Ir para o conteúdo

Edição de lançamento do Mercedes-Benz CLA chega ao Brasil


  • CLA 200 Turbo 1st Edition traz design diferenciado e esportivo e ampla lista de equipamentos de série
  • Motor 1.6 turbo com 156 cv e transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT garantem desempenho dinâmico
  • Com Cd (coeficiente aerodinâmico) de 0,23, o CLA estabelece nova referência mundial em eficiência aerodinâmica para veículos produzidos em série

A Mercedes-Benz traz ao Brasil o CLA 200 Turbo 1st Edition, edição especial de lançamento, com ampla gama de equipamentos de segurança, direção e conforto. Sucesso no mundo, o novo integrante da geração de compactos estabelece uma nova categoria. O coupé de quatro portas com design avançado e esportivo possui motor 1.6 turbo com 156 cv de potência e 250 Nm de torque, injeção direta de combustível, sistema ECO start/stop e transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT com sete marchas - combinação que garante um desempenho à altura de sua aparência esportiva.

O modelo combina linhas agressivas e dinâmicas com detalhes de estilo que deixam claro seu DNA, como o sofisticado design da grade dianteira. Esteticamente impactante, o design do Mercedes-Benz CLA é paralelamente funcional. O meticuloso desenvolvimento do modelo garantiu a ele o menor coeficiente aerodinâmico do mundo entre veículos produzidos em série (Cd=0,23), um dos fatores a contribuir para a eficiência no consumo e baixas emissões de CO2.

Estilo rebelde

O CLA chega ao Brasil para conquistar um público jovem, interessado em estilo, design e modernidade, sem deixar de lado a qualidade e segurança típicos da Mercedes-Benz. Não por acaso, proporções claramente esportivas e uma poderosa linguagem dinâmica de design deixam claro, à primeira vista, que o CLA faz parte de uma nova era na história da Mercedes-Benz. A ausência da coluna central entre as janelas laterais e o perfeito jogo entre superfícies côncavas e convexas dão a este cupê com quatro portas um visual inconfundível.

As características marcantes do veículo incluem o capô com saliências destacadas incorporado na dianteira e a grade com contorno em forma de diamante. Os faróis bi-xenônio e os LEDs das luzes de condução diurna posicionados dentro do conjunto ótico criam um efeito único de difusão luminosa. À noite, eles geram uma assinatura que define a aparência energética do carro e, durante o dia, proporcionam uma jovem expressão facial.
 
Três linhas proeminentes dão estrutura ao veículo quando visto de lado: a borda estrutural dianteira sobre as molduras das rodas flui na direção da traseira em uma linha descendente característica. Outra linha, mais sinuosa, marca a musculatura dos 'ombros' acima do eixo traseiro, enquanto a terceira se estende em uma curva envolvente desde a roda dianteira para trás. Juntas, estas linhas dão força, profundidade e dinamismo ao perfil lateral, ressaltado também pelas rodas de liga leve de 18 polegadas com cinco raios duplos.

As linhas da traseira reforçam a impressão de largura, mostrando força e disposição atlética por meio do jogo entre a curvatura das superfícies e bordas. O contorno do teto suavemente inclinado e a marcante curvatura da janela traseira proporcionam ao CLA um caráter bastante esportivo. A impressão dinâmica da parte posterior resulta principalmente do recuo das colunas C e da musculatura dos ombros sobre as molduras das rodas traseiras. As lanternas, dispostas em forma de flecha, são envolvidas pelas linhas dos ombros que se estendem para dentro da traseira e sua orientação horizontal acentua a força estética do conjunto traseiro. As duas saídas cromadas do escapamento, uma de cada lado, são um toque esportivo adicional.

O grande teto solar panorâmico deslizante/oscilante reforça o estilo jovem do CLA com um toque de elegância e requinte. O conjunto consiste de uma cobertura fixa de policarbonato na dianteira, um elemento móvel de cristal mineral e frisos laterais combinando com o visual do vidro. A superfície transparente se estende do para-brisa dianteiro à janela traseira de forma natural, como um elemento de estilo totalmente integrado ao design do carro. Caso deseje, o motorista pode proteger o interior dos raios solares acionando uma tela de isolamento, ao toque de apenas uma tecla.

Interior: um "toque descolado"

A linguagem de design avançada e esportiva do CLA 200 Turbo 1st Edition também se evidencia no interior do veículo. Como se espera de um Mercedes-Benz, a parte interna tem uma aura de qualidade especial ressaltada por seus traços, pela seleção e as combinações de materiais de alta qualidade. Todas as superfícies de acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando em uma aparência metálica elegantemente descontraída.

O painel de instrumentos incorpora cinco saídas de ar redondas, lembrando turbinas a jato, uma reminiscência do superesportivo SLS 63 AMG. A direção do fluxo de ar é controlada por um inserto galvanizado que demonstra uma meticulosa atenção aos detalhes. O display com 17,8 cm, que se eleva ao centro, tem painel dianteiro em laca preto-piano e moldura prateada e, além de permitir controlar várias funções do carro, como o ar-condicionado digital, integra o Comand Online, que oferece navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos especiais da Mercedes-Benz. O sistema multimídia aceita DVD, CDs, dispositivos USB e Sd-card. A conexão Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e a execução de músicas por meio de streaming.

O CLA 200 Turbo 1st Edition é equipado com bancos integrais na frente e atrás, com acabamento em couro sintético ÁRTICO e tecido, reforçando seu caráter esportivo. O assento traseiro privilegia os espaços laterais (tipo 2+1). Costura pespontada colorida é disponibilizada de acordo com as opções selecionadas para o acabamento interno. O padrão de acabamento dos bancos é replicado nos painéis internos das portas, que combina o couro sintético ÁRTICO com frisos cromados. A forração do teto é preta, criando um ambiente simultaneamente acolhedor e ainda mais esportivo. O CLA vem equipado com um pacote de luzes internas com 17 pontos de iluminação estrategicamente escolhidos, com destaque para as soleiras em alumínio iluminadas. A tonalidade quente é proposital, buscando aproximar o interior do veículo do aconchego de uma sala de estar.

Esguio por natureza: novo recorde em Cd

Entre os diferenciais tecnológicos do CLA, merece destaque o Cd (coeficiente aerodinâmico) de 0,23, um novo recorde mundial em aerodinâmica para automóveis produzidos em série. A área de arrasto, Cd x A, que é crucial para a resistência aerodinâmica, também é a melhor, com 0,51 m².

As boas características do fluxo de ar, importante fator para o baixo consumo de combustível do veículo em condições normais de uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica. Entre elas, estão o baixo ombro da coluna A com uma geometria especialmente adaptada, espelhos retrovisores externos aerodinamicamente otimizados, o desenho das rodas desenvolvido para reduzir o arrasto aerodinâmico e defletores serrilhados nas molduras de rodas dianteiras e traseiras.

A preocupação com a aerodinâmica também está em áreas não visíveis, a começar pelo fluxo de ar dentro do capô dianteiro. Ao mesmo tempo, a ampla cobertura da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro com sulcos especiais e o silenciador traseiro aerodinamicamente desenvolvido, seguido pelo difusor, dinamiza o fluxo de ar sob o carro.

Projeto dinâmico e segurança garantida

O CLA 200 Turbo 1st Edition dispõe de suspensão dianteira tipo McPherson e suspensão traseira independente com braços múltiplos em alumínio, com três elementos de controle e um braço de arrasto por roda. Isso permite que as movimentações longitudinais e laterais sejam virtualmente independentes entre si. Uma característica específica do CLA é a separação flexível do suporte do eixo traseiro, que beneficia o conforto de rodagem.  Os cubos de rodas e suportes de molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.

Outro importante item é a direção eletromecânica Direct Steer. Esse sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais na maioria das situações de uso e contribui de forma decisiva para melhorar a eficiência total do veículo, já que a assistência só é acionada, consumindo energia, quando o volante é efetivamente girado. O sistema também dá espaço para várias funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control - programa eletrônico de estabilidade).  Entre elas estão o contraesterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.

Numerosos sistemas de assistência dão apoio ao motorista no CLA e reduzem a necessidade de esforço. O sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (assistente de atenção) alerta o motorista quando percebe sinais de desatenção ao conduzir, sugerindo uma parada para descanso.

Fundamental para a segurança do veículo, o sistema de frenagem adaptativo concentra, além de suas funções básicas, o controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função HOLD, que mantém o carro parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado.

A segurança passiva em caso de colisões é assegurada por um conjunto composto de sete airbags. Além dos dois dianteiros, para o motorista e o passageiro, há dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as 4 janelas do veículo, e um airbag especial para proteger os joelhos do motorista. A estrutura da carroceria, que utiliza 66% de aço de alta e ultra-alta resistência, também é fundamental para garantir ótima proteção aos ocupantes do veículo.

O CLA 200 Turbo 1st Edition chega à rede de concessionários no Brasil por R$ 150.500.

Especificações técnicas

 

CLA 200 Turbo 1st Edition

Motor

4 cilindros em linha, turbo, 16 válvulas

Cilindrada

1.595 cm³

Potência

156 cv / 5.300 rpm

Torque máx.

250 Nm entre 1.250 - 4.000 rpm

Aceleração 0-100 km/h

8,5 s

Velocidade máxima

223 km/h

Peso

1.430 kg

Pneus

225/40 R18

Capacidade do porta-malas

470 l

Tanque de combustível

56 l

Dimensões

Comprimento: 4.630 mm

Largura: 2.032 mm

Altura: 1.432 mm

* limitada eletronicamente

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.