- Primeira categoria de carros puramente elétricos agora tem chancela da FIA de Campeonato Mundial
- Neste final de semana a Equipe Mercedes-EQ inicia a sua segunda temporada na categoria
- A cidade de Daria, na Arábia Saudita, abre a temporada com rodada dupla de corridas noturnas ineditas
Em sua segunda temporada, a Equipe Mercedes-EQ de Fórmula E inicia neste fim de semana a disputa do título da categoria para carros de fórmula 100% elétricos, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, que chega nesse ano a sua sétima edição e agora conta com a chancela FIA de campeonato mundial.
“Desde a temporada de estreia, a Fórmula E é sinônimo de inovação tecnológica e caracteriza uma mudança positiva na mobilidade. Estamos moldando essa mudança de forma responsável e sustentável, utilizando esta plataforma única para gerar curiosidade e entusiasmo por nossa marca elétrica com nossos clientes e fãs, disse Bettina Fetzer, Head de Marketing da Mercedes-Benz AG.”.
A cidade de Dária, na Arábia Saudita, sediará o primeiro fim de semana de corridas noturnas com iluminação artificial nos dias 26 e 27 de fevereiro. No momento estão confirmadas etapas em Roma (10/abril), Valencia (24/abril), Monaco (08/maio), Marrakech (22/maio) e Santiago do Chile (05 e 06/junho).
Os pilotos Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne irão disputar a Temporada 7 da categoria ao volante do Mercedes-EQ Silver Arrow 02, versão atualizada do modelo do ano passado e equipado com um novo sistema de transmissão.
A Equipe Mercedes-EQ de Fórmula E tem boas lembranças da corrida de abertura da última temporada em Daria. Mesmo sendo a corrida de estreia da equipe na categoria, Stoffel subiu ao pódio em ambas as corridas, enquanto Nyck terminou nos pontos em sua estreia no E-Prix.
Este ano, o circuito de rua de Daria também oferece a perspectiva intrigante das duas primeiras corridas noturnas da história da categoria. O uso da mais recente tecnologia LED de baixo consumo visa reduzir o consumo de energia em até 50% em comparação com os sistemas de iluminação convencionais.
Mercedes-EQ Silver Arrow 02 em números
Dimensões |
|
Comprimento |
5.160 mm |
Largura |
1.770 mm |
Altura |
1.553 mm |
Entre-eixos |
3.100 mm |
Altura do solo |
75 mm (máximo) |
Peso do carro |
903 kg (mínimo) |
|
|
Bateria |
|
Peso |
385 kg |
Capacidade / tempo de carga |
52 kWh / 45 min |
Potencia |
|
Em treinos |
340 cv |
Na corrida |
272 cv |
Modo “Fanboost” |
340 cv |
Modo “Ataque” |
319 cv |
Conheça um pouco sobre a Fórmula E
Sistema de pontuação: os dez primeiros em cada E-Prix pontuam para os campeonatos de pilotos e de equipes. O sistema de pontos é o mesmo utilizado na Fórmula 1, concedendo pontos aos 10 primeiros colocados sendo 25 pontos para o vencedor e 18, 15, 12, 10, oito, seis, quatro, dois e um ponto para o décimo colocado. Pontos extras também são concedidos para o pole position (três pontos), para o piloto mais rápido na fase de grupos da qualificação (um ponto) e para a volta mais rápida na corrida (um ponto). Para receber o ponto extra da volta mais rápida na corrida, o piloto deve terminar entre os dez primeiros, caso contrário, o ponto vai para o piloto entre os dez primeiros com a volta mais rápida.
Modo “Ataque”: o modo “Ataque” é um elemento tático da categoria, que permite que os pilotos tenham mais potência para atacar ou defender sua posição. Ao se fazer uma linha mais lenta em pontos pré-determinados do circuito, o motor elétrico tem a potência aumentada para 340 cv por um curto espaço de tempo. Para ativar o modo de ataque, o piloto deve pressionar um botão no volante e, em seguida, passar sobre as três ativações na zona pré-determinada do circuito. Se ele tiver sucesso, o modo “Ataque” é imediatamente ativado. Cada piloto tem cinco tentativas para ativar esse recurso. O modo “Ataque” não pode ser ativado sob bandeira amarela, apenas em condições normais de corrida.
FanBoost: os fãs também podem participar ativamente da categoria. Votando em uma enquete online através do site www.fiaformulae.com e até 15 minutos após o início da corrida, os fãs escolhem cinco pilotos para receber o “FanBoost”. Os pilotos podem usar brevemente este impulso para aumentar o desempenho do carro na parte final da corrida e por exemplo, iniciar uma manobra de ultrapassagem. O “FanBoost” é indicado por uma luz roxa no halo.
Para o Brasil, as provas e treinos da etapa de abertura serão transmitidos ao vivo pela TV Cultura (Fundação Padre Anchieta-SP) em sua grade de programação normal, sendo as corridas às 14h e os treinos classificatórios, que acontecem nos mesmos dias (26 e 27), às 10h.
Para saber mais sobre a Equipe Mercedes-EQ de Fórmula E, acesse os links abaixo:
Website www.mercedes-benz.com/en/eq-formulae
Media site www.mercedes-benz.com/EQ-FormulaE-Media
Instagram www.instagram.com/mercedesbenzeqfe
Facebook www.facebook.com/mercedesbenzeqfe
Twitter www.twitter.com/mercedeseqfe