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Classe M conquista tríplice coroa em testes de colisão


    Stuttgart/Ruckersville (EUA) - O Mercedes-Benz Classe M foi aprovado com sucesso no teste de colisões mais severo promovido pelo American Insurance Institute for Highway Safety (Instituto Americano para Segurança nas Estradas - IIHS), levando com isso o prêmio "Top Safety Pick+". O utilitário esportivo premium já havia recebido anteriormente cinco estrelas nos testes do U.S. NCAP e Euro NCAP, em 2012. Com esta última conquista, o Classe M voltou a estabelecer as melhores marcas e manteve sua posição de liderança em três dos mais importantes e exigentes rankings de segurança internacionais.

    “Estamos extremamente satisfeitos por este prêmio, já que muito poucos veículos conseguem conquistar a tríplice coroa nas classificações de segurança internacionais", explicou o Prof. Dr. Eng. Rodolfo Schöneburg, chefe das áreas de Segurança e Funções de Veículos da Mercedes-Benz Automóveis. "Alcançar estes resultados nos testes de consumo mais importantes do mundo é extremamente significativo para nós. Apesar disso, nós baseamos nosso desenvolvimento integral de segurança em situações reais de acidentes nas estradas, o que chamamos de Real Life Safety (Segurança na Vida Real)”.

    No desenvolvimento do Classe M, a Mercedes-Benz testou nada menos que 36 diferentes condições de carga em condições de teste reais. O processo incluiu abrangentes simulações durante a fase de desenvolvimento digital do protótipo.

    Um novo elemento de classificação adotado pelo IIHS - uma organização apoiada por várias companhias de seguros de veículos - é o chamado "small-overlap test" (teste com pequena sobreposição). É realizado um teste de colisão frontal a 64 km/h com contato frontal de apenas 25%. O teste foi criado para simular um impacto frontal em que o motorista tenta desviar para a lateral, mas não consegue evitar o choque com o veículo que vem da direção oposta. Veículos modelo 2014 precisam passar neste teste para poderem receber o prêmio "Top Safety Pick". Para conquistar o prêmio TSP+ - como o Classe M conseguiu - no total de cinco testes de colisão realizados pelo IIHS (frontal com 40% de contato, frontal com 25%, impacto lateral, efeito chicote e amassamento do teto), apenas no "small-overlap" um veículo pode receber a classificação ACEITÁVEL, enquanto nos outros é necessário o conceito BOM.

    Por outro lado, a classificação do NCAP (New Car Assessment Programme) é baseada em outro índice de contato em caso de choque frontal: para o U.S. NCAP, por exemplo, o veículo é lançado contra uma barreira fixa a 56 km/h com contato dianteiro integral. Diferentemente, o impacto frontal no teste do Euro NCAP é feito contra uma barreira deformável, à velocidade de 64 km/h e com uma proporção de contato de 40%. É o chamado "offset crash test", ou teste de colisão descentralizado.

    Além disso, diferentes testes de impacto laterais e testes de segurança para crianças e pedestres fazem parte dessas classificações. O padrão dos sistemas de assistência também vem sendo incorporado nas avaliações.

    Uma estrela é tudo o que é preciso: o conceito de segurança do Classe M

    Alinhado à filosofia da marca Mercedes-Benz, o Classe M é a materialização do conceito de segurança holístico “Segurança na Vida Real”, que deriva não apenas da performance em testes, mas do que acontece em situações de acidentes reais. O compartimento de passageiros extremamente robusto do Classe M, juntamente com suas zonas de deformação dianteira e traseira, forma uma eficiente base para os sistemas de proteção aos ocupantes do carro. Um conjunto de até nove airbags, que são acionados conforme necessário, dependendo do tipo e severidade do acidente, consegue reduzir o impacto sobre os passageiros e motorista. O Classe M é equipado de série com um sensor de rolamento capaz de detectar a iminência de uma capotagem do veículo e acionar os airbags de cortina de série, que proporcionam proteção ao longo das duas fileiras de bancos contra objetos que penetrem no veículo. Proteção potencial adicional para os passageiros de trás também é garantida pelos tensionadores de cintos de segurança de série e limitadores de tensão dos cintos nas posições laterais. Em uma capotagem ou tombamento, por exemplo, esses cintos também são tensionados.

    Ao mesmo tempo, o equipamento especial do Classe M inclui de série o sistema PRE-SAFE de proteção antecipada aos ocupantes. Este sistema em constante aperfeiçoamento aumenta a proteção dos ocupantes do carro em situações de perigo.

    Para complementar os sistemas ativos de segurança, como o Brake Assist System (BAS - Sistema de Assistência à Frenagem), de série, ou o BAS PLUS, opcional, que são capazes de ajudar a evitar acidentes ou reduzir suas consequências, sistemas de assistência contribuem para aumentar a segurança de rodagem, além da segurança em relação ao motorista. O equipamento de série inclui o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST, o sistema de alerta para perda de pressão dos pneus e também as luzes de freios adaptativas.

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