Stuttgart - Com a renovação completa do SL, a Mercedes-Benz continua uma tradição iniciada há 60 anos. Desde então, as letras "SL" têm sido sinônimo de uma simbiose entre esportividade, estilo e conforto com inovações pioneiras. O novo SL está sendo produzido pela primeira vez totalmente em alumínio e pesa até 140 quilogramas menos do que seu antecessor. A rígida carroceria totalmente de alumínio é a base de sua dirigibilidade ágil e esportiva, que foi elevada a um nível inteiramente novo, juntamente com características de rolamento exemplares e conforto de rodagem.
Um comportamento dinâmico ainda melhor chega por meio dos novos motores BlueDIRECT. Eles são mais potentes e, ao mesmo tempo, até 29% mais econômicos do que os motores da geração anterior. Outros equipamentos novos incluem o inusitado sistema FrontBass, que transforma o luxuoso carro esporte numa “casa de shows”, independentemente da capota estar aberta ou fechada, e o altamente eficiente sistema de limpador/lavador do para-brisa MAGIC VISION CONTROL, que asperge água por meio da lâmina do limpador na quantidade necessária e dependendo da direção do movimento.
Comparado a seu bem-sucedido antecessor, o novo Mercedes-Benz SL oferece consideravelmente mais conforto e esportividade, estabelecendo novos parâmetros na categoria dos roadsters de luxo. Junto a isto está a confiabilidade sem concessões no uso diário, que faz do SL um exemplo incomparável de versatilidade entre os carros esporte. Em resumo, quem falar do novo SL irá discorrer sobre o máximo em automobilismo apaixonante e refinado.
Segundo o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Cars, "existem cerca de 900 milhões de automóveis no mundo, milhares de modelos. Mas apenas alguns deles são considerados ícones. Nosso SL é um: tem classe, estilo e é o máximo em conforto e luxo. E combina tudo isso com uma incrível esportividade e dinamismo. Você não encontrará facilmente um carro que incorpore as aspirações de Gottlieb Daimler mais perfeitamente que nosso novo SL: o melhor ou nada."
Mais leve e mais rígido: uma sofisticada carroceria totalmente em alumínio
A nova geração do Mercedes-Benz SL assume literalmente o significado das famosas letras "SL" – esportivo (Sport) e leve (Lightweight). A significativa redução no peso é uma das mais destacadas características do design do novo SL, assim como ocorreu com seu homônimo, o SL original, de 1952, com sua leve estrutura tubular. Pela primeira vez, a Mercedes-Benz adota uma carroceria totalmente em alumínio em um modelo produzido em série. Poucos componentes são feitos em outros materiais. Os designers usaram até mesmo magnésio - ainda mais leve - para a cobertura atrás do tanque. Tubos de aço de alta resistência foram integrados às colunas dianteiras para maior segurança.
A nova carroceria de alumínio tem cerca de 110 quilogramas menos do que pesaria se fosse feita usando a tecnologia de aço de seu predecessor. "O efeito é semelhante a se um passageiro muito pesado saísse do carro", afirma o Dr. Thomas Rudlaff, responsável pelas carrocerias de alumínio na Mercedes-Benz. "O resultado é perceptível e mensurável. Menos peso significa mais dinamismo e menos consumo. Em outras palavras: o prazer de dirigir é maior e a carga ambiental é reduzida."
A estrutura de alumínio não é apenas mais leve, mas também se mostra superior à construção em aço do modelo anterior em termos de rigidez, segurança e conforto. Isto é conseguido graças, entre outras coisas, à sua construção inteligente, com componentes otimizados para suas funções específicas. Diversos processos são usados para fazer diferentes tipos de alumínio, dependendo do uso que o componente terá: as peças são feitas usando métodos como chill casting (fundição com resfriamento rápido) ou vacuum die-casting (fundição em moldes preenchidos a vácuo), usinadas a partir de alumínio extrudado ou moldadas em chapas de alumínio de diferentes espessuras. Os resultados são alta rigidez, altos níveis de segurança e melhores características de vibração.
Apesar de o novo SL ser ainda mais confortável e possuir mais sistemas de assistência do que seu antecessor - o que sacrifica parte do peso reduzido pela carroceria de alumínio - a balança mostra números impressionantes: o novo SL 500 pesa 1.785 kg, cerca de 125 quilos menos do que seu antecessor. O SL 350, com 1.685 kg, chega a ser 140 quilos mais leve - graças a um conjunto de outros detalhes inteligentes aperfeiçoados para diminuir o peso que a Mercedes-Benz também introduziu no novo SL juntamente com a carroceria de alumínio.
Prazer ao dirigir: motores frugais e potentes e suspensão ágil
Potente ao acelerar, comportando-se sem esforço a qualquer velocidade, ágil em estradas sinuosas, o novo SL proporciona muito prazer ao motorista. Além de motores potentes, a suspensão com acerto esportivo, sem deixar de lado o conforto, também construída pensando na diminuição do peso, mostra-se acima dos padrões convencionais. Assim, por exemplo, as mangas de eixos dianteiras e as conexões das molas também são feitas de alumínio para reduzir as massas não suspensas. O mesmo se aplica a virtualmente todos os componentes de fixação das rodas no eixo traseiro.
O novo SL é oferecido com dois sistemas de suspensão diferentes. O carro traz, de série, amortecedores semi-ajustáveis. O sistema de suspensão ativa ABC (Active Body Control - controle ativo da carroceria) está disponível como opcional.
As duas variações de suspensão atuam em conjunto com o novo sistema Direct-Steer de direção, com assistência sensível à velocidade e redução variável dependendo do ângulo de esterço do volante. Isto garante excelente estabilidade nas retas e, consequentemente, um alto grau de confiabilidade ao trafegar na estrada em alta velocidade, tornando o SL muito ágil. O sistema também diminui a necessidade de virar o volante ao estacionar ou manobrar.
O novo motor V8 do SL 500, com 4.663 cm3, desenvolve 320 kW (435 hp), cerca de 12% mais do que a versão anterior, apesar de ser 0,8 litros menor. O consumo de combustível foi reduzido em até 22%. Ao mesmo tempo, o torque cresceu de 530 Nm para 700 Nm - um ganho de 32%. Apesar de a cilindrada permanecer igual, 3.499 cm3, o novo motor V6 do SL 350 desenvolve 225 kW (306 hp) e tem 370 Nm de torque. Ele gasta apenas 6,8 litros para percorrer 100 km (14,7 km/l), o que o torna 30% mais econômico do que seu antecessor.
As duas opções de motor vêm de série com função ECO start/stop. A transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, que foi otimizada para maior economia de combustível e conforto, também contribui para o baixo consumo. A economia de combustível dos motores BlueDIRECT não tirou nada de suas características esportivas. Bem ao contrário: o SL 350 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, três décimos de segundo mais rápido que a versão anterior. O SL 500 precisa de apenas 4.6 segundos - oito décimos menos do que o modelo anterior.
Interior: estática, estilo e esportividade
O novo SL combina seu perfil afilado, que segue a tradição da Mercedes-Benz, com uma atmosfera de luxo. Materiais requintados, com acabamento perfeito e grande atenção aos detalhes, diferenciam o estilo do interior.
Comparada à anterior, a nova geração do SL é muito mais longa, com 4.612 mm (+ 50 mm), e larga, com 1.877 mm (+57 mm), proporcionando mais espaço para maior conforto interno. O espaço para os ombros (+ 37 mm) e cotovelos (+ 28 mm) também aumentou, excedendo as dimensões normalmente encontradas em carros desta categoria.
Linhas claras dão forma ao habitáculo em consonância com o conforto que oferece. O uso generoso de detalhes em madeira se estende do console central para o painel e as portas, criando um agradável efeito envolvente. Três tipos de madeiras, juntamente com duas variedades de acabamento em alumínio, são disponíveis para escolha. Perfeitamente sintonizadas com a personalidade do roadster, elas combinam a atmosfera despretensiosa de um carro esporte de alta performance a um ambiente confortável e cheio de estilo digno de um carro de passeio de luxo.
Design: as proporções clássicas do SL
Os designers deram vida à nova geração do SL baseados na tradição do modelo, mas acrescentaram novas perspectivas e ideias. O resultado é um carro esporte elegante e marcado pelo estilo, com as clássicas proporções equilibradas que caracterizam o SL: o longo capô que abre caminho para um compartimento de passageiros posicionado bem atrás. A traseira larga e imponente, típica de um carro de corrida clássico, dá o toque final. Algumas linhas de estilo bem elaboradas definem as superfícies laterais esculturadas, porém harmônicas. Detalhes cuidadosamente trabalhados, uma traseira impactante e grades de ventilação com elementos cromados característicos da tradição de design da Mercedes-Benz dão ênfase visual à legenda do SL.
A clássica grade do radiador, vertical, identifica visualmente de forma clara o novo SL como um membro de prestígio da atual família de carros esporte da Mercedes-Benz. A estrela posicionada ao centro é uma reinterpretação contemporânea da famosa marca registrada da fábrica, que agora se estende à seção central, com seus contornos orgânicos fluidos.
Faróis oblíquos, posicionados bem nos extremos laterais da impactante dianteira dão ao novo roadster uma "cara" própria e inconfundível. Os faróis vêm de fábrica com o sistema de controle inteligente ILS (Intelligent Light System). As cinco diferentes funções de iluminação, adaptadas a condições típicas de condução e clima, são ativadas dependendo da situação e proporcionam ao motorista um campo de visão melhor iluminado. As luzes laterais e a faixa horizontal das luzes de uso diurno nas extremidades dos para-choques utilizam tecnologia LED.
Vario-roof: MAGIC SKY CONTROL opcional
A sexta geração do SL também oferece um teto variável que pode ser recolhido para dentro do porta-malas por meio de um mecanismo eletro-hidráulico para economizar espaço, convertendo o SL em poucos segundos em um cupê ou roadster, dependendo do desejo do motorista ou das condições climáticas. Diferentemente do seu antecessor, o teto do novo SL tem três versões disponíveis: pintado, com teto solar ou com o exclusivo vario-roof panorâmico, com MAGIC SKY CONTROL.
O teto transparente muda do claro para escuro ao toque de um botão. Quando mais claro, ele é praticamente transparente, proporcionando a sensação de andar ao ar livre mesmo nos dias frios. Escurecido, o teto proporciona uma sombra confortável e evita o aquecimento do interior quando os raios do sol são muito intensos. A estrutura das três versões de teto é feita de magnésio, tornando-os cerca de seis quilos mais leves que os do modelo anterior, o que rebaixa o centro de gravidade do carro, melhorando a estabilidade.
Os engenheiros aperfeiçoaram o mecanismo de operação do teto e da tampa do porta-malas. Agora são precisos menos de 20 segundos para abrir ou fechar o teto completamente.
Aerodinâmica: novos parâmetros
O design do novo SL não atende apenas a requisitos estéticos, mas também possui qualidades aerodinâmicas exemplares. Desta forma, o roadster merece as notas máximas em seu segmento em quatro importantes aspectos:
• Menor coeficiente de arrasto (cd = 0,27 no SL 350);
• Menor ruído aerodinâmico, virtualmente igual ao de um sedã fechado;
• Maior conforto para uso com teto aberto, para tornar possível andar com o teto rebaixado mesmo em altas velocidades;
• Acumulação de sujeira nas janelas laterais praticamente nula.
Duas estreias mundiais: FrontBass e MAGIC VISION CONTROL
Com estas duas inovações, o novo SL se mantém fiel à sua tradição de pioneiro tecnológico:
• O MAGIC VISION CONTROL é um novo, inteligente e eficiente sistema de limpador e lavador do para-brisa. O inovador conceito do limpador aplica sempre o fluido de lavagem à frente da lâmina por meio de canais integrados a ela, nas duas direções de movimento. O resultado é que a água não é espirrada no para-brisa, atrapalhando a visão do motorista, ao mesmo tempo em que a limpeza do vidro é perfeita. A água se mantém nos limites do para-brisa, assegurando a limpeza sem perturbar os ocupantes do carro, mesmo com o teto abaixado. Pela primeira vez, uma lâmina totalmente aquecida é oferecida como opcional, para evitar a formação de gelo e acúmulo de neve no limpador durante o inverno. Esta função de aquecimento também permite a aplicação de água morna diretamente no para-brisa pela primeira vez, mesmo em baixas temperaturas.
• O também inusitado sistema FrontBass utiliza inteligentemente os espaços livres nas estruturas de alumínio dianteiras à frente do espaço para os pés como áreas de ressonância para os alto-falantes para tons graves. Assim, o novo SL apresenta sons graves claros e nítidos, criando um ambiente de ”casa de shows” mesmo com o teto rebaixado, liberando espaço nas portas.
As duas novidades são equipamentos standard do novo SL.
Acesso HANDS-FREE
O sistema HANDS-FREE ACCESS é outra inovação da Mercedes-Benz que permite a operação da tampa do porta-malas sem uso das mãos e sem contato. O usuário precisa simplesmente movimentar o pé próximo ao para-choque traseiro. A Mercedes-Benz é a única fabricante a oferecer esse sistema que não apenas abre, mas também pode fechar o porta-malas.
O roadster mais seguro
Graças à estrutura de alumínio otimizada para colisões, ao sistema PRE-SAFE de série e a outros sistemas de assistência do mesmo nível que os da Classe S, o S-Class é o roadster mais seguro do mundo. A rígida carroceria de alumínio forma um resistente compartimento de passageiros, juntamente com zonas de deformação precisamente definidas nas extremidades dianteira e traseira. Em caso de capotagem, as colunas dianteiras feitas de aço e alumínio e duas barras de proteção (santantônios) protegem o compartimento de passageiros.
Os sistemas de retenção, inclusive os airbags de dois estágios do motorista e passageiro da frente, passaram por desenvolvimento. Um airbag cobre integralmente a área de impacto da cabeça na lateral. Um airbag torácico adicional no encosto do assento protege a parte superior do corpo na eventualidade de um impacto lateral. Outro equipamento novo são os apoios de cabeça NECK-PRO, que entram em ação em caso de colisão. Eles foram desenvolvidos pela própria Mercedes-Benz e são equipamentos de série no SL. O capô ativo e a dianteira com uma grande área de impacto absorvente ajudam a proteger os pedestres em caso de atropelamento.
Um destaque na segurança é o inédito sistema PRE-SAFE de proteção antecipada dos ocupantes, também desenvolvido pela Mercedes-Benz e adotado como standard. Se o sistema detecta risco sério de acidente, ele ativa automaticamente medidas precaucionárias de proteção aos ocupantes do veículo, para que assim os cintos de segurança e airbags possam otimizar suas funções protetoras ao máximo durante um impacto.
Medidas adicionais pós-acidente suplementam o conceito de segurança integral, facilitando rápida assistência: independente da severidade do impacto, as portas são automaticamente destravadas após o acidente, a iluminação interior é ligada e as janelas laterais abaixam 50 milímetros para ventilar o interior do carro mais eficientemente. O volante também pode ser movido para cima.
Equipamento standard: ATTENTION ASSIST e ADAPTIVE BRAKE
No novo SL também uma exclusiva combinação de sistemas de assistência ao motorista ajuda a evitar acidentes. A lista inclui, como equipamento de série, o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST e o sistema inteligente de frenagem ADAPTIVE BRAKE. Este último reúne ABS, controle de deslizamento na aceleração (ASR) e controle ativo de desvio lateral, oferecendo funções de conforto e conveniência juntamente com as funções de segurança.
O ADAPTIVE BRAKE funciona juntamente com luzes de freio também adaptativas. Nas frenagens de emergência, elas piscam, alertando os veículos que vêm atrás.
PRE-SAFE Brake: frenagem parcial autônoma e frenagem de emergência em caso de sério risco de colisão na traseira do carro à frente
Estão disponíveis como opcionais o controle de aproximação DISTRONIC PLUS e o PRE-SAFE Brake, já comprovados em outros modelos da Mercedes-Benz. Ambos funcionam baseados nos mesmos sensores por radar. Quando é detectada uma situação de alto risco de colisão traseira, o PRE-SAFE Brake inicialmente alerta o motorista, podendo começar a frear autonomamente se não registrar reação do condutor, evitando a ocorrência do acidente ou, pelo menos, reduzindo sua gravidade. O PRE-SAFE também pode ativar medidas de proteção aos ocupantes.
Active Parking Assist (assistência ativa ao estacionamento): manobras automáticas para estacionar
O Active Parking Assist é novo no SL. Utilizando sensores de ultrassom, ele consegue identificar vagas disponíveis e automaticamente esterçar o veículo na manobra de estacionamento.
Infotainment: COMAND com acesso à internet
Mesmo em sua versão de entrada, o novo Mercedes-Benz SL vem com o sistema de gerenciamento e informática COMAND. Ele inclui telefonia Bluetooth, com operação facilitada do telefone no carro. O COMAND Online com acesso à Internet e DVD é disponível como opcional.
Ele possibilita navegação ilimitada sempre que o veículo estiver parado, juntamente com acesso em alta velocidade a um serviço online da Mercedes-Benz para, por exemplo, solicitar um relatório sobre o clima ou encontrar um endereço ou destino determinados. Também é possível enviar para o carro destinos individuais e caminhos selecionados por meio do Google Maps.
Pela primeira vez, a Mercedes-Benz também está oferecendo novos apps para o SL: além de um programa gratuito de notícias e outro para o Facebook, há outros da Mercedes-Benz para encontrar locais de estacionamento, por exemplo. Nos Estados Unidos, também existe um app Yelp para encontrar restaurantes.
Ambas as versões do COMAND dispõem de tela TFT colorida com 17,8 cm de diagonal (800 x 480 pixels), posicionada ao lado do conjunto de instrumentos. Este posicionamento da tela evita, na medida do possível, que o motorista se distraia.
No lançamento do novo SL, a Mercedes-Benz estará oferecendo também uma edição especial, o "Edition 1", durante um período limitado. O "Edition 1" é ultra-equipado e vem de fábrica com teto panorâmico vario-roof, acessórios de carroceria AMG, suspensão esportiva, rodas AMG com 19 polegadas de liga leve, couro napa designo com costura ponteada contrastante, aquecimento para o pescoço AIRSCARF, assentos aquecidos, redutor de turbulência elétrico, iluminação interna, sistema sonoro envolvente Harman/Kardon Logic7 e muito mais. A pintura especial designo silver magno é exclusiva do "Edition 1", juntamente com acabamento em alumínio deep white ou wave.