- Os alunos competem em três modalidades do São Paulo Skills SENAI 2013
- Em paralelo, a escola também expõe projetos no Inova SENAI
A Mercedes-Benz e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), parceiros no fomento à formação profissional há mais de 50 anos, têm importante participação no São Paulo Skills SENAI 2013. Trata-se de uma competição, que pode ser considerada como uma vitrine profissional, na qual os participantes além de aplicar suas competências e habilidades, trabalham com dedicação para expor seu talento e superar os desafios das provas, aproximando-se do ambiente industrial e do mercado de trabalho.
O São Paulo Skills SENAI é o maior evento de formação profissional do Estado e acontece no Centro de Exposições do Anhembi, entre os dias 25 e 29 de setembro de 2013. Na competição, o SENAI/Mercedes-Benz participa em três modalidades: Desenho Mecânico em CAD, Segurança do Trabalho e Mecânica de Manutenção. Os jovens representantes são respectivamente Fábio de Grigoli, Felipe Sousa e Philipe Bozzi.
“Nós da Mercedes-Benz do Brasil acreditamos que o progresso de um país passa, necessariamente, pela educação. Por isso, tradicionalmente, investimos e incentivamos a formação profissional dos jovens brasileiros”, explica Marcos Alves, diretor de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil.
Uma seleção interna foi feita identificando os melhores alunos para representar a escola SENAI/Mercedes-Benz no evento. Os competidores participaram de uma preparação intensiva composta por atividades especialmente preparadas pelos instrutores da Escola com base em situações reais de trabalho Todos os envolvidos – instrutores e aprendizes – têm nessa oportunidade um crescimento profissional, adquirindo novas habilidades e conhecimentos, além de melhoria na qualidade da educação técnica e aumento da motivação.
Inova SENAI 2013
Com a oportunidade para criação de patente, a feira Inova SENAI 2013 acontece simultaneamente à olimpíada do conhecimento São Paulo Skills. Os alunos do SENAI/Mercedes-Benz também participam dessa atividade expondo dois projetos inovadores da indústria nacional: o "Dispositivo para Troca de Baterias" e o "Dispositivo para Colocação dos Anéis no Bloco do Motor".
As duas iniciativas foram selecionados entre mais de 300 propostas de toda a rede SENAI São Paulo. Eles foram desenvolvidos pelos aprendizes durante o curso de formação profissional em parceria com as áreas produtivas da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP).
“Os alunos identificam, constroem e implementam todos os projetos desenvolvidos. Durante este processo, os jovens vão sendo estimulados a interagir com as áreas da fábrica, para que em uma futura efetivação estejam adaptados aos ambientes fabris”, afirma Paulo Perestrelo, diretor da escola SENAI/Mercedes-Benz.
Após uma seleção interna, os melhores projetos desenvolvidos são inscritos no Inova SENAI. Para participar da exposição são selecionados os projetos mais inovadores e com mais alto nível tecnológico. Desde 2007, o Inova SENAI São Paulo teve 51 projetos patenteados, comprovando a alta capacidade dos expositores.
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
A Mercedes-Benz é a maior fabricante de caminhões e ônibus da América Latina. Ela está presente no País desde 1956, quando foi iniciada a produção na fábrica de São Bernardo do Campo. Desde então, mais de dois milhões de veículos comerciais já deixaram suas linhas de produção em direção às estradas do Brasil e de outros 50 países para onde a Empresa exporta seus produtos.
Além de oferecer ao mercado os melhores e mais avançados veículos comerciais e os mais desejados e sofisticados automóveis, a Empresa também se dedica e investe na formação profissional dos jovens brasileiros. Esse compromisso é fortalecido de forma ininterrupta, desde que foi criado o SENAI Mercedes-Benz, há cinco décadas. E ao longo dos anos, com a implantação do Programa de Estágios, da parceria com o CAMP SBC, para complementação do quadro de aprendizes, e do Programa de Trainee CAReer.