marca reconhecida pela alta performance. O A 45 AMG oferece a este grupo alvo predominantemente urbano um ágil veículo de alto desempenho. A Mercedes-AMG atende ao conhecimento técnico e perspectiva de vida individual desses consumidores com uma ampla seleção de equipamentos opcionais e acabamentos, cores e materiais.
Tipicamente AMG: o motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo
Dois números mostram que o A 45 AMG ocupa a pole position em sua classe de cilindrada: o novo motor AMG 2,0 litros turbo é o quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo. Sua potência máxima de 265 kW (360 cv) e até 450 Nm de torque não têm nenhum equivalente no mundo entre os motores de quatro cilindros turbo produzidos em massa.
A densidade de potência de 133 kW (181 cv) por litro também é absolutamente sem rival. Neste aspecto, o novo motor AMG turbo de alto desempenho supera mesmo os mais potentes carros superesportivos.
A alta potência e torque e a combinação com a transmissão integral AMG 4MATIC feita para alto desempenho leva a uma performance extremamente dinâmica: o A 45 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, enquanto sua velocidade máxima fica em 250 km/h (limitada eletronicamente). Desenvolvido especialmente pela AMG, o motor também é um modelo de eficiência - o A 45 AMG lidera o segmento nessa área, consumindo apenas 6,9 litros de combustível por 100 quilômetros de acordo com a norma NEDC (cidade/estrada). Isto tudo é acompanhado por um índice de emissões particularmente baixo: o A 45 AMG já atende à norma de emissões EU6, que só deve entrar em vigor em 2015, além do limite de partículas por quilômetro de 6 x 10¹¹, que será obrigatório em 2017.
Principais dados:
Mercedes-Benz A 45 | |
Cilindrada | 1.991 cm³ |
Diâmetro x curso | 83.0 x 92.0 mm |
Taxa de compressão | 8.6 : 1 |
Potência | 265 kW (360 cv) a 6.000 rpm |
Torque máx. | 450 Nm entre 2.250 - 5.000 rpm |
Peso do motor (seco) | 148 kg |
Rotação máxima do motor | 6.700 rpm |
Densidade de potência | 133 kW (181 cv) |
Pressão máxima | até 140 bar |
Pressão máxima de alimentação | 1,8 bar |
Consumo de combustível Norma NEDC - combinado |
6,9 – 7,1 l/100 km |
Emissões de CO&sub2; | 161-165 g/km |
Padrão de emissões | EU6 |
Aceleração 0-100 km/h | 4,6 s |
Velocidade máxima | 250 km/h* |
* limitada eletronicamente
O fundamento destes números impressionantes resulta do conjunto de alta tecnologia reunido pela Mercedes-AMG. Sendo um motor de alto desempenho membro da família BlueDIRECT, o AMG 2,0 litros quatro-cilindros turbo possui injeção direta de gasolina com aspersão controlada pelos injetores piezoelétricos posicionados no centro das quatro câmaras de combustão. A combinação da injeção múltipla de combustível e ignição por múltiplas faíscas otimiza a utilização da gasolina e aumenta substancialmente a eficiência termodinâmica, levando a menores emissões de escapamento. Outros destaques são o cárter fundido por gravidade em molde de areia, totalmente em alumínio, a montagem do virabrequim de aço forjado com distribuição de pesos otimizada e pistões forjados com anéis de fricção reduzida, parede dos cilindros com tecnologia NANOSLIDE, arrefecimento do ar na entrada por água e ar, gerenciamento do gerador elétrico e função ECO start/stop.
Turbo compressor com dupla entrada de gases de exaustão e sistema de escapamento esportivo AMG com defletor de exaustão
A Mercedes-AMG superou os desafios mais importantes relativos à resposta dos motores turbo de baixa cilindrada através de um turbocompressor com dupla entrada de gases de acionamento (twin-scroll), máxima liberação do sistema de escapamento e uma estratégia de injeção inovadora. A tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes dos gases do escapamento que movimentam a turbina) permite uma elevação mais espontânea da pressão de alimentação, fazendo melhor uso da pressão dos gases de escape, de sua temperatura e impulso. Isto resulta num crescimento de torque mais rápido a partir de baixa rotação. A tecnologia twin-scroll também traz benefícios à economia de combustível e reduz as emissões de escapamento. Com pressão máxima de alimentação de 1,8 bar, o motor AMG 2,0 litor turbo também lidera na categoria nesse sentido.
O sistema de escapamento esportivo AMG utiliza tubos com seções transversais maiores e tem um defletor de exaustão controlado automaticamente. Esta tecnologia que já é conhecida do SLK 55 AMG, reconcilia dois objetivos aparentemente conflitantes: dinamismo sensível e o tradicional conforto da Mercedes-Benz em longas viagens. O defletor é ajustado continuamente por mapeamento de acordo com a potência demandada pelo condutor, carga e rotação do motor. As duas marcantes ponteiras de escapamento do sistema de exaustão esportivo AMG emitem um rico e fascinante som que é particularmente impressionante em aceleração plena.
Um sistema de escapamento AMG Performance com defletor de exaustão e design de acabamento especial da ponteira é oferecido como opcional para o A 45 AMG. Ele proporciona um som do motor ainda mais emocionante e impactante quado o acelerador é pressionado e durante as trocas de marcha. Com o sistema de escapamento esportivo AMG Performance, a função de dupla debreagem durante as reduções de marchas e a interrupção da ignição e injeção durante as trocas para cima a plena aceleração produzem um som particularmente profundo, encontrado apenas em motores com mais de quatro cilindros.
Sistema de arrefecimento de alta performance com componentes do SLS AMG
O elevado desempenho dinâmico do A 45 AMG exige um sistema de resfriamento altamente eficiente. Junto aos componentes básicos provenientes do SLS AMG foi adicionado um circuito de baixa temperatura para resfriamento a ar e água do ar da admissão do motor turbo de quatro cilindros. A grande área do radiador na parte da frente do módulo de refrigeração é suplementada por um resfriador adicional no arco da roda. Juntamente com o resfriador do ar de admissão, que é conectado em série, uma bomba elétrica de alto desempenho garante o fluxo necessário entre os resfriadores de água localizados atrás das grandes tomadas de ar. Isto permite o resfriamento ideal do ar que sai do turbocompressor altamente comprimido, contribuindo assim para um desempenho perfeito do motor.
O resfriamento do óleo da transmissão é integrado ao circuito de arrefecimento a água do motor. O resfriador a água fica atrás da grade dianteira e é apoiado no trocador de calor posicionado diretamente na transmissão e alimentado com água de refrigeração conforme necessário, por meio de uma bomba auxiliar.
Produção dos motores - uma tradição de excelência feita a mão
Da mesma forma que todos os motores de oito e doze cilindros, o novo AMG quatros cilindros turbo com 2 litros também é construído a mão seguindo a tradicional filosofia da AMG de "um homem, um motor". Uma linha de montagem exclusiva foi criada para o novo motor AMG na fábrica de motores da Mercedes-Benz em Kölleda - onde todos os motores BlueDIRECT com quatro cilindros são fabricados para os modelos Classe A e Classe B. Uma característica do processo de produção "um homem, um motor" é a placa do motor AMG com a assinatura do montador responsável pelo motor. Além de ser uma marca registrada da AMG confirmando uma qualidade de produção superlativa, a placa do motor também atesta o impecável DNA da marca de alta performance da Mercedes-Benz.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas
Transmissão com dupla embreagem e tração integral. O trem de força a bordo do novo A 45 AMG é uma demonstração de extremo avanço de engenharia. A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas é diretamente montada por meio de uma flange no motor AMG quatro cilindros turbo de 2 litros instalado na transversal. Módulos-chave de software do superesportivo SLS AMG foram adotados juntamente com a inspiração vinda de seu conceito de transmissão de força. A transmissão do A45 tem sete marchas, três programas de condução, função de dupla debreagem e sistema RACE START para uma aceleração perfeita. Os pontos fortes da transmissão esportiva AMG DCT incluem a troca de marchas espontânea sem interrupção da força de tração, uma estratégia de controle sob-medida, trocas de marchas extremamente suaves e fáceis, além de alto nível de eficiência. Engrenagens reforçadas garantem máxima durabilidade. Anéis sincronizadores com área de fricção revestida de fibra de carbono aumentam a durabilidade e, ao mesmo tempo, otimizam o tempo de resposta durante as trocas de marchas manuais - a base ideal para a obtenção de tempos dignos de atenção em pistas de corridas fechadas.
"Modo M momentâneo": dinamismo e prazer ao dirigir ainda maiores
Outro item especial, criado para aumentar a performance dinâmica e o prazer da condução é o chamado "Modo M momentâneo". Quando o carro estiver sendo usado nos modos C ou S, ele permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mãos do volante, pressionando uma vez qualquer uma das borboletas (shift paddles) de comando do câmbio. No modo M momentâneo, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais em todos os programas de comando automáticos, sem deixar de contar com trocas automáticas tanto para cima como para baixo. Isto permite que o condutor volte toda sua atenção ao impressionante desempenho do veículo.
Os tempos de trocas no modo manual (M) e no modo Sport (S) são parecidos em seu caráter esportivo aos do superesportivo SLS AMG GT. A breve e precisa interrupção da ignição sob plena aceleração torna as trocas de marchas ainda mais rápidas, com um som mais emocionante do que nunca. No modo C (Eficiência Controlada), características sensíveis de suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um estilo de condução voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste modo, a função ECO start/stop também é ativada.
Transmissão AMG 4MATIC com tração integral voltada à performance
O novo A 45 AMG vem com a transmissão variável AMG 4MATIC com tração integral, voltada ao desempenho, como equipamento de série. No desenvolvimento da tração integral, o foco foi centrado na performance e no dinamismo. O fluxo de força para o trem de força traseiro ocorre por meio de uma unidade compacta de transferência de força (PTU), inteiramente integrada à transmissão esportiva de sete marchas. Ela não possui um circuito hidráulico próprio. Em vez disso, ela é alimentada com lubrificante do circuito de óleo da transmissão esportiva. Esta configuração proporciona substanciais vantagens quanto ao peso em comparação com sistemas concorrentes que transmitem o torque por meio de um componente adicional com circuito hidráulico próprio. Juntamente com os rolamentos de rolos cônicos com fricção reduzida, a PTU alcança um excelente nível de eficiência.
Um bonus adicional é que o peso do sistema da nova transmissão AMG 4MATIC com tração integral é 25% menor do que as versões de tração integral oferecidas pela concorrência.
Um eixo cardã com duas seções transfere a força do motor AMG 2 litros quatro cilindros turbo para o eixo traseiro. Para melhor distribuição de pesos, uma embreagem multidiscos controlada eletrohidraulicamente é integrada ao diferencial do eixo traseiro. A embreagem multidiscos detecta imediatamente qualquer deslizamento no eixo dianteiro. Uma bomba hidráulica pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas traseiras quando necessário. Tudo isso acontece virtualmente sem que o motorista perceba. Para permitir uma resposta especialmente rápida, a bomba fica sempre ativa e não precisa ser acionada cada vez que for necessário, como é comum em outros sistemas. A distribuição de força é totalmente variável: em condução normal, o A 45 AMG utiliza tração dianteira, proporcionando o máximo de eficiência. Quando a dinâmica de condução exige, a transmissão variável AMG 4MATIC com tração integral divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro até 50 : 50 por cento. As variáveis que influenciam a proporção da distribuição de força são a velocidade do veículo, aceleração lateral e longitudinal, ângulo do volante, diferença de rotação entre as rodas, marcha selecionada e posicionamento do acelerador.
Programa eletrônico de estabilidade (ESP) com três estágios e Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico)
Uma característica exclusiva é a interação da tração integral AMG 4MATIC com o ESP de três estágios e o ESP Curve Dynamic Assist (Asssitente de Curva Dinâmico). Os três estágios do ESP permitem que o motorista varie a dinâmica do A 45 AMG de acordo com seu desejo ao toque de um botão. Orientado para a segurança, o modo "ESP ON" ajuda o motorista a manter características de condução neutras. O sistema inicia a intervenção freando uma ou mais rodas e reduz o torque do motor quando detecta que as condições de operação se tornaram instáveis.
Um leve toque no botão ESP ativa o modo "ESP SPORT Handling" (Direção Esportiva). Este modo orientado para o dinamismo aplica as estratégias de controle do ESP mais tardiamente e aumenta o torque no eixo traseiro. Isto proporciona mais diversão ao volante para quem deseja explorar o potencial dinâmico do veículo. Pressionando o botão ESP por mais tempo, é ativado o modo "ESP OFF". Neste modo, as funções ESP não são disponibilizadas. O ESP OFF só deve ser usado por pilotos experientes e em pistas de corrida fechadas. Quando o motorista pisa violentamente no pedal do freio quando estiver usando o modo "SPORT Handling" ou "ESP OFF", todas as funções do ESP são restauradas.
O ESP Curve Dynamic Assist complementa o sistema ESP, elevando-o à perfeição: em curvas feitas em velocidade, uma intervenção imperceptível nos freios das rodas do lado interno do percurso originam um movimento de rotação ao redor do eixo vertical do carro, resultando em maior precisão para o A 45 AMG e garantindo que o veículo permaneça sob controle todo o tempo. O Curve Dynamic Assist se adapta ao modo ESP selecionado pelo condutor. Nos modos "ESP SPORT Handling" e "ESP OFF", ele contribui para o anseio do motorista por maior agilidade e dinamismo de condução. O ESP Curve Dynamic Assist é uma função adicional do Electronic Stability Program (Programa Eletrônico de Estabilidade) que melhora de forma perceptível não apenas a agilidade, mas também a segurança ativa em situações críticas.
Suspensão esportiva AMG independente nos eixos dianteiro e traseiro
Como todos os automóveis AMG de alta performance, o A 45 AMG também incorpora uma sofisticada tecnologia aos eixos. Para um melhor dinamismo de condução, a suspensão dianteira com três braços é dotada de cubos mais resistentes e de uma elastocinemática totalmente nova. Juntas mais rígidas, recentemente desenvolvidas, são empregadas no plano dos braços inferiores. Isto proporciona comportamento mais ágil nas curvas e uma sensibilidade da superfície da estrada mais precisa e direta. As juntas mais rígidas também proporcionam maior rigidez na cambagem permitindo maior velocidade nas curvas. No desenvolvimento do eixo dianteiro completo, foi dada grande importância para atingir a melhor tração possível na condução dinâmica mais radical.
A suspensão traseira com quatro braços do A 45 AMG também é um desenvolvimento totalmente novo. No desenvolvimento da elastocinemática, as buchas dos amortecedores foram totalmente adaptadas para proporcinar o máximo de dinamismo e controle na condução. O suporte do eixo traseiro conta com buchas mais rígidas para maior estabilidade na condução. O subchassi é rigidamente conectado à carroceria. A suspensão esportiva AMG com molas e amortecedores especialmente calibradas e barras maiores permite grandes acelerações laterais e reduz a tendência à rolagem em curvas muito fechadas. O A 45 AMG vem de série com rodas de liga leve AMG com raios duplos, pintadas em cinza titânio com acabamento em alto brilho, montadas com pneus 235/40 R 18.
Direção esportiva AMG sensível à velocidade e sistema de frenagem AMG de alto desempenho
A direção esportiva AMG Dual Pinion (com dois pinhões) com um sistema de assistência sensível à velocidade específico da AMG e relação de redução constante (14,5 : 1) proporciona alta precisão de esterço e agilidade. O motor elétrico é instalado numa configuração especial para ocupar pouco espaço no sistema de direção. O sistema AMG de frenagem de alta performance com discos ventilados e perfurados com 350 x 32 milímetros na frente e 330 x 22 milímetros atrás, garante uma desaceleração imediata e confiável.
Design externo: detalhes esportivos e musculares
A Mercedes-AMG adicionou toques enfaticamente esportivos e musculares no design externo do novo Mercedes-Benz Classe A, reforçando seu estilo dinâmico, caráter escultural e linhas características nas laterais. Esse refinamento faz com que o A 45 AMG deixe claro ser um exclusivo automóvel de alta performance - um genuíno AMG de ponta a ponta.
O visual dianteiro do A 45 AMG é caracterizado pela grade do radiador com lâmina dupla e a estrutura transversal inferior típica da marca, ambas pintadas de cinza titânio. Bordas pretas marcantes rodeiam as grandes entradas de ar nas laterais. Uma configuração lateral interessante é garantida pelas rodas AMG de liga leve com raios duplos e pelos painéis inferiores com insertos em cinza titânio fosco. A identificação "TURBO AMG" é exclusiva do modelo de topo da Classe A. O conjunto traseiro AMG com suas grandes aberturas de saída de ar inclui um difusor e acabamentos em cinza titânio fosco. Duas ponteiras quadradas cromadas do sistema de escapamento esportivo AMG com defletor de exaustão dão um toque apropriadamente ousado ao acabamento.
Design interior e acabamento dinâmicos e exclusivos
Também por dentro o novo A 45 AMG ostenta uma combinação bem pensada do dinamismo Mercedes-AMG com exclusividade. Os bancos esportivos em couro sintético ARTICO e microfibra DINAMICA com pespontos contrastantes em vermelho, o volante multifuncional com as palhetas do câmbio e a AMG DRIVE UNIT estabelecem novos padrões tanto em termos de aparência como de qualidade. O acabamento do painel tem aparência de fibra de carbono - combinando perfeitamente com as cinco aberturas de ventilação em preto e vermelho, os cintos de segurança vermelhos e os painéis AMG das soleiras das portas. O conjunto de instrumentos AMG fornece informações por meio de um mostrador central colorido com o menu principal AMG e o RACETIMER.
Numerosas opções de individualização para o A 45 AMG estão disponíveis:
- Pacote aerodinâmico AMG: defletor traseiro AMG, molduras salientes adicionais para a dianteira, maior divisor aerodinâmico dianteiro
- Espelho retrovisor externo AMG em fibra de carbono
- Pacote Exterior AMG em Fibra de Carbono: divisor aerodinâmico frontal, insertos nos painéis laterais inferiores e friso na traseira em fibra de carbono autêntica
- Defletor traseiro AMG
- Pacote AMG Exclusive
- Rodas AMG multi-raios de liga leve 8 x 19 polegadas com pneus 235/35 R 19 em duas versões: pintadas em cinza titânio com acabamento em alto brilho ou em preto fosco com flange em alto brilho
- Pacote AMG Night: vidros escurecidos, faixa da linha de cintura em preto anodizado, ponteiras de escapamento pretas com detalhes cromados, barbatanas do radiador em cromo prateado, divisor aerodinâmico dianteiro, espelhos externos e friso traseiro pintados de preto
- Sistema de escapamento AMG Performance, incluindo ponteiras com design exclusivo
- Suspensão AMG Performance com regulagem de amortecedores e molas mais rígida
- Volante AMG Performance e alavanca de marchas E-SELECT, chave eletrônica com emblema AMG Performance
- Bancos AMG Performance
- Cobertura das porcas das rodas AMG em preto com calotas simulando cubos rápidos (apenas para rodas de liga leve AMG standard)
- Pinças de freios vermelhas
Expressivo e exclusivo: o A 45 AMG "Edition 1"
O A 45 AMG "Edition 1" se destaca tanto pela tecnologia como pela aparência. Como já foi visto no CLS 63 Shooting Brake, o modelo denominado "Edition 1" traz uma expressiva combinação de detalhes internos e externos exclusivos. O A 45 AMG "Edition 1" foca na afinidade do carro com o automobilismo esportivo: a pintura externa em branco cirrus combina com as faixas esportivas AMG em cinza grafite fosco no capô, teto e laterais. Os detalhes vermelhos na grade do radiador, espelhos externos e defletor traseiro deixam uma impressão duradoura. Esses destaques combinam com perfeição com as pinças de freios vermelhas e as rodas de liga leve multi-raios AMG pintadas em preto fosco com calotas especiais AMG.
As rodas 8 x 19 são equipadas com pneus 235/35 R 19. Tanto o pacote AMG Night como o pacote aerodinâmico são equipamentos de série no "Edition 1", dando acabamento perfeito ao caráter inspirado no automobilismo esportivo característico do modelo.
Preto e vermelho também dominam o interior do A 45 AMG "Edition 1". Pespontos contrastantes em vermelho embelezam os bancos AMG Performance em couro sintético ARTICO e microfibra DINAMICA, a parte superior do painel em couro ARTICO e o volante AMG Performance em couro napa e microfibra DINAMICA. Outros destaques visuais são a alavanca E-SELECT com emblema AMG estampado e o distintivo "Edition 1" na AMG DRIVE UNIT.
A apresentação mundial do A 45 AMG acontece no Salão de Genebra (Geneva Motor Show), que abrirá em 5 de março de 2013. O início das vendas na Europa ocorrerá em 8 de abril e o lançamento na Alemanha começa em junho.
O site dedicado ao A 45 AMG ( www.mercedes-amg.com/a45 ) permite que a nova estrela da AMG seja conhecida em detalhes. Comentários, filmes e fotografias de fãs das páginas da AMG no Twitter e Facebook também estão abertos a todos os visitantes nos murais dos sites, onde os usuários podem publicar suas próprias impressões.