- Projeto inteiramente novo: mais espaço e desempenho superior
- Eficiência e prazer ao dirigir: novo motor turbo e transmissão de dupla embreagem
- Modelo chega em duas versões: B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport
Mais ágil e eficiente - confortável e espaçosa como sempre. A nova Classe B que a Mercedes-Benz lança no Brasil faz parte de uma geração inteiramente nova de carros compactos desenvolvida pela marca. A menor altura do veículo, a maior largura e a posição de assentos mais ereta proporcionam uma primeira impressão das novas credenciais desse automóvel compacto e dinâmico que irá agradar tanto pelo conforto como pelo excepcional comportamento esportivo.
A nova Classe B também representa uma nova era tecnológica para os automóveis compactos da Mercedes-Benz com tração dianteira, uma iniciativa identificada pelas iniciais NGCC (de New Generation of Compact Cars, nova geração de carros compactos). As versões que chegam ao Brasil – B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport - possuem motor a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, além de uma nova transmissão de sete velocidades com dupla embreagem e novos sistemas de assistência.
"Nenhuma alteração de modelo na história da Mercedes-Benz incluiu tantos novos avanços de uma só vez," afirma o Prof. Dr. Thomas Weber, membro do board da Empresa, responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis. "Os clientes da Classe B se beneficiarão desta guinada importante em termos de baixo consumo de combustível e baixa taxa de emissões de CO2, combinados com prazer de dirigir, muito espaço e o mais alto padrão de segurança já oferecidos neste segmento."
Design exterior: apelo dinâmico
A nova Mercedes-Benz Classe B é mais larga e tem distância entre-eixos maior do que a versão anterior, graças ao reposicionamento do motor, mais à frente do eixo dianteiro. A altura total é ligeiramente menor, o que contribui não apenas com o comportamento dinâmico do carro, mas lhe dá uma aparência mais jovem e esguia.
Com essas medidas - comprimento/largura/altura: 4.359/2.010/1.558 milímetros - a nova Classe B ganhou mais espaço interior e uma linha dinâmica impressionante. Isto se reflete nas formas externas, que transmitem claramente esses atributos ao observador: frente e traseira esportivos com linhas que enfatizam a largura, a grade dianteira ampla e faróis que se prolongam pelas laterais. Na traseira, o carro apresenta uma ampla área envidraçada, lanternas em duas peças e uma tampa do porta-malas grande, com soleira baixa facilitando a entrada de volumes.
A maior esportividade e a excelente aerodinâmica se mostram nas linhas laterais: o capô flui sem interrupções até a primeira coluna e a linha do teto desce suavemente até o spoiler traseiro. As laterais do teto arredondadas e sua linha moldada dão ao veículo uma aparência mais alongada. A borda inferior da carroceria apresenta saias laterais dinâmicas que, juntamente com as linhas de caráter, adicionam um toque leve à aparência do veículo. Detalhes refinados, como os faróis primorosamente projetados com o novo elemento refletor, mostram a preocupação com a execução dos detalhes que é um dos atributos mais fortes da marca Mercedes-Benz.
A versão B 200 Turbo Sport oferece ainda diversos diferenciais externos, como faróis bi-xenônio com lanternas em LED, grade dianteira com dois frisos transversais em prata com acabamento em preto brilhante, espelhos retrovisores externos também em preto brilhantes, difusor traseiro e ponteira dupla do escapamento cromada. Impacto visual marcante é causado pelas rodas de liga leve com 18 polegadas, que deixam entrever os discos de freios perfurados com pinças pintadas de cinza ostentando o logotipo MB, de aspecto fortemente esportivo.
Destaque para a aerodinâmica
Um coeficiente de resistência aerodinâmica extremamente reduzido - Cd = 0.26 - coloca a nova Classe B na vanguarda de seu segmento de mercado. Além do design externo aerodinâmico, numerosas medidas de otimização em pontos como o fluxo de ar em torno das rodas dianteiras, o design da parte inferior da carroceria e o fluxo de ar de refrigeração são fatores fundamentais para esse excelente desempenho aerodinâmico. Com esse novo coeficiente, é possível economizar 1,6 litros de combustível a cada 100 km rodados, além do maior conforto gerado pela redução de 6% no ruído interno do veículo em comparação ao seu antecessor.
Novo conceito: menor altura com mais espaço interno
A concepção deste novo automóvel ressalta seu dinamismo. O aspecto mais impactante é a redução na altura: a altura do teto foi rebaixada em quase cinco centímetros em relação a seu predecessor. A altura dos bancos com relação ao solo foi também reduzida (menos 86 mm) para facilitar a entrada e saída dos passageiros.
Atendendo a pedidos feitos por muitos clientes, a posição dos assentos é mais ereta. Ao mesmo tempo, o espaço para a cabeça foi melhorado. Com espaço livre de 1.047 mm na frente, a nova Classe B está entre os carros mais generosos de seu segmento também nesse aspecto. A alteração ergonômica que tornou a posição de assento mais ereta, juntamente com o rebaixamento do piso, levaram o veículo à liderança no segmento em espaço para as pernas no banco traseiro (976 mm), medida que se equipara ao espaço traseiro dos modelos das classes S e E, reconhecidos pelo conforto.
Design interno: qualidade superior em nova dimensão
Materiais de alta qualidade e superfícies estruturadas de maneira refinada, detalhes elegantes, precisão no acabamento e espaçoso como nunca – o interior dos veículos da nova Classe B define um novo marco no segmento dos compactos.
O painel de instrumentos tem acabamento em couro sintético. As três grandes saídas de ar redondas no meio e seus bocais, com design especial inspirado nas turbinas de caças a jato, adicionam mais um atributo esportivo ao novo modelo. A elegante tela colorida (TFT) do display multifuncional parece pairar sobre as entradas de ar, deixando o interior da Classe B ainda mais atraente.
O volante de direção de três raios revestido em couro, com um elemento cromado em prata no raio do meio, o painel de instrumentos com quatro mostradores analógicos redondos e ponteiros suspensos na posição seis horas, além dos bancos com costuras contrastantes, enfatizam a personalidade esportiva.
A versão B 200 Turbo Sport possui revestimento do teto na cor preta, que torna o interior do carro mais esportivo. Os bancos são revestidos em couro sintético Ártico e as molduras têm acabamento em colmeia. Além da costura contrastante no volante e descansa braços e pedais em aço escovado.
Uma outra característica importante é a grande capacidade do porta-malas, 488 litros, um espaço muito maior do que o oferecido em alguns utilitários esportivos e que reforça a vocação versátil da nova Classe B.
Propulsão: eficiência máxima
A nova Classe B traz um novo motor a gasolina e uma nova e empolgante transmissão automática, desenvolvidos pela Mercedes-Benz e produzidos nas fábricas de Stuttgart-Unter¬türkheim e Hedelfingen, Rastatt/Baden, Gaggenau/Baden e Kölleda/ Thuringia. O processo de desenvolvimento simultâneo permitiu perfeita coordenação do motor e transmissão, facilitando, por exemplo, a implantação da função start/stop ECO que vem de série em todos os modelos da Classe B.
A adoção de tecnologias de ponta permitiu a obtenção do máximo em eficiência, direção suave, grande força de tração mesmo em baixas rotações, menores emissões e baixo peso do veículo. O motor e transmissão têm design muito compacto, proporcionando à Classe B um diâmetro de giro de apenas 11 metros, excepcional para um veículo com tração dianteira. A fixação do motor e da transmissão foi projetada especificamente para atender as necessidades geradas por motores de alto torque e chegar aos mais baixos níveis de ruídos. Os coxins hidráulicos da transmissão contribuem para atingir um excepcional nível de conforto ao dirigir.
O novo motor a gasolina de quatro cilindros faz parte de uma série de motores inteiramente nova. Ele conta com o sistema de injeção direta de terceira geração da Mercedes-Benz, que foi adotado inicialmente nos motores V6 e V8 BlueDIRECT. Com 1,6 litro de deslocamento, o novo motor de quatro cilindros foi projetado tanto para instalação transversal quanto longitudinal. O B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport possuem 115 kW (156 cv) de potência e torque máximo de 250 Nm, disponível a partir de 1.250 rpm. O conjunto permite uma aceleração até 100 km/h em torno de 8,4 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h.
O novo motor conta com sistema de injeção direta na câmara de combustão com bicos piezo elétricos, que possibilitam injeções múltiplas, comandos de válvulas ajustáveis para admissão e exaustão, bomba de óleo controlável e bomba d’água que é desligada quando sua ação é desnecessária. A alta compressão (10,3:1), apesar da presença do turbocompressor, proporciona respostas mais rápidas em baixas rotações. A construção do motor é totalmente em alumínio, reduzindo o peso.
A Mercedes-Benz foi a primeira fabricante de automóveis a introduzir o sistema de injeção de combustível com combustão coordenada por aspersão. A pressão de injeção é de até 200 bar, ajustada continuamente de acordo com a solicitação do momento. Os novos injetores piezo elétricos permitem até cinco injeções por ciclo, garantindo a máxima uniformidade da mistura ar-combustível, enquanto a ignição multifaíscas garante a qualidade da combustão. O resultado, além do aumento de desempenho, é um salto considerável na economia de combustível e redução de emissões.
O sistema de injeção direta, também, evita que parte do combustível não queimado escape para o sistema de exaustão devido ao chamado “cruzamento”, momento em que as válvulas de admissão e exaustão do cilindro se encontram simultaneamente abertas. Com a injeção direta, o ar que entra na câmara de combustão e ajuda a expulsar os gases é totalmente limpo, evitando que combustível não queimado seja liberado na atmosfera.
Outra característica do novo motor é a redução das emissões logo após a partida a frio, que desliga a bomba d’água e controla o fluxo do fluido de arrefecimento por meio de uma válvula até que a temperatura ideal de funcionamento seja atingida. O fluxo de óleo lubrificante também é controlado eletronicamente.
O novo motor de quatro cilindros é extremamente compacto, graças ao posicionamento adotado para os componentes acessórios. Outro item importante, adotado para reduzir o peso do conjunto mecânico, é o virabrequim oco, que permitiu que o peso total ficasse em apenas 137 kg.
Tão importante como o novo motor para a fantástica experiência de direção proporcionada pela nova Classe B é a nova transmissão de dupla embreagem 7G-DCT. Extremamente compacta, graças às sete marchas, ela permite aproveitar ao máximo as características do motor. O sistema de dupla embreagem faz as trocas de marchas incrivelmente rápido sem quaisquer interrupções na força de tração, combinando o conforto de uma transmissão automática com a eficiência de uma manual, e o motorista, caso deseje, pode fazer trocas manualmente pelos shift paddles localizados junto ao volante.
No modo automático, a nova transmissão pode ser ajustada para maior conforto, efetuando trocas mais suaves, ou para adotar comportamento esportivo, trocando as marchas em rotações mais altas e com maior rapidez. A transmissão conta também com uma bomba de óleo elétrica, necessária para a função start/stop – equipamento de série - que desliga o motor quando o carro é imobilizado. O sistema dá a partida automaticamente assim que o pedal do freio é liberado e o condutor volta a acelerar o carro.
A alavanca de câmbio da nova Classe B foi substituída pelo sistema Direct Select, que permite a operação de funções por meio de uma haste posicionada atrás do volante. Essa medida, em conjunto com a adoção de freio de estacionamento com acionamento elétrico, libera uma grande área no console central, que foi convertida em porta-objetos, aumentando a versatilidade do modelo.
Chassi e suspensão: esportividade refinada
"Fantasticamente ágil" é a avaliação unânime de todos os motoristas que experimentam a Classe B. Três itens permitiram o incremento no desempenho em relação à geração anterior sem que haja perda em relação ao conforto: o centro de gravidade mais baixo, a nova suspensão traseira independente com quatro braços e o Programa Eletrônico de Estabilidade - ESP®.
Nas rodas traseiras, as forças incidentes em cada uma das rodas são absorvidas por três braços de controle e um braço de arrasto. Desta forma, os movimentos longitudinais e laterais são virtualmente independentes entre si. Os cubos das rodas e apoios das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas. A versão Sport conta com a suspensão Avantgarde, que proporciona ainda mais firmeza nas curvas.
A Mercedes-Benz está implantando pela primeira vez na Classe B a última geração do programa eletrônico de estabilidade – o ESP9. Esse sistema utiliza frenagem de torque vetorial para contrabalançar a tendência do carro sair de traseira ao fazer curvas em alta velocidade. Além disso, impulsos no volante ajudam o motorista a controlar o carro nessas situações. O objetivo dos engenheiros da Mercedes-Benz foi tornar sutil a intervenção do ESP, que continua proporcionando proteção aos ocupantes da Classe B, mas sem eliminar o prazer de guiar. Motoristas com mais experiência podem andar mais rápido, enquanto os menos experientes, com um estilo de direção menos suave, serão advertidos a tempo sobre os limites físicos envolvidos na condução.
Direção mecânica com assistência elétrica
A direção eletromecânica da nova Classe B tem nova configuração. O motor elétrico do sistema de assistência está agora ligado diretamente ao volante como um sistema de pinhão duplo, otimizando, assim, o pacote como um todo. A direção elétrica atua de forma progressiva, aumentando a resistência do volante à movimentação à medida que a velocidade do carro aumenta, para maior segurança nas estradas. O sistema eletromecânico de direção também contribui de maneira importante para reduzir o consumo de combustível, pois a função de auxílio à direção só requer energia quando o volante é movimentado.
A versão Turbo Sport conta também com o recurso da direção direta, que modifica o raio de voltas necessárias no volante. Em baixas velocidades, o condutor precisa girar menos o volante para mover as rodas, aumentando o conforto. Em altas velocidades, precisa de mais movimentos, suavizando efeitos bruscos e melhorando a segurança.
Novos sistemas de segurança
Um importante sistema de segurança de série é o ATTENTION ASSIST, que detecta mudanças de comportamento do condutor possivelmente causadas por sonolência e sugere uma parada para descanso. Esse equipamento pode ajudar a evitar muitos acidentes nas estradas causados pela fadiga do motorista. Também equipamento de série é o aviso eletrônico da eventual perda de pressão dos pneus.
O lado familiar do carro é reforçado pela presença do sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, que garante um nível de segurança muito superior à simples amarração dos assentos com cintos de segurança. O motorista e passageiro da frente contam com airbags dianteiros e laterais, além de airbags especiais para proteção dos joelhos contra choques no painel, em um total de sete airbags.
Outros sistemas de assistência que foram adotados na Classe B, provenientes das séries de modelos maiores da Mercedes-Benz, incluem Adaptive Headlamp Assist (ajuste automático de altura dos faróis), Brake HOLD function (que mantém o freio acionado sem necessidade de pressionar o pedal até que o carro seja reacelerado) e Hill Hold function (que evita que o veículo recue ao arrancar em uma subida).
A versão B 200 Turbo Sport possui também o Active Park Assist, auxiliar de estacionamento que, além de entrar em vagas longitudinais (baliza), possibilita sair da vaga também automaticamente, caso tenha entrado na vaga com o assistente.
A nova Classe B será comercializada no Brasil com os preços públicos de R$ 115.900 (B 200 Turbo) e R$ 129.900 (B 200 Turbo Sport).
B 200 Turbo – itens de série
Câmbio 7G - DCT |
Tempomat |
Volante multifuncional com shift paddles |
Audio 20 |
Ar condicionado Thermatic |
Pneus Run Flat |
Pacote de iluminação |
Acabamento do forro do teto cinza |
Moldura com acabamento matrix |
Rodas R16 |
B 200 Turbo Sport – itens de série
Câmbio 7G - DCT |
Suspensão Avantgarde |
Tempomat |
Volante multifuncional com shift paddles |
Audio 20 |
Ar condicionado Thermatic |
Pneus Run Flat |
Pacote de iluminação |
Bancos em couro sintético ártico |
Acabamento do forro do teto preto |
Moldura com acabamento colméia |
Rodas R18 |
Discos de freio perfurados com pinças em cinza e logo MB |
Faróis bi-xenônio com LEDs |
Pacote Sport |
Active Park Assist |
Pacote Night |
Dados técnicos:
Motor | 4 cilindros em linha turbo, com injeção direta de combustível |
Cilindrada (cm3) | 1.595 |
Potência máxima (cv/rpm) | 156 / 5.300 |
Torque (Nm) | 250 / 1.250 - 4.000 |
Velocidade máxima (km/h) | 220 (limitada eletronicamente) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,4 |
Transmissão | 7G-DCT com dupla embreagem e sete marchas |
Comp./Largura/Altura (mm) | 4.359 / 2.010 / 1.558 |
Cx | 0,26 |