Stuttgart - O CLA está destinado a criar uma nova categoria, com aerodinâmica de vanguarda, um avançado design de cupê e a transmissão integral 4MATIC (opcional). O novo cupê com quatro portas segue a ideia do CLS, cujo conceito de design deu origem a uma série de imitações desde seu lançamento em 2003. Com suas portas sem molduras, o cupê adota na produção em série o design apresentado no Concept Style Coupé. O recém-chegado traz um sistema de frenagem baseado em radar (COLLISION PREVENTION ASSIST) como equipamento de série, que é capaz de alertar o motorista sobre a aproximação de algum obstáculo a partir de 7 km/h e iniciar uma frenagem com precisão quando o condutor pisar no pedal do freio.
"A resposta ao Concept Style Coupé foi impressionante. O comentário mais frequente que escutamos até agora foi: 'por favor, coloquem este carro em produção'. E é precisamente o que estamos fazendo agora", comenta o Dr. Dieter Zetsche, CEO do Conselho de Direção da Daimler AG e presidente da Mercedes-Benz Automóveis. "O CLA é um carro onde não existe confusão entre 'porte médio' e 'qualidade mediana'. Seu design reforça o lado esportivo da marca Mercedes-Benz."
Mantendo seu posicionamento esportivo, o CLA é oferecido com motores turbo com alto torque e até 155 kW (211 cv), suspensão esportiva e o novo sistema 4MATIC de tração integral. Os destaques tecnológicos deste novo ícone do design incluem um novo recorde mundial em aerodinâmica para automóveis produzidos em série (Cd = 0,22) e numerosos sistemas de assistência à condução, entre eles o avançado COLLISION PREVENTION ASSIST (assistente de prevenção a colisões).
Este sistema, baseado em radar, alerta o motorista potencialmente distraído por meio de avisos visual e sonoro sobre a presença de obstáculos que é capaz de identificar, preparando simultaneamente o sistema Brake Assist (assistente de frenagem) para uma frenagem de precisão. A frenagem é iniciada assim que o motorista pisar com energia no pedal do freio. Quando é identificado um iminente risco de colisão, o COLLISION PREVENTION ASSIST calcula com precisão a força de frenagem necessária para evitar o acidente e faz o melhor uso possível da distância restante. Uma novidade no COLLISION PREVENTION ASSIST no CLA é proporcionar proteção contra típicas colisões traseiras em situações de tráfego perigosas em velocidades acima de apenas 7 km/h (anteriormente só era eficaz acima de 30 km/h).
Cinco linhas e pacotes de equipamentos com grande variação de caráter e conteúdo são oferecidas para permitir a individualização deste impactante cupê médio (comprimento/largura/altura: 4.630/1.777/1.437 milímetros). Adequando-se ao estilo de vida digitalizado do 'conectado' público alvo do CLA, é possível a integração completa de smartfones com o display e o sistema operacional do veículo.
Após uma breve aparição durante a realização do Salão de Detroit (14 a 27 de janeiro de 2013), o CLA terá seu lançamento mundial durante a Mercedes-Benz Fashion Week em Berlim, na Alemanha (de 15 a 18 de janeiro). O novo CLA está disponível para encomendas na Europa a partir de agora e começará a ser entregue às concessionárias em abril.
Estilo rebelde: o design exterior
Impressionantes proporções esportivas e a poderosa linguagem de design dinâmica, apresentando um perfeito jogo entre superfícies côncavas e convexas, dão a este cupê com quatro portas um visual inconfundível. O CLA adota o design de vanguarda do Concept Style Coupé para a produção em série quase integralmente.
As características marcantes do veículo incluem o capô com saliências destacadas incorporado na dianteira e a grade com padrão diamantado. Os módulos de iluminação e os LEDs por trás dos vidros que cobrem os faróis foram posicionados de forma a criar um efeito característico de difusão para as luzes de uso diurno e sinaleiras. Esta assinatura luminosa define a aparência energética do carro e modela uma nova e jovem expressão facial para a Mercedes-Benz.
Numerosos detalhes indicam que, em relação ao design, o CLA é um desenvolvimento que vai além do moderno e clássico Mercedes-Benz CLS. Três linhas proeminentes dão estrutura ao veículo quando visto de lado: a borda estrutural dianteira sobre as molduras das rodas flui na direção da traseira numa linha descendente característica. Outra linha, mais sinuosa, marca a musculatura dos 'ombros' acima do eixo traseiro, enquanto a terceira se estende numa curva envolvente desde a roda dianteira para trás. Juntas, estas linhas dão profundidade e dinamismo ao perfil lateral.
A traseira, que enfatiza a impressão de largura, transpira força e disposição atlética por meio de um jogo entre superfícies e bordas convexas e côncavas. O contorno do teto suavemente inclinado e a pronunciada e marcante curvatura da janela traseira proporcionam ao CLA um caráter esportivo também quando contemplado por trás. A impressão dinâmica da parte posterior resulta das colunas C recuadas, associadas à musculatura dos ombros sobre as molduras das rodas traseiras. As lanternas são emolduradas pelas linhas musculosas dos ombros que se estendem para dentro da traseira, a orientação horizontal das lanternas reforçando a força estética e a largura da traseira. As luzes traseiras estão dispostas em forma de flecha.
Um grande teto solar panorâmico deslizante/oscilante é oferecido como opcional. O teto solar consiste de uma cobertura fixa de policarbonato na dianteira, um elemento móvel de cristal mineral e frisos laterais combinando com o visual do vidro. Desta forma, a superfície transparente se estende do para-brisa dianteiro à janela traseira.
Interior: um "toque descolado"
A aparência avançada e esportiva do exterior é mantida no interior do veículo. A parte interna ganha um senso de qualidade especial devido à linguagem do design, seleção de materiais de alta qualidade e disponibilidade de combinações de materiais. Todas as superfícies de acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando numa aparência metálica com "toque descolado”.
O painel de instrumentos incorpora cinco saídas de ar redondas. Os aros externos das aberturas circulares recebem acabamento de eletrodeposição de alta qualidade. A direção do fluxo de ar é controlada por um inserto galvanizado que demonstra uma meticulosa atenção aos detalhes. A tela do display tem painel dianteiro em laca preto-piano e uma moldura prateada.
O CLA é equipado com bancos integrais na frente e atrás, reforçando seu caráter esportivo. O assento traseiro privilegia os espaços laterais (tipo 2+1). Costura pespontada colorida é disponibilizada de acordo com as opções selecionadas para o acabamento interno. Um cabo de fibras óticas opcional na abertura entre o apoio de cabeça e o encosto é oferecido como parte da iluminação interna do carro.
Esguio por natureza: novo recorde em Cd
Com um Cd (coeficiente aerodinâmico) de 0,22, o CLA estabelece uma nova referência, tanto entre os modelos da Mercedes-Benz como entre todos os veículos produzidos em série. A área de arrasto, Cd x A, que é crucial para a resistência aerodinâmica, também é a melhor, com 0,51 m².
As boas características do fluxo de ar, que é um importante fator para o baixo consumo de combustível do veículo em condições normais de uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica. Elas incluem o baixo ombro da coluna A com uma geometria especialmente adaptada, espelhos retrovisores externos aerodinamicamente otimizados, desenho das rodas desenvolvido para reduzir o arrasto aerodinâmico e defletores serrilhados nas molduras de rodas dianteiras e traseiras.
A ampla cobertura da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro e o silenciador traseiro aerodinamicamente desenvolvido seguido por um difusor facilitam o fluxo de ar sob o carro.
Segurança inteligente: sistemas de assistência avançados
Numerosos sistemas de assistência dão apoio ao motorista no CLA e reduzem a necessidade de esforço. O equipamento de série do cupê inclui o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (assistente de atenção) e o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST (assistente de prevenção a colisões) baseado em radar com Brake Assist (assistência de frenagem) adaptativo, que agora ajudam a proteger o carro contra colisões a partir de apenas 7 km/h de velocidade (anteriormente acima de 30 km/h).
Este item, combinado com o DISTRONIC PLUS, transforma-se no COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, incorporando uma função adicional: quando o perigo de colisão persiste e o motorista deixa de responder a ele, o sistema é capaz de frear de forma autônoma em velocidades até 200 km/h, reduzindo assim a violência de choques contra veículos vagarosos ou parados. O sistema também freia na presença de veículos parados em velocidades de até 30 km/h e pode evitar colisões traseiras em velocidades de até 20 km/h.
Sistemas da assistência já bem conhecidos, como o pacote Lane Tracking (seguidor de faixa de rolamento) com Blind Spot Assist (assistente de ponto cego) e Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) ou Adaptive Highbeam Assist (assistente adaptativo de farol alto) também são oferecidos para o CLA. O sistema opcional Active Parking Assist (assistente de estacionamento ativo) permite estacionar automaticamente em vagas longitudinais ou transversais.
Projeto dinâmico: chassi e suspensão
O chassi do CLA dispõe de suspensão dianteira tipo McPherson e tem suspensão traseira independente com braços múltiplos, com três elementos de controle e um braço de arrasto por roda. Isto permite que as movimentações longitudinal e lateral sejam virtualmente independentes entre si. Uma característica específica do CLA é a separação flexível do suporte do eixo traseiro, que beneficia o conforto de rodagem. Os cubos de rodas e suportes de molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas. Há duas regulagens de chassi e suspensão disponíveis: a suspensão 'conforto' e a suspensão esportiva opcional, para uma dirigibilidade esportiva, embora também confortável. Esta última reduz a altura da carroceria em 20 mm na frente e 15 mm na traseira.
Independentemente do tipo de chassi escolhido, todas as variações do CLA vêm com sistema de direção Direct Steer. Este sistema de assistência de direção eletromecânico proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais na maioria das situações de uso e contribui de forma decisiva para melhorar a eficiência total do veículo, já que a assistência só é acionada, consumindo energia, quando o volante é efetivamente girado. O sistema também dá espaço para várias funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control - programa eletrônico de estabilidade). Entre elas estão o contraesterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.
Alto poder de tração e impressionante agilidade: tração integral 4MATIC
O Mercedes-Benz CLA é oferecido opcionalmente com uma nova geração do sistema 4MATIC de tração integral permanente com distribuição de torque totalmente variável. Como ocorre com outras versões do sistema 4MATIC, este desenvolvimento completamente novo proporciona alta reserva de poder de tração e uma impressionante agilidade combinadas a uma segurança de condução e eficiência energética superlativas.
Os componentes mais inovadores do novo sistema 4MATIC incluem a saída de força para o eixo traseiro integrada à transmissão automatizada 7G-DCT de dupla embreagem e as engrenagens do eixo traseiro com embreagem multidiscos controlada por um sistema eletro-hidráulico. Esta configuração permite a transmissão integralmente variável do torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Entre os benefícios adicionais deste design estão o menor peso do sistema, comparado aos concorrentes, e a alta eficiência.
Pronto para o futuro: potência com eficiência
Um ano antes da data prevista para a introdução das normas Euro 6 em 2014, todas as versões a gasolina e a opção diesel de topo do novo Mercedes-Benz CLA já atendem aos futuros requisitos deste padrão de emissões europeu.
Os motores a gasolina, com cilindrada entre 1,6 e 2 litros, cobrem um espectro de potência variando entre 90 kW (122 cv) no CLA 180, 115 kW (156 cv) no CLA 200 até 155 kW (211 cv) no CLA 250. Os dois motores diesel combinam alto torque em baixas rotações com a mais alta eficiência: o CLA 200 CDI gera 100 kW (136 cv), com torque máximo de 300 Nm (disponível a partir do terceiro semestre de 2013). Com 2,2 litros de capacidade cúbica, o CLA 220 CDI oferecerá 125 kW de potência (170 cv) e 350 Nm de torque, emitindo apenas 109 g de CO2 por quilômetro rodado.
Todos os motores dispõem de função ECO start/stop de série. Os motores são combinados com um câmbio manual de seis marchas ou com a transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT, que combina conforto e esportividade de forma inimitável.
Modelos e preços
Modelo | Cilindrada | Transmissão | Potência | Emissões de CO2* | Preço** |
Gasolina, injeção direta | |||||
CLA 180 | 1.595 cc | Manual, seis marchas | 90 kW (122 cv) | 126 - 130 g/km | € 28.977 |
CLA 200 | 1.595 cc | Manual, seis marchas | 115 kW (156 cv) | 127 – 131 g/km | € 31,862 |
CLA 250 | 1.991 cc | 7G-DCT | 155 kW (211 cv) | 142 – 144 g/km | € 38,675 |
Diesel, injeção direta | |||||
CLA 200 CDI | 1796 cc | Manual, seis marchas | 100 kW (136 cv) | n/d | n/d ** |
CLA 220 CDI | 2143 cc | 7G-DCT | 125 kW (170 cv) | 109 – 117 g/km | € 37,991 |
* consumo combinado cidade-estrada, ** preços na Alemanha, incluindo imposto de 19 % (VAT), *** disponível a partir do terceiro trimestre de 2013
"Sempre ligado": sistemas multimídia
A última geração multimídia lançada no CLA traz novas funções, aplicativos adicionais e um grafismo colorido modificado.
O conceito Digital Drive Style da Daimler, que juntamente com o "Drive Kit Plus for the iPhone" permite integração contínua do iPhone com o veículo, foi ampliado. Os destaques incluem controle por voz Siri e compartilhamento de localização em tempo real Glympse. O sistema Glympse permite que o usuário compartilhe sua localização momentânea com pessoas selecionadas. Outras funções são o Facebook, Twitter, rádio via internet, AUPEO! Personal Radio e a avançada solução de navegação da Garmin, com informação em tempo real do trânsito baseada na web, procura online de destinos, incluindo Street View e display de mapas 3D.
O sistema multimídia COMAND Online também foi ampliado. A nova geração oferece melhor display para mapas, fotorrealista, e um perfil Bluetooth adicional (para possibilitar acesso à internet pelo iPhone, por exemplo), exibição de imagens nos formatos bmp e png e transferência de dados de trânsito em tempo real via LIVE TRAFFIC.
Declarações de executivos da Mercedes-Benz sobre o CLA
"Estilo rebelde"
"Estamos adotando integralmente o design expressivo do Concept Style Coupé na produção em série. Com sua linguagem de design única, estou convencido de que o CLA irá deixar uma forte marca na imagem da Mercedes-Benz." 'Dr. Dieter Zetsche, CEO do Conselho de Direção da Daimler AG e presidente da Mercedes-Benz Automóveis
"Fortemente vanguardista, mesmo assim o CLA se mantém fiel aos valores centrais da Mercedes-Benz ao estabelecer novos parâmetros em aerodinâmica, eficiência e sistemas de assistência à direção, por exemplo," Prof. Dr. Thomas Weber, membro do Conselho de Direção da Daimler, responsável pela Pesquisa do Grupo e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis
"Queremos atingir novos grupos de clientes com o CLA - inclusive aqueles que nunca pensaram em dirigir um Mercedes-Benz." Dr. Joachim Schmidt, Vice-presidente executivo da Mercedes-Benz Automóveis, Vendas e Marketing
"A linguagem de design dinâmica se manifesta nas proporções impactantes, contornos fluidos e musculares e superfícies esculturais. O CLA tem estilo rebelde." Gorden Wagener, Chefe de Design da Mercedes-Benz Automóveis