Grupo Daimler tem nova estrutura corporativa no Brasil

• Em janeiro de 2020, a Companhia passa a contar com três empresas legalmente independentes no Brasil
  • A Mercedes-Benz do Brasil será totalmente dedicada às operações de Caminhões e Ônibus
  • Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil é uma nova empresa criada para as atividades de Automóveis e Vans
  • O Banco Mercedes-Benz do Brasil seguirá responsável por financiamentos, seguros e soluções de mobilidade
  • Nova estrutura segue estratégia corporativa da Daimler, visando otimizar todas as unidades de negócios do Grupo mundialmente
  • Principal objetivo dessa mudança é aproximar empresas dos clientes, ganhar agilidade com estruturas dedicadas, além de posicionar a Companhia para uma nova era da mobilidade

Seguindo a mesma estratégia mundial, de estabelecer empresas totalmente dedicadas aos seus segmentos de atuação, o Grupo Daimler terá uma nova estrutura corporativa no Brasil a partir de janeiro de 2020. A Companhia passará a ter três empresas legalmente independentes.

A Mercedes-Benz do Brasil será 100% focada nas operações de Caminhões e Ônibus, empregando mais de 10 mil funcionários e contemplando as unidades de São Bernardo do Campo, Campinas e o Campo de Provas de veículos comerciais em Iracemápolis, em São Paulo, além de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Uma nova empresa foi criada para divisão de Automóveis e Vans, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. Farão parte dessa companhia funcionários administrativos que ficam nas unidades de São Bernardo do Campo e Campinas e que são dedicados aos negócios de automóveis e vans, bem como os colaboradores da fábrica de automóveis de Iracemápolis, o que representa cerca de 650 pessoas.

O Banco Mercedes-Benz do Brasil, que já opera de forma independente, tem sua sede em São Paulo e emprega quase 300 pessoas, segue responsável por todos os negócios financeiros e de seguros, além das soluções de mobilidade.

“O principal motivo dessa mudança, que está acontecendo com o Grupo Daimler em todo mundo, é estar mais próximos dos nossos clientes e focados em atender às suas necessidades específicas, além de melhor posicionar as nossas empresas para enfrentar uma nova era da indústria automotiva. Teremos mudanças relevantes no mercado que atuamos: novos competidores, rápido desenvolvimento de novas tecnologias e cada vez mais diferentes demandas de nossos clientes. Precisamos estar preparados e a melhor forma é dedicar as nossas empresas para cada um desses segmentos. Atender mais rápido e melhor os clientes é a razão de tudo isso”, explica Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, que segue como líder das operações de Caminhões e Ônibus.

“Nossa nova estrutura nos torna mais focados e competitivos para garantir uma transformação bem-sucedida rumo ao futuro da mobilidade. É imprescindível que estejamos totalmente dedicados aos nossos clientes e os inspiremos com produtos e tecnologias inovadores e sustentáveis. Vamos fazer isso com duas receitas: atendendo as demandas do mercado local, mas acompanhando na mesma velocidade as inovações tecnológicas mundiais”, destaca Holger Marquardt, presidente da nova empresa Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

“Dessa forma, cada divisão de negócios terá mais flexibilidade, agilidade e autonomia para gerenciar os seus negócios, uma vez que estarão totalmente dedicadas às necessidades de seus públicos específicos. Essa mudança, sem dúvida, vai nos fortalecer e nos permitir a continuar a fazer a diferença no mercado brasileiro”, acrescenta Christian Schüler, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz do Brasil.

Nova estrutura corporativa mundial

O Grupo Daimler começou a preparação dessa nova estrutura corporativa há cerca de dois anos, avaliando qual seria a melhor alternativa para todos os seus ramos de negócios. Em 1º de novembro, o Grupo Daimler lançou essa nova estrutura corporativa. A divisão dos negócios de Automóveis, Vans, Caminhões e Ônibus para as subsidiárias entrou em vigor no final de outubro, com o registro comercial na Alemanha.

Desde então, a Daimler AG segue como empresa holding responsável pelas funções de governança de todo o grupo e a única de capital aberto. Abaixo dela, três empresas passaram a atuar de forma independente: Daimler Truck AG (Caminhões & Ônibus), Mercedes-Benz AG (Automóveis & Vans) e Daimler Mobility AG (Serviços Financeiros e de Mobilidade).