Ir para o conteúdo

Balanço histórico de 2011 comprova a tradição da marca Mercedes-Benz ao redor do mundo


  • Comemorações para marcar os 125 anos do automóvel foram o foco central das atividades
  • Participação de todas as áreas: Museu, Arquivos e Coleção, Classic Center e Gerenciamento de Clubes

Stuttgart - Os 125 anos do automóvel foram um aniversário marcante e as comemorações deste importante marco histórico concentraram o foco de nossas atividades em 2011. "Durante o ano, o Mercedes-Benz Classic pôde demonstrar o fascínio da marca Mercedes-Benz em escala mundial", comentou Michael Bock, coordenador do Mercedes-Benz Classic e diretor administrativo do Museu da Mercedes-Benz. "Veículos de nossa coleção fizeram parte de 1.400 eventos - quase o dobro do que num ano normal, sem este aniversário. Um marco extraordinário e um grande resultado para o ano."

Apenas alguns dados são suficientes para demonstrar o que foi obtido em 2011: o triciclo patenteado por Carl Benz em 1886, por exemplo, considerado o primeiro automóvel do mundo, foi apresentado 160 vezes em eventos realizados em todo o mundo. No segundo trimestre de 2011, a patente do primeiro veículo impulsionado por um motor a combustão interna foi declarada parte da Herança Mundial pela UNESCO. A coleção de veículos da empresa inclui várias réplicas do primeiro Patent Motor Car.

A primeira viagem de longa distância com um automóvel, realizada em 1888, por Bertha Benz, entre Mannheim e Pforzheim em uma versão aperfeiçoada do Patent Motor Car, foi reencenada no verão de 2011 pela estação de rádio alemã Südwestfunk SWR 1, com apoio do Mercedes-Benz Classic. A história do automóvel foi revivida em um evento extremamente bem recebido tanto pelas pessoas encontradas ao longo do caminho como pela resposta da audiência aos boletins diários transmitidos. O caminho original foi aumentado na reencenação até Stuttgart, onde fica o Museu da Mercedes-Benz.

O balanço do ano apresenta números muito significativos: em 2011, mais de 1.400 veículos foram disponibilizados para apresentações em quase 470 eventos ao redor do mundo. No total, a coleção conta hoje com mais de 900 veículos, que representam a longa história da Mercedes-Benz: automóveis de passageiros, veículos comerciais e carros de corrida. Tal coleção poderia ser descrita como um gigantesco museu sobre rodas. Apenas em 2011, 35 novos veículos foram anexados à coleção. Um deles foi a última unidade da série R 230 SL a deixar a linha de produção. O último carro construído foi levado diretamente para a coleção, antes do lançamento do novo SL, em janeiro de 2012.

O Mercedes-Benz Classic também participou, com veículos especialmente selecionados, de muitos eventos do calendário automotivo internacional. Entre eles, esteve na Mille Miglia, na Itália, com um total de 18 veículos, no festival Goodwood Revival em homenagem ao piloto Juan Manuel Fangio, que teria completado 100 anos em 2011 e no tradicional passeio de carros antigos "London to Brighton". Um novo participante nas atividades deste ano foi um Mercedes-Benz 220 SE, reconstruído pelos engenheiros do Mercedes-Benz Classic como carro-madrinha de várias corridas de automóveis históricos e que competiu durante a temporada de 2011 em vários eventos promovidos pelo campeonato de carros de corrida históricos "Fahrergemeinschaft Historischer Rennsport e. V."(FHR).

O arquivo do Mercedes-Benz Classic é considerado um dos mais completos de toda a Europa e é, provavelmente, o mais abrangente da indústria automobilística. Os números são significativos: se todo o material dos arquivos fosse colocado em linha, cobriria a distância de 15 quilômetros. Além dos documentos, há mais de 3 milhões de fotos e 2.500 filmes. O arquivo do Mercedes-Benz Classic e a coleção também comemoraram um importante aniversário este ano: ambos foram oficialmente instalados há 75 anos, em dezembro de 1936.

Cerca de 701 mil pessoas de mais de 175 países visitaram o museu da Mercedes-Benz em 2011. Houve quatro mil visitas guiadas, com informações em dez línguas diferentes. Isto não ocorreu apenas devido às comemorações dos 125 anos do automóvel, mas também devido ao atraente programa de eventos que é uma das características habituais das atividades do museu. Desde que foi aberto, em maio de 2006, o novo museu recebeu a visita de 4,2 milhões de pessoas, cerca de um terço delas vindas de fora da Alemanha. A maioria dos visitantes foi da Alemanha, seguida pela China, Estados Unidos, França e Suíça.

A Mercedes-Benz mantém vários locais históricos como lembrança dos inventores do automóvel. Em 2011, por exemplo, mais de 20 mil visitantes de todo o mundo estiveram no local de nascimento de Gottlieb Daimler em Schorndorf, enquanto mais de 10 mil pessoas visitaram sua antiga oficina, conhecida como "a estufa", em Cannstatt.

O Mercedes-Benz Classic Center é o principal centro especializado em todos os aspectos dos veículos clássicos que marcam a história da Mercedes-Benz. Repetidamente, o centro tem estabelecido novos padrões de qualidade e autenticidade nos trabalhos de restauração que realiza. Durante o ano passado, um Mercedes-Benz 300 SL restaurado, em condições idênticas às originais, foi vendido a um cliente - um magnífico exemplo de um modelo transformado em peça de coleção de altíssima classe.

A determinação em manter a autenticidade é apoiada por um excelente serviço de peças de reposição da marca: o estoque do depósito compreende atualmente cerca de 35 mil itens e qualquer peça pode ser entregue a clientes na Alemanha em 24 horas. Em 2011, o estoque de peças para a série 124 foi repassada ao Classic Center, acrescentando mais 12 mil itens ao estoque. O faturamento total resultante da venda de peças de reposição para carros clássicos e veículos considerados "novos clássicos" atingiu 126 milhões de euros.

Como sempre, a Mercedes-Benz continua a trabalhar junto aos clubes da marca reconhecidos, responsáveis pela importante ligação entre o mundo dos veículos clássicos e a Daimler AG. Os últimos números revelam que, reunidos, os clubes têm aproximadamente 80  mil membros espalhados por todos os cantos do mundo e promoveram mais de 200 eventos em 2011. Apenas os clubes sediados na Alemanha receberam 1.400 novos membros. Alguns dos clubes também celebraram seus aniversários. Na Alemanha, o Mercedes-Benz SL Club Pagoda completou 30 anos, assim como o Model Car Club Veteran Car Club da Alemanha. O Mercedes-Benz Model Car Club fez 25 anos e o Mercedes-Benz R 129 SL Club, 10 anos.  O Mercedes-Benz Club Brasil já existe há 8 anos e possui mais de 360 associados. Além do apoio técnico à conservação dos automóveis, o Clube promove mensalmente encontros entre os associados para a troca de informações e lazer.

O Mercedes-Benz Classic também promoveu seus próprios eventos: na primavera de 2011, um grupo denominado "Mercedes-Benz & Friends" viajou até a Côte d'Azur, onde tiveram a oportunidade de reviver o início da história da marca. Em agosto, aproximadamente dois mil veículos e 1.800 membros de clubes de mais de 30 países se reuniram no antigo aeroporto de Tempelhof, em Berlim, para celebrar os 125 anos do automóvel, na maior comemoração já realizada pela marca Mercedes-Benz.

As atividades na área das novas mídias também tiveram muito sucesso. Mais de 21 mil fãs seguiram a marca de automóveis mais antiga do mundo no Facebook. O novo app do Mercedes-Benz Classic para iPhone e iPad foi baixado mais de 200 mil vezes. O programa possibilita saber mais sobre a herança e a legenda da marca Mercedes-Benz.

Imagens

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.