Ir para o conteúdo

Maior encontro mundial de Mercedes-Benz clássicos reúne mais de 200 mil visitantes em Berlim


  • “Mercedes-Benz & Friends”, em Tempelhof, é a maior convenção de todos os tempos
  • Dois dias de test drives e shows no palco
  • Cerca de 2.000 veículos apresentados em uma área que atinge 250.000 m3
  • O público se empolga com os lendários "Silver Arrows" e com os pilotos atuais da DTM

Stuttgart/Berlim – Cerca de 200.000 visitantes celebraram o 125º aniversário do automóvel no antigo aeroporto de Tempelhof, em Berlim, sob o slogan “Mercedes-Benz & Friends”. A Mercedes-Benz e os fã-clubes oficiais convidaram amigos, pessoas interessadas e aficionadas da indústria automotiva para a grande festa.

“Ficamos felizes de que esse evento singular tenha tido um sucesso assim estrondoso, gerando enorme interesse entre colecionadores, fã-clubes e acima de tudo, dos moradores de Berlim e nossos visitantes internacionais, que passaram dois dias celebrando conosco”, afirmou Anders-Sundt Jensen, responsável pelas comunicações da marca da Mercedes-Benz Automóveis.

Exposições e pistas

Os visitantes tiveram a oportunidade de admirar cerca de 2.000 veículos clássicos e atuais enquanto passeavam pela área de cerca de 250.000 m3, que até 2008 era dedicada à aviação. As pistas de automobilismo permitiram que eles vivenciassem a experiência de serem passageiros no smart ed, Unimog, Classe G, Classe S, Classe CLS e Classe E ou mesmo em caminhões Mercedes-Benz. Um total de cerca de 3.500 quilômetros foram rodados em pistas nos test drives durante os dois dias de evento.

Outra grande atração para os visitantes foi ir às pistas em um carro de corrida da DTM, um SLR ou um dos veículos "envenenados" da AMG – dirigidos pelos atuais pilotos de corridas da DTM ("Touring Car Masters" da Alemanha), como Bruno Spengler, atualmente campeão em sua categoria, Gary Paffett, Jamie Green, Ralf Schumacher, Maro Engel e Renger van der Zande. Entre os convidados, estavam também Jutta Benz, a bisneta de Carl Benz, e a Baronesa Ewy Rosqvist-von Korff, que em 1962 tornou-se a primeira mulher a vencer a exaustiva corrida de longa distância “Gran Premio Internacional Standard Supermovil YPF”, na Argentina, dirigindo um Mercedes-Benz 220 SE.

Um pouco mais tranquilo, mas não menos interessante, foram os test drives feitos em estradas de Berlim com a atual gama de veículos, bem como veículos movidos à bateria ou por célula de combustível.

Com destaque especial, ficam as demonstrações dos cinco históricos "Silver Arrows" das décadas de 30 e 50. Foram pilotados pelos lendários pilotos de corridas Hans Hermann (W 196 Streamline), Dieter Glemser (W 196), Roland Asch (W 165) Jochen Maas (W 125) e Klaus Ludwig (W 25). Bernd Schneider, cinco vezes campeão da DTM, também esteve lá, na McLaren-Mercedes MP4-13 de Mika Häkkinen, vencedora do campeonato mundial de 1998. Devido ao enorme interesse, os pilotos fizeram mais uma aparição na tarde de sábado, além das três que estavam originalmente programadas.

Visitantes e expositores vieram do mundo todo

Proprietários e aficionados da Mercedes-Benz do mundo todo viajaram a Berlim para participar da maior convenção de todos os tempos da Mercedes-Benz. Um colecionador do Teerã, no Irã, dirigiu por três semanas em seu Mercedes-Benz 280 S 1968 para se encontrar com outros aficionados. Proprietários de raridades e modelos clássicos também vieram com seus veículos de vários países da Europa para Tempelhof.

O festival foi completado por uma programação diversificada, incluindo bandas cantando ao vivo, DJs, discussões sobre o tema 125 anos de inovações e corridas. Para o entretenimento das crianças, além dos muitos carros em exibição, havia também paredes para escalada, castelos de briquedo e um jogo educativo sobre segurança no trânsito com o Moki, o mascote da "Mobile Kids".

A invenção do automóvel

Em 29 de janeiro de 1886, quando Carl Benz registrou seu “automóvel abastecido com gasolina” sob a patente de número 37435, ninguém podia adivinhar como o automóvel moderno se desenvolveria ao longo dos 125 anos seguintes. A menos de 100 quilômetros afastado dali, o empresário e inventor Gottlieb Daimler estava trabalhando com sucesso quase simultaneamente em seu carro motorizado, que concluiu no mesmo ano. Nenhum dos dois sabia do feito que tinha realizado, pois o sucesso comercial demorou alguns anos para ocorrer.

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.