Ir para o conteúdo

Daimler anuncia nova fábrica de automóveis Mercedes-Benz no Brasil


  • Nova fábrica em Iracemápolis, SP, produzirá a próxima geração da Classe C e o GLA
  • Unidade contribuirá para a estratégia de crescimento Mercedes-Benz 2020
  • Início de produção será em 2016
  • Investimento é de cerca de R$ 500 milhões
  • Andreas Renschler: “O Brasil é um importante mercado futuro. Com nossa produção local nós aceitamos o desafio e enfrentaremos nossos competidores”.

Stuttgart/São Paulo – A Daimler cresce no Brasil acrescentando uma nova unidade à rede de produção global de automóveis da Mercedes-Benz. No futuro, a próxima geração da Classe C e o GLA serão produzidos para o mercado local em uma nova fábrica em Iracemápolis, localizada no interior de São Paulo.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, participou de cerimônia oficial nesta terça-feira, 1 de outubro, com Andreas Renschler, membro do Board responsável por Produção e Compras da Mercedes-Benz Automóveis e Mercedes-Benz Vans, e Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da Daimler para América Latina. De acordo com o plano atual, os primeiros veículos sairão da linha de produção em 2016. Um investimento de cerca de R$ 500 milhões foi reservado para o primeiro estágio de produção.

Andreas Renschler: “O Brasil é um importante mercado futuro. Com nossa produção local nós aceitamos o desafio e enfrentaremos nossos competidores. A nova unidade representa de maneira exemplar a expansão de nossa rede de produção global – assim teremos acesso ainda maior a nossos clientes.” Com relação à importância estratégica do programa de produção local, Renschler disse que “com a nova geração da Classe C e o GLA, faremos a nacionalização de dois produtos altamente atraentes com a qualidade superior da Mercedes, para a qual vemos grande potencial no segmento de veículos premium brasileiro”.

“Com a produção local de automóveis, a Mercedes-Benz sobressai como a única empresa que atua em todos os segmentos de mobilidade no Brasil, com automóveis, caminhões, ônibus e vans”, disse Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. “A proximidade das nossas fábricas em São Paulo e Minas Gerais também nos permitirá ter maior integração entre as plantas e as possibilidades de intercâmbio para os funcionários”.

Para o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o anúncio da nova fábrica em Iracemápolis significa uma perspectiva de avanço tecnológico e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. "A Mercedes-Benz é uma gigante da indústria automobilística internacional, que tem a marca forte da qualidade e da inovação. A construção de mais uma fábrica aqui comprova que a excelência do capital humano e da infraestrutura paulista fazem toda a diferença para quem vem investir no Brasil, bem como o excelente trabalho de apoio da agência Investe São Paulo, que tem justamente a missão de ser uma parceira das empresas que escolhem atuar em nosso Estado", afirma Alckmin.

A produção prevista para a nova fábrica deverá atingir até 20 mil veículos por ano. Cerca de 1.000 novos empregos serão criados e, além disso, deverá desenvolver cerca de 3 mil novos empregos em fornecedores.

Sobre a rede de produção global Mercedes-Benz

A rede de produção global da Mercedes-Benz Automóveis inclui as fábricas alemãs de Sindelfingen, Bremen e Rastatt, a fábrica húngara de Kecskemét, a planta dos EUA de Tuscaloosa - Alabama, a planta sul-africana de East London e a unidade de produção BBAC (Beijing Benz Automotive Corporation, uma joint venture entre a Daimler e a BAIC) de Pequim, China, como principais instalações de produção de veículos. Há também montadoras no Egito, Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnam. Em todos os locais a alta qualidade de cada veículo é garantida pelos padrões globais do sistema de produção Mercedes-Benz (Mercedes-Benz Production System - MPS).

Além disso, há os locais de produção de trens de força, que incluem a planta da Mercedes-Benz de Untertürkheim (em Stuttgart) bem como as fábricas de Berlim e Hamburgo, e a subsidiária MDC Power de Kölleda. As operações fora da Alemanha incluem a subsidiária romena Star Transmission, e a partir deste ano, uma nova fábrica de motores com a joint-venture BBAC em Pequim. A partir de 2014, a Daimler e a Nissan darão início à produção conjunta de motores de quatro cilindros a gasolina com base em um modelo Mercedes-Benz na fábrica da Nissan de Decherd, Tennessee.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

A Daimler está representada no Brasil pela Mercedes-Benz do Brasil Ltda., que possui operações das divisões Mercedes-Benz Automóveis, Daimler Trucks, Daimler Buses e Daimler Financial Services. A fábrica da Daimler AG de São Bernardo do Campo é a maior fora da Alemanha e a única onde caminhões, chassis de ônibus e agregados tais como motores, caixas de câmbio, eixos e cabines de caminhões são produzidos no mesmo local. A unidade de Juiz de Fora, que foi incorporada à rede de produção global de veículos comerciais Mercedes-Benz em 2010, tem produzido os caminhões leves Actros e Accelo para o mercado latino-americano desde 2012. A experiência de longa data com a produção local, a ótima rede da Mercedes-Benz do Brasil e sua forte posição no mercado de veículos comerciais brasileiro foram fatores significativos na decisão atual sobre a localização da nova fábrica de automóveis do grupo.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.