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Fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf celebra o início de produção da Sprinter elétrica


  • Produção da eSprinter totalmente elétrica representa uma nova era para a Mercedes-Benz
  • Unidade de Dusseldorf é o centro de competência para veículos Sprinter com propulsão elétrica
  • Investimentos de 330 milhões de euros para preparação da fábrica

Fundadora do seu próprio segmento, a Sprinter está dando o próximo passo em direção ao futuro oferecendo ao mercado uma versão totalmente elétrica. Em 12 de dezembro de 2019, a fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf comemorou o início da produção da eSprinter com um evento para colaboradores e convidados de honra, como Armin Laschet, ministro-presidente do estado da Renânia do Norte-Vestfália, e Thomas Geisel, prefeito de Dusseldorf. Como anfitrião, o Dr. Armin Willy, chefe da fábrica de Dusseldorf, recepcionou a todos, assim como Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Vans, e Ingo Ettischer, chefe de Operações da Mercedes-Benz Vans.

A Empresa iniciou a produção de suas vans de sucesso mundial em Dusseldorf no ano de 1962. Desde então, essa planta tem se desenvolvido continuamente até se tornar a principal fábrica da Sprinter em todo o mundo nos últimos anos, além de servir como referência para outros centros. A implementação de tecnologias e métodos de fabricação voltados ao futuro, assim como os consistentes testes, beneficiam toda a rede de produção da Mercedes-Benz Vans.

Mais de 4,6 milhões de veículos foram produzidos em Dusseldorf até hoje. Desde 2018, a fábrica assumiu também a produção da nova Sprinter, com mais de 200.000 unidades produzidas. Agora, a eSprinter totalmente elétrica representa o início de uma nova era, um passo para o futuro da fábrica e também para a própria Mercedes-Benz. 

Ao longo dos últimos anos, antes mesmo da produção da nova Sprinter e de variações do sistema de propulsão, a Mercedes-Benz Vans investiu um total de 330 milhões de euros na expansão técnica da fábrica, levando em consideração o fato de que, no futuro, a produção de veículos com propulsão convencional e totalmente elétrica será feita em uma única linha. O resultado será uma enorme flexibilidade e a capacidade de satisfazer os requisitos tanto do mercado quanto de clientes.

Além dos investimentos em sistemas de produção, a Empresa também tem investido fortemente no treinamento básico e avançado dos colaboradores. Desde que a decisão de construir a eSprinter em Dusseldorf foi tomada, a planta se tornou o centro de competência para propulsão elétrica e desenvolveu o conhecimento necessário para seus profissionais. Mais de 2.400 colaboradores já foram treinados para manusear e montar as tecnologias de alta tensão.  

Produção sustentável para uma rentabilidade sustentável

A Mercedes-Benz Vans aposta na sustentabilidade não apenas dos produtos que ela eletrifica e otimiza de forma consistente, mas também da própria fabricação. O objetivo é alcançar uma produção neutra de CO2 até 2022. Para isso, várias medidas foram iniciadas como parte da chamada estratégia de produção verde. A compra de energia na unidade de Dusseldorf também tem mudado consistentemente para energia verde e, a partir de 2022, a energia elétrica será adquirida apenas a partir de fontes 100% renováveis. 

No momento, novos sistemas de mobilidade, como o serviço interno de fretamento, estão sendo implementados em Dusseldorf. Além disso, desde 2012, a unidade já é uma fábrica sem papel e está confiando cada vez mais em veículos movidos a célula de combustível guiados automaticamente. Todas essas medidas se complementam e promovem a rápida realização dos ambiciosos objetivos estabelecidos pela própria fábrica, de fazer uma contribuição duradoura para a proteção do clima. 

Flexibilidade para diversas aplicações na mobilidade urbana

A eSprinter visa cobrir uma ampla variedade de aplicações na mobilidade urbana. Assim, o modelo está sendo inicialmente oferecido como um furgão de teto alto e PBT - peso bruto total de 3.500 kg. O volume máximo de carga é de 10,5 m3, o mesmo da Sprinter com motor de combustão. Semelhante ao modelo de entrada com motor a diesel, a propulsão elétrica na eSprinter aciona as rodas dianteiras com uma potência de 85 kW e um torque máximo de até 300 Nm.

Um conceito flexível de carga útil e bateria permite a adaptação às necessidades individuais para uso prático. Assim, o cliente pode escolher entre três ou quatro unidades de bateria. Com a capacidade de bateria de 55 kWh, a autonomia do veículo é estimada em 168 quilômetros, com carga máxima de 891 kg. 

Uma segunda opção de bateria leva em consideração outras prioridades nos parâmetros de uso: três ao invés de quatro unidades de bateria, com uma capacidade de 35 kWh, permitem uma autonomia de cerca de 115 km. Por outro lado, a carga máxima aumenta em cerca de 140 kg para quase 1.040 kg. A função integrada de carregamento rápido oferece mais flexibilidade: 80% da capacidade da bateria podem ser recarregados em 30 minutos. A velocidade máxima pode ser definida para 80 km/h, 100 km/h ou até mesmo 120 km/h, caso a velocidade seja essencial.

Armin Laschet, ministro-presidente da Renânia do Norte-Vestfália:

“A indústria automotiva é o pilar central da nossa economia e representa inovação como nenhum outro setor. Só na Renânia do Norte-Vestfália, 200.000 pessoas trabalham em cerca de 800 empresas. Um terço de todos os fornecedores automotivos alemães estão em nossa casa. Para sustentar esta cadeia de valor, nós precisamos direcionar a transformação da indústria. Portanto, o governo tem o objetivo de tornar a Renânia do Norte-Vestfália uma pioneira, condutora e catalisadora da mobilidade elétrica”. 

“No caminho para uma mudança sustentável no tráfego e uma proteção climática mais eficaz, nós queremos que o nosso estado seja o principal fornecedor e mercado para a mobilidade elétrica em toda a cadeia de valor. Isso vai desde a produção de pesquisas de células de bateria na Renânia do Norte-Vestfália até as inovadoras soluções de fornecedores para a produção de veículos sustentáveis, como a eSprinter”. 

“O fato da Mercedes-Benz ter a Sprinter elétrica produzida em sua fábrica de Dusseldorf é um exemplo da mobilidade elétrica inovadora e fortalece a nossa região. Esta decisão se encaixa perfeitamente com os nossos objetivos de manter uma indústria automotiva competitiva para o futuro”.

Thomas Geisel, prefeito de Dusseldorf:

“A fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf é um dos mais importantes empregadores da nossa região e, por anos, tem sido uma garantia de atratividade da nossa cidade. Eu recebo muito bem a decisão de produzir a eSprinter aqui e reconheço como esta decisão protegerá o futuro do local”.

Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Vans: 

“Nós continuamos no caminho certo: o início de produção da nossa eSprinter é mais um marco no caminho para a eletrificação. Nos próximos anos, a propulsão elétrica prevalecerá cada vez mais e se tornará um importante pilar em nosso portfólio de produtos que, acima de tudo, será referência para o setor urbano e comercial”. 

“A mudança dos nossos produtos e da nossa produção é fundamental. Para isso, estamos construindo as nossas fábricas e investindo, mesmo em tempos economicamente desafiadores, para criar a base para o nosso futuro sucesso econômico”. 

“O fundamental quanto a isso é que nós mantemos uma produção flexível, uma vez que as exigências dos clientes e do mercado sempre podem continuar mudando”.

Ingo Ettischer, chefe de Operações da Mercedes-Benz Vans:

“A propulsão elétrica é a tecnologia-chave para a mobilidade do futuro e hoje já estamos prontos para levar essa tecnologia para as estradas. Dusseldorf é de importância central para nós e, consequentemente, iniciamos aqui a produção da nova eSprinter”.

“Nós atualizamos amplamente a fábrica para a integração da produção da eSprinter. Realizamos as reformas em um ano e investimos muitos milhões de euros – uma clara indicação do nosso compromisso com essa planta”.

Dr. Armin Willy, chefe da fábrica Mercedes-Benz de Dusseldorf: 

“Estamos orgulhosos de construir a eSprinter, item importante na mobilidade do futuro, em nossa fábrica. Nos últimos anos, temos demonstrado a nossa eficiência e a nossa capacidade de integrar tecnologias e métodos avançados de forma rápida e eficaz em nossa produção. Eu acredito fortemente que nos próximos anos a eSprinter se tornará um dos produtos mais importantes e nos ajudará para que a fábrica em Dusseldorf permaneça sendo forte dentro da Mercedes-Benz”. 

“A possibilidade de ser capaz de fabricar todas as variedades de propulsão em um único local e em uma única linha de produção nos ajudará a manter a competitividade e ter flexibilidade para atender os desejos e necessidades dos nossos clientes”.

Sobre a fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf

Fundada em 1962, a unidade da Mercedes-Benz em Dusseldorf é a maior fábrica de vans da Daimler AG no mundo. Com área de produção de cerca de 188.000 metros quadrados, responde pelos modelos Sprinter do segmento de Large Vans – a produção da nova Sprinter em Dusseldorf teve início em março de 2018. No total, mais de 4 milhões de vans foram produzidas ali. Como principal fábrica da Sprinter no mundo, a unidade desempenha um papel fundamental dentro da rede global de produção da Mercedes-Benz Vans. Com mais de 6.600 colaboradores e cerca de 145 trainees, é um dos principais empregadores industriais e formadores de profissionais na região.

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