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Com Sprinter, Mercedes-Benz inicia vendas de vans e furgões inéditos no Brasil


  • Novo Sprinter para 20 passageiros mais motorista é a maior van de transporte de pessoas do Brasil
  • Pioneiro no segmento, Sprinter misto oferece transporte para seis passageiros e 7,8 m3 de carga
  • Furgão Sprinter para transporte de cargas passa a ser oferecido também na versão envidraçada, com janelas
  • Linha Sprinter agora disponível em nove cores
  • Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, com 52 versões disponíveis

A linha Sprinter da Mercedes-Benz – formada por diversos modelos de vans para transporte de passageiros, bem como por furgões e chassis para transporte de cargas – apresenta novas versões disponíveis para o mercado brasileiro.

Além da tradicional Sprinter 15+1 luxo e standard (15 assentos para passageiros e mais o assento do motorista), as inéditas e exclusivas opções 17+1 e 20+1 – maior van de transporte de passageiros do mercado - aumentam as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem, otimizando a rentabilidade dos seus negócios. Essas configurações já saem montadas de fábrica, o que assegura maior qualidade, conforto, robustez e segurança no transporte de passageiros.

A Mercedes-Benz inova no segmento e traz a primeira van de uso misto do Brasil, com capacidade para seis ocupantes e 7,8m³ de compartimento de carga. Atenta ao mercado, a empresa apresenta uma solução de fábrica que contempla a necessidade de clientes que necessitam carregar menor volume de carga e mais passageiros, sem abrir mão do conforto. Os principais mercados para esse produto são veículos de equipes de promoção, organização de eventos, foto e filmagem, publicidade, catering , entre outros.

A Mercedes-Benz também dá início às vendas do furgão Sprinter envidraçado, concebido para trazer mais qualidade nas soluções demandadas pelo mercado em que os vidros são necessários, o que é um ponto crítico para a transformação de furgões. Existem segmentos crescentes, tais como escritórios móveis e vans do tipo limousine que demandam essa configuração.

“Valorizando ainda mais essa linha de produtos de reconhecido sucesso, estamos ampliando as opções de escolha para os clientes, passando a comercializar novos modelos”, afirma Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis e Vans e de Desenvolvimento de Rede Brasil da Mercedes-Benz do Brasil. “A Mercedes-Benz possui a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, com 52 versões disponíveis”.

Referência em agilidade e produtividade

O Sprinter também é referência de mercado em agilidade e eficiência. “A atual linha proporciona muito mais vantagens aos clientes, contribuindo para maior produtividade em suas atividades de transporte de carga ou de passageiros, resultando em maior rentabilidade”, comenta Adriana Taqueti, gerente senior de Vendas e Marketing para vans da Mercedes-Benz do Brasil.

O atual Sprinter cumpre com excelência dois dos maiores desafios do transporte: redução no consumo de combustível e no índice de emissões. Sua tecnologia BlueEFFICIENCY abrange um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento dos sub-sistemas internos do motor. Além disso, sua transmissão foi desenvolvida com base nas necessidades típicas da aplicação de veículos comerciais leves.

Quando se trata de nível baixo de emissões e respeito pelo meio ambiente, os motores Mercedes-Benz OM 651 LA biturbo de 4 cilindros são destaques em suas duas classes de potência: a versão 311 CDI Street conta com motor de 114 cv, com torque de 28,5 mkgf entregues na ampla faixa de 1.200 a 2.400 rpm. Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm.

Com alta potência e torque, os veículos Sprinter ganham maior agilidade no trânsito, com melhores arrancadas e retomadas e também com maiores velocidades médias.

A exclusiva tecnologia BlueEFFICIENCY utiliza sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), atendendo ao PROCONVE P-7 (Euro 5).

Suavidade sem precedentes: um marco na evolução do motor diesel

A nova geração do Sprinter trouxe para o mercado mais uma importante inovação tecnológica: a introdução de dois eixos balanceadores Lanchester em seus motores, o que representa mais um marco na evolução dos propulsores a diesel. Os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cárter, e levam o motor OM 651 LA a um nível de suavidade nunca antes alcançado nessa classe e contribuem para um menor nível de ruído do veículo.

Os balanceadores Lanchester do Sprinter são os primeiros entre todos os veículos comerciais leves do mercado, o que mais uma vez confirma o pioneirismo em tecnologia da Mercedes-Benz.

Câmbio de 6 marchas oferece mais agilidade e baixo consumo

Os motores do Sprinter harmonizam-se perfeitamente com a transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível.

Com uma relação de marchas otimizada, o novo câmbio favorece as manobras em velocidades baixas. Já a relação da sexta marcha, 15% mais alta, contribui para manter a rotação do motor mais baixa, mesmo nas velocidades mais altas. O motorista ainda conta com um indicador que o auxilia na troca de marchas de maneira otimizada.

Além de contribuir para a economia no consumo de combustível, essa nova transmissão, desenvolvida para o mercado local, propicia melhor dirigibilidade e maior agilidade para o veículo.

Padrão de segurança extremamente elevado

Com a chegada do atual Sprinter, a Mercedes-Benz aprimorou ainda mais o seu reconhecido e exemplar nível de segurança, criando um novo padrão no mercado com a introdução de diversas tecnologias. Um dos principais diferenciais é a introdução do programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR e ABS ao BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.

O sistema ABS evita o travamento das rodas, mesmo nas frenagens bruscas, enquanto o ASR evita que as rodas patinem. Por sua vez, o BAS identifica a velocidade de acionamento do freio e reduz a distância de frenagem de acordo com a reação do motorista sobre o pedal de freio. Já o EBV reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto carga e veículo e ajusta a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.

Com os quatros sistemas integrados, o ESP Adaptativo® garante um controle adaptativo da frenagem, aumenta o controle e a estabilidade do veículo mesmo em condições críticas, reduz o risco de tombamento lateral e realiza uma intervenção em movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via.

O atual Sprinter traz também airbag maior de série para o motorista e opcionalmente para os seus acompanhantes. Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag. Há, ainda, o aviso sonoro que indica a falta do uso cinto de segurança do motorista.

O elevado padrão de segurança do Sprinter também envolve o conceito de absorção de impactos observados em sua estrutura monobloco, prevendo-se a absorção otimizada de impactos e transferindo as forças oriundas de colisão, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo.

Em termos de visibilidade, além do parabrisa maior, a combinação de um grande espelho principal com um espelho angular adicional fornece amplo campo de visão. Também contribui para a segurança a posição inferior do amplo conjunto ótico e faróis de neblina, o que melhora a iluminação da via.

A integração de todas essas tecnologias confirma que esse veículo é o mais seguro de seu segmento.

Design moderno e arrojado, agora com opção de nove cores

Com design moderno, arrojado e muito atrativo, o Sprinter mantém o tradicional perfil em forma de cunha. A conhecida robustez do veículo é explicitada pelos faróis dianteiros maiores e pelo capô integrado à grade. Ainda na parte dianteira, o parabrisa alto e os retrovisores de grandes dimensões aumentam a visibilidade do veículo, além de produzirem um efeito estético atrativo, o que também é realçado pelas ranhuras laterais, que também denotam a robustez do veículo.

Com a nova linha de modelos Sprinter, estarão disponíveis nove cores externas. Além do tradicional branco na paleta de cores solidas, há a disponibilidade das cores amarela, azul e vermelha. Já na linha de metálicas, além de prata, há também o grafite, preto carbono, vermelho e azul.

Interior valoriza ainda mais o espaço e a ergonomia

O amplo espaço do habitáculo, o novo painel de instrumentos, os diversos compartimentos porta-objetos e a utilização de materiais de alta qualidade valorizam o espaço interno e a ergonomia do Sprinter. Isso também fica evidenciado no acesso aos comandos e na posição do volante em relação ao painel, que disponibiliza, opcionalmente, teclas para comunicação com o rádio e o telefone via Bluetooth. A coluna de direção ajustável, tanto em altura como em profundidade, contribui para a melhor ergonomia. A chave de ignição inclui a função de fechamento central das portas por controle remoto.

De série, o novo Sprinter traz rádio com CD e MP3 player, entrada SD-Card e conexão Bluetooth, que garante a conectividade e a possibilidade de utilização de celular sem utilizar as mãos (hands free).

O novíssimo sistema de ar condicionado é um diferencial do Sprinter. Com um aviso de temperatura exterior, a temperatura no interior do veículo pode ser selecionada de maneira precisa e é mantida sempre num nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar. Destaque para as vans, cujo ar condicionado de controle independente, com saídas de ar no painel e no teto, foi desenvolvido exclusivamente para o mercado latino-americano.

Originais de fábrica, os bancos dos veículos Sprinte, que possuem encosto de braço para o motorista, foram concebidos para garantir o conforto e aumentar a segurança. O Sprinter é a única van entregue diretamente da linha de produção de uma montadora. Além de atender os criteriosos requisitos de qualidade fabril, os bancos do novo Sprinter foram concebidos para atender não somente os requisitos legais de um banco, mas também os requisitos que a Mercedes-Benz impõe a seus produtos, sendo exaustivamente testado em testes virtuais e físicos, com tecnologias inovadoras, como a fixação por trilhos.

”Os bancos do novo Sprinter confirmam o compromisso da Mercedes-Benz em ser referência em segurança também na linha de vans de passageiro Sprinter”, afirma Adriana Taqueti.

O Sprinter ainda traz diversos equipamentos de série que facilitam a operação e garantem sua superioridade técnica, como farol de neblina, regulagem elétrica do farol, além de avisos no painel alertando ao motorista sobre diversos itens de atenção, tais como portas abertas, lanterna queimada, desgaste de pastilhas, baixa pressão nos pneus, baixo nível de líquido de arrefecimento e de água no limpa-vidros.

Elevada capacidade de transporte

A atual família Sprinter oferece elevada capacidade de transporte, tanto no que se refere ao número de passageiros, no caso das vans, quanto ao volume de carga dos furgões e chassis. Isso se deve às maiores distâncias entreeixos (3.250 / 3.665 / 4.325 mm) e ao maior PBT – peso bruto total, com versões de 3,50 / 3,88 / 5 toneladas.

O design orientado para logística do furgão Sprinter oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga: 7,5 m³ / 9 m³ / 10,5 m³ / 14 m³ / 15,5 m³. A porta lateral corrediça, com 182 cm de altura e 130 cm de largura, é 24% maior em relação à versão anterior. Com isso, permite o fácil carregamento de um palet pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a movimentação de produtos.

A opção de abertura de 270 graus da porta traseira e a exclusiva versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo ampliam notavelmente as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345 mm), a linha de furgões Sprinter assegura muitas facilidades aos transportadores.

Graças à tecnologia de estrutura tubular, robustez e carga líquida estão garantidas para a linha de chassi com cabina, que também está apto para a implementação de diversos tipos de carroçarias, com capacidade volumétrica de carga até 22 m³.

O novo conceito de fixação de implementos ao chassi ficou mais robusto e muito mais fácil aos diversos tipos de implementos disponíveis no mercado. Essas novidades na fixação são decorrência da percepção da Mercedes-Benz da crescente importância do mercado de customização para atendimento de necessidades específicas dos clientes.

Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de comerciais leves

Com os modelos 311 CDI Street, 415 CDI e 515 CDI, a Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, com 52 versões à disposição nas suas três faixas de PBT de 3,5 a 5 toneladas - sendo 10 versões de chassis, 12 versões de vans e 20 versões de furgões, 8 versões de furgões envidraçados e 2 inéditas versões do veículo misto, que disponibilizam diferentes possibilidades de teto alto/teto normal, tipo de acabamento e ar condicionado. Isso assegura ampla flexibilidade de escolha para os clientes.

O furgão e o chassi Sprinter 311 CDI Street são registrados como caminhonetes e podem ser conduzidos por motoristas com carteira de motorista CNH B. Eles podem circular livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, como na cidade de São Paulo, o que proporciona mais vantagens logísticas para o segmento. Assim, os proprietários podem utilizar o veículo para o trabalho a qualquer hora do dia e em qualquer área da cidade, respeitando apenas o rodízio de placas, como os automóveis. Isso resulta em mais produtividade para as operações de transporte e, consequentemente, maior lucratividade para o cliente.

Van Center: atendimento diferenciado a clientes Sprinter

O conceito de Van Center – um total de seis pontos, com as primeiras unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – baseia-se numa estrutura totalmente concebida para os veículos Sprinter, seja uma loja exclusiva num local próprio ou uma ambientação específica e independente nas próprias instalações dos atuais concessionários.

Juntamente com as instalações exclusivas para o portfólio Sprinter, o Van Center dispõe de uma equipe de vendas totalmente dedicada aos produtos Sprinter, com gerentes, vendedores e assistentes de vendas. Esses profissionais receberam treinamento técnico e comercial para o novo modelo de negócio, podendo oferecer o atendimento especializado a cada demanda e necessidade dos clientes, quer sejam frotistas ou transportadores autônomos.

As lojas do Van Center juntam-se aos 32 centros especializados Sprinter no País, formando uma ampla rede nacional de atendimento ao cliente. “Desde 2011, expandimos a comercialização do Sprinter para toda a rede de concessionários Mercedes-Benz, com cobertura em todo o território nacional” celebra Adriana Taqueti.

Linha Sprinter

Modelo Motor PBT (kg) Entre-eixos (mm)
Chassi 311 CDI Street OM 651 LA
114 cv @ 3.800 rpm28,5 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.500 3.665/4.325
Chassi 415 CDI OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm33,6 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880 3.665
Chassi 515 CDI OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm33,6 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000 3.665/4.325
Furgão 311 CDI Street OM 651 LA
114 cv @ 3.800 rpm28,5 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.500 3.250/3.665/4.325
Furgão 415 CDI OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm33,6 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880 3.250/3.665/4.325
Furgão 515 CDI
(com e sem prolongamento do balanço traseiro)
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm33,6 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000 4.325
Van 415 CDI (15+1)
(standard e luxo)
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm33,6 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
3.880 3.665
Van 515 CDI (17+1) OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm33,6 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000 4.325
Van 515 CDI (20+1)
(com prolongamento do balanço traseiro)
OM 651 LA
146 cv @ 3.800 rpm33,6 mkgf @ 1.200 – 2.400 rpm
5.000 4.325

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