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Daimler AG e Universidade de Stuttgart concebem em conjunto o veículo e a produção do futuro


  • Daimler AG e Institutopara Design de Aeronaves assinam contrato de cooperação para pesquisa conjunta sobre novos designs, simulação e tecnologias de processo em construção com peso reduzido em FRP/CRP (Fiberglass Reinforced Plastic - plástico reforçado com fibra de vidro / Carbon Reinforced Plastic - plástico reforçado com fibra de carbono)
  • Colaboração vem reforçar as atividades de pesquisa das duas associadas no projeto ARENA2036 Research Campus

No futuro, pesquisadores dos campos dos negócios e da ciência trabalharão juntos no projeto ARENA2036 Research Campus (campus de pesquisa ARENA2036), na Universidade de Stuttgart, em tópicos relacionados à "produção flexível e construção de baixo peso com funções integradas". O objetivo do consórcio é unir, desde o início, o desenvolvimento da construção de novos produtos com peso reduzido com a pesquisa de produção. Paralelamente a seis institutos da Universidade de Stuttgart e a Daimler, numerosos outros representantes das áreas de negócios e ciências de Baden-Württemberg estão envolvidos na iniciativa de longo prazo do Campus, que é respaldado financeiramente pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa.

Para apoiar as atividades planejadas pelo Campus de Pesquisa, a Daimler e a Universidade de Stuttgart assinaram um acordo adicional de cooperação a longo prazo, que envolve a participação de candidatos ao doutorado e empregados do Instituto para Design de Aeronaves no desenvolvimento conjunto de pesquisas com especialistas da Daimler sobre assuntos fundamentais no campo da produção, simulação e design de componentes de construção leve em FRP / CRP.

Segundo o Professor Herbert Kohler, vice-presidente de Pesquisa e Sustentabilidade do Grupo e diretor-chefe de Sustentabilidade da Daimler AG, "uma combinação inteligente de materiais e construção de baixo peso tem sido parte integral da construção de veículos da Mercedes-Benz por décadas. Além de aços de alta resistência, também utilizamos outros materiais com o objetivo de reduzir os pesos de nossos veículos, aumentando desta forma sua eficiência. Confiamos no uso inteligente de componentes de FRP/ CRP - sempre de acordo com o princípio do "material certo no lugar certo". O desafio é usar tanto o FRP como o CRP nos veículos produzidos em série de maneira economicamente eficiente, de forma que os custos totais continuem atraentes para os consumidores. Estamos nos dedicando a isso juntos, dentro da estrutura de nossa cooperação."

O Professor Peter Middendorf, diretor do Instituto para o Design de Aeronaves da Universidade de Stuttgart, ressaltou: "No Instituto para o Design de Aeronaves, já faz muitos anos que desenvolvemos estruturas de construção de baixo peso para a aviação reforçadas com fibras. Nossa pesquisa é focada na tecnologia de pré-forma / moldagem de compósito líquido e na representação virtual da cadeia de processos completa, oferecendo um alto potencial de transferência para a indústria automotiva. Juntamente com a Daimler, queremos investigar no futuro procedimentos mais rápidos e viáveis em termos de custos para responder aos desafios da produção em larga escala com novas tecnologias.”

O material certo no lugar correto

A construção com peso reduzido é um componente integral da estratégia da Daimler rumo à mobilidade sustentável. Um dos objetivos de desenvolvimento da empresa é reduzir o peso da carroceria de todos os veículos da Mercedes-Benz em aproximadamente 10% comparado aos modelos anteriores. Isto significa que a eficiência no consumo de combustível pode ser melhorada ainda mais, assim como a redução de emissões. Para atingir esse objetivo, a Daimler está concentrada no desenvolvimento de novas tecnologias - baseada no princípio do "material certo no lugar correto".

ARENA2036 Research Campus

No ARENA2036 (Active Research Environment for the Next Generation of Automobiles - ambiente de pesquisa ativa para a nova geração de automóveis), cientistas e outros especialistas realizam pesquisas fundamentais no campo das tecnologias de construção leve e modelos de produção para o carro do ano 2036, quando acontecerá o 150º aniversário da invenção do automóvel.

O ARENA2036 Research Campus está entre os vencedores do concurso "Research Campus - public/private partnership for innovations" (Campus de Pesquisa - parcerias público-privadas para inovações) organizado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha. O ARENA2036 ficou à frente de inúmeros participantes. O programa impressionou por seu extraordinário potencial de inovação para uma produção versátil no futuro relativo à construção de baixo peso integrada à funcionalidade, além do conceito experimental de cooperação entre vários parceiros sob o teto de uma única "fábrica de pesquisas". O Arena é o único entre os dez programas vencedores que já atingiu a fase principal.

Mais informações sobre a Daimler estão disponíveis nos links: www.media.daimler.com e www.daimler.com
Mais informações sobre a Universidade de Stuttgart estão disponíveis em: http://www.uni-stuttgart.de/hkom

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