- C 180 Turbo Sport, motor 1.6 de 156 cv
- Maior desempenho com menor cilindrada, além de consumo e emissões reduzidos
- 7G-TRONIC PLUS: transmissão automática é uma das mais avançadas do mundo
- Kit visual externo AMG de série: dinamismo e eficiência aerodinâmica
Um novo motor, menor, mais econômico, mais limpo e mais potente. Esta é a proposta do novo C 180 Turbo Sport, que está disponível no Brasil nas versões Sedan, Coupé e Touring. Bestseller da marca no país, o C 180 Turbo Sport agora traz o novo motor turbo 1.6 de 156 cv, além da eficiente e dinâmica transmissão 7G-TRONIC PLUS de sete marchas e função start/stop, itens que contribuem de forma significativa para reduzir o consumo de combustível e emissão de CO2.
A Classe C é a família de modelos mais vendida da Mercedes-Benz e, por isso, de especial importância para a marca. A atual geração já vendeu mais de um milhão de unidades desde seu lançamento em março de 2007. Desde o lançamento da primeira Classe C, em 1982 (então chamada 190), a Mercedes-Benz já vendeu mais de 8,5 milhões de veículos dessa família.
Ênfase na eficiência
Desde o ano 2000, quando começa a motorização 180, a potência do modelo cresceu 21 por cento, ao mesmo tempo em que o consumo foi reduzido em 37 por cento. A atual versão da Classe C é quase duas vezes mais eficiente do que a sua antecessora, do ano 2000.
O bloco 1.6 turboalimentado de quatro cilindros é o novo motor do C 180 Turbo Sport. O motor de 156 cv é muito leve, comparado aos seus concorrentes, e demonstra uma impressionante agilidade desde a arrancada: o torque máximo de 250 Nm está disponível a partir de apenas 1.250 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.
Metade do consumo por cv: o dobro de eficiência em 12 anos
O enorme potencial de eficiência dos motores a gasolina fica claro na comparação do atual motor de entrada da Classe C com seu antecessor imediato, o Mercedes-Benz 190 (W201). Ele foi lançado em 1982, com (90 cv) de potência e consumo de 8,5 litros/100 km, segundo a norma Euromix utilizada na época. Quando o modelo W203 estreou em 2000, a potência do C 180 subiu para 129 cv, enquanto o consumo, de acordo com a nova norma NEDC, era de 9,4 litros/100 km.
Doze anos depois, o Classe C de entrada, da série W204, gera substanciais 156 cv. A potência aumentou 21 por cento, enquanto o consumo de combustível foi reduzido em 37 por cento desde 2000.
A aerodinâmica do Classe C também é um marco na busca pela eficiência. Com Cd = 0,26, ela não apenas estabelece uma nova referência em sua classe, mas abre caminho no ar melhor que a maioria dos carros compactos.
Tecnologia BlueDIRECT
A tecnologia do sistema de combustão que a Mercedes-Benz introduziu pela primeira vez em 2010 nos novos motores V6 e V8 chega agora aos propulsores com quatro cilindros. Ela é centrada na terceira geração do sistema de injeção direta homogênea conduzida por spray, com injetores de rápido acionamento posicionados centralmente, por onde o combustível é injetado sob pressão de até 200 bar. Uma bomba a pistão com válvula de controle de fluxo integrada alimenta o sistema, que é suplementado pela ignição por faíscas múltiplas, a turboalimentação e a função start/stop (ECO).
Comparado ao motor que está substituindo, o atrito interno foi reduzido em 16 por cento, enquanto o peso total do motor diminuiu 18 por cento, estabelecendo assim um benchmark entre motores de quatro cilindros semelhantes. A redução das perdas causadas pelo atrito e o controle sob demanda dos sistemas auxiliares ajudam a melhorar ainda mais a eficiência energética do motor. O óleo é fornecido por uma bomba de palhetas de duplo estágio com rotação variável. Um termostato controlado eletronicamente no circuito de refrigeração permite uma regulagem mapeada da fase de aquecimento, durante a qual o líquido de arrefecimento não circula pelo cabeçote enquanto o motor estiver frio.
Transmissão 7G-TRONIC PLUS
As medidas buscando maior eficiência incluem a atualizada transmissão automática 7G-TRONIC PLUS e a função ECO start/stop. Com sete marchas e considerada uma das mais eficientes transmissões automáticas existentes, a 7G-TRONIC PLUS contribui de forma decisiva para o aproveitamento das vantagens do novo motor do C 180 com trocas de marchas rápidas e inteligentes, mantendo a rotação sempre na faixa ideal e respondendo prontamente à ação do acelerador. Desta forma, o automóvel pode ser conduzido economicamente, com o trabalho do câmbio virtualmente imperceptível para os ocupantes do carro, mas também de forma mais esportiva quando o motorista desejar ou precisar de pronta aceleração. O motorista também pode selecionar as marchas manualmente, através dos shift paddles localizados junto ao volante.
A transmissão conta também com uma bomba de óleo elétrica, necessária para a função start/stop, equipamento de série desliga o motor quando o carro é imobilizado – como nos semáforos - e dá a partida automaticamente assim que o pedal do freio é liberado e o condutor volta a acelerar o automóvel.
Visual esportivo: kit externo AMG
O C 180 está disponível nas versões C 180 Turbo Sport, C 180 Turbo Touring Sport (station wagon) e C 180 Turbo Coupé Sport. Todas as versões oferecidas no Brasil trazem agora o exclusivo kit visual externo AMG, com detalhes exteriores inspirados no C 63 AMG, que enfatizam ainda mais a atitude dinâmica do modelo. As modificações, que além do aspecto estético tem atuação aerodinâmica real, influenciando positivamente o desempenho do automóvel em alta velocidade, incluem para-choques especiais, saias laterais e difusor traseiro.
As novas versões da Classe C serão comercializadas no Brasil com os preços públicos de R$ 139.900 (C 180 Turbo Sport), R$ 143.900 (C 180 Turbo Coupé Sport) e R$ 144.900 (C 180 Turbo Touring Sport).
Dados técnicos
Modelo | C 180 Turbo Sport |
Potência (cv) | 156 |
Torque (Nm) | 250 |
CO2 (g/Km) | 136 |
Aceleração 0-100 Km/h (s) | 8.5 |
Velocidade máxima (Km/h) | 223 (limitada eletronicamente) |