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Especialistas investem em pesquisas para aumentar a segurança das vans Mercedes-Benz


  • Equipe de especialistas da unidade de Stuttgart, na Alemanha, analisa dados sobre acidentes com vans Mercedes-Benz e utiliza os resultados no desenvolvimento dos veículos
  • Informações reunidas por meio dessas pesquisas fornecem melhorias para o sistema de segurança ativa e passiva, que evitam acidentes ou diminuem as consequências
  • Com a estratégia “A Mercedes-Benz Vans se globaliza”, estas pesquisas serão estendidas para outros mercados e modelos

A Mercedes-Benz está aumentando ainda mais a segurança de suas vans por meio de pesquisas dos acidentes, que envolvem veículos da marca. Estas análises, realizadas internamente durante 18 meses por uma equipe de especialistas, aumentam de maneira significativa a segurança dos comerciais leves da marca.

A Unidade de Pesquisa de Acidentes de Vans foi reorganizada no segundo semestre de 2015, e agora, está sediada junto a matriz da Mercedes-Benz em Stuttgart. Lá, os engenheiros examinam alguns acidentes, nos quais os veículos leves da marca estiveram envolvidos, e enviam os resultados diretamente para a área de Desenvolvimento de Produtos, tornando-os ainda mais seguros.

A análise dos acidentes é importante para revelar outras configurações possíveis, além dos parâmetros já especificados e definidos em testes de segurança. Por exemplo, os pesquisadores conseguem identificar se os airbags foram acionados, como previsto no momento do acidente. Além disso, há também importantes indicadores de quais itens dos veículos podem ser melhorados, visando assim o desenvolvimento de um produto ainda mais seguro.

"A pesquisa com foco nas Vans da marca está presente desde os anos 70. Entretanto, as áreas envolvidas estavam divididas em diferentes unidades da Empresa, e hoje, concentramos toda equipe em um mesmo ambiente de trabalho”, explica Vera Hertler, engenheira de Desenvolvimento, envolvida na reorganização da Unidade de Pesquisa de Acidentes de Vans.

Mercedes-Benz é pioneira em tecnologia de segurança para vans

Para a equipe de Desenvolvimento de Vans da Mercedes-Benz, segurança é um item fundamental. A maioria dos atuais sistemas de tecnologia e segurança existentes hoje no mercado brasileiro, foram introduzidos pela marca. Recentemente, novos padrões foram estabelecidos com o sistema Crosswind Assist - Assistente de Ventos Laterais, e com o Attention Assist – Assistente de monitoramento de cansaço (para o Vito), além do exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i®.

Seja a Sprinter ou Vito, furgão, chassi com cabina ou de passageiro, todos os modelos da marca oferecem alto nível de segurança, com muitos itens tecnológicos de série. Além disso, cada cliente pode aumentar o nível de segurança de suas vans com uma gama de itens opcionais, conforme a área de aplicação de cada veículo.

Uso internacional

Para Hertler e sua equipe, um elemento chave de sua pesquisa é conversar com os ocupantes dos veículos acidentados. "Nós conseguimos perceber como é importante o trabalho que fazemos aqui. Frequentemente conversamos com pessoas que, graças às tecnologias de segurança presentes nos veículos, saíram de acidentes graves em boas condições. E com base em suas experiências positivas, encomendam suas próximas vans Mercedes-Benz", explica a engenheira.

Como o processo de pesquisa envolve estudar tanto o veículo envolvido em um acidente quanto o local do ocorrido, a Unidade de Pesquisa de Acidentes de Vans utiliza nas ruas um Mercedes-Benz Vito, que oferece ótimo espaço para todo o equipamento necessário durante a pesquisa. O compartimento de carga, que é separado da fila de assentos por uma divisória, acomoda tudo que é necessário para a análise dos acidentes, desde o aparelho para a medição das rodas e coletes de segurança, até uma câmera e um medidor de inclinação.

Como parte da estratégia "A Mercedes-Benz Vans se globaliza", está planejado, para o futuro, estender o trabalho de análise dos pesquisadores de acidentes para veículos e modelos de outros mercados, como por exemplo, para veículos com direção à direita e modelos do mercado da América do Norte.

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