- Direção autônoma, tecnologia para a mobilidade do futuro
- Foco nas questões jurídicas e éticas além da tecnologia
- Mesmo diante de aumento de 5% da produção, Grupo reduziu em 2,5% emissões de CO2
A Daimler AG tem avaliado o impacto de seus veículos no meio ambiente durante toda a vida útil. No ano passado, mesmo diante de um aumento de 5% de sua produção, a Companhia conseguiu reduzir em 2,5% as emissões de CO2. Isso foi possível graças à adoção de medidas de economia de energia, além de a transição para combustíveis com menor teor de CO2. Esse resultado foi destacado no Relatório Anual de Sustentabilidade do Grupo juntamente com a informação sobre a redução de mais de 27% das emissões da frota europeia de automóveis desde 2007.
Os automóveis S 500 PLUG-IN HYBRID e o C 350, apresentados ao mercado recentemente, são exemplos de modelos com baixas emissões. Com baixos índices de CO2 (65 g/km e 48 g/km, respectivamente), deixam uma mensagem clara para o futuro. Esses automóveis fazem parte da vanguarda de uma produção em larga escala da marca Mercedes-Benz, que atingirá o total de dez veículos Plug-In Hybrids até 2017.
Além de a tecnologia híbrida, a Daimler AG também está destacando a condução autônoma para a mobilidade do futuro. Com a inédita viagem do S 500 INTELLIGENT DRIVE entre as cidades alemãs de Mannheim e Pforzheim em 2013, por cerca de 90 quilômetros, a Mercedes-Benz foi a primeira marca de automóveis no mundo a provar que a direção urbana e interurbana autônoma já é possível. Esse marco destacou o avanço no desenvolvimento dessa tecnologia que um ano depois estava presente no caminhão do futuro "Future Truck 2025”, como também no atual veículo de pesquisa, o F 015 Luxury in Motion (luxo em movimento). Este apresenta um conceito revolucionário em seu interior para mostrar como o espaço e o tempo poderão ser usados futuramente com vantagens e segurança pelo condutor.
Muitos dos clientes estão usando funções de condução parcialmente automatizada nos automóveis das linhas S, E e C, como também, em breve, no novo GLE Cupê. “Desenvolvemos essas tecnologias e tornamos a condução autônoma cada vez mais tangível com cada geração dos sistemas de assistência ao motorista. Os requisitos para levar a direção autônoma à estrada, entretanto, vão muito além dos aspectos técnicos e incluem também o esclarecimento das questões jurídicas e éticas," declarou o Professor Thomas Weber, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG responsável pela área de Pesquisa & Desenvolvimento da Divisão da Mercedes-Benz Automóveis.
Questões jurídicas e éticas da condução autônoma
Além de desenvolver os veículos, a Daimler tem colocado em evidência o diálogo sobre as questões jurídicas e éticas relacionadas à condução autônoma. "Como se comporta um veículo autoconduzido em caso de acidente iminente? Quais são as consequências com relação à responsabilidade e seguro? Essas são apenas algumas das perguntas para as quais precisamos de respostas por meio do discurso social", afirmou a Dra. Christine Hohmann-Dennhardt, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG, responsável pelas Questões de Integridade e Jurídicas, na apresentação do Relatório de Sustentabilidade de 2014. A juíza do tribunal constitucional alemão está convencida de que "a condução autônoma responsável está baseada na lei e na ética".
Este ano, a Dra. Hohmann-Dennhardt deu início a várias medidas relativas à questão da "Ética e Legislação". Um comitê diretivo formado por especialistas de várias divisões de unidades da Daimler está tratando das questões jurídicas e éticas relacionadas à condução autônoma. O comitê recebe informações importantes do Conselho Consultivo de Integridade e Responsabilidade Corporativa, uma entidade externa que tem fornecido à Daimler suporte crítico e construtivo desde 2012.
No outono, pela primeira vez, a Daimler promoverá uma conferência com especialistas sobre "Direção autônoma, Legislação e Ética". O objetivo é continuar o diálogo com representantes das áreas de economia, ciência, política e ONGs. O discurso principal será feito pelo Dr. Julian Nida-Rümelin, professor de filosofia da LMU de Munique, e o ministro de Estado da Cultura, que está trabalhando em questões relativas à ética da robótica e das máquinas.
As questões jurídicas e éticas relativas a essa tecnologia também serão avaliadas durante o Diálogo de Sustentabilidade de 2015. Esse evento, que acontecerá em Stuttgart, na Alemanha, entre os dias 11 e 12 de novembro, reunirá cerca de 100 participantes externos e especialistas da Daimler para discutir os assuntos mais recentes sobre sustentabilidade.