Ir para o conteúdo

Anunciando uma nova era no segmento dos compactos


  • Ágil: Mais espaço e melhor dinâmica
  • Eficiente: sistema de propulsão com novos motores e transmissão de dupla embreagem
  • Seguro: sistema de aviso de colisões baseado em radar de série, apresentando o PRE-SAFE® pela primeira vez

Mais ágil e eficiente, porém também confortável e espaçosa como sempre – a nova Classe B da Mercedes-Benz é um destaque em todas as frentes. A menor altura do veículo e a posição de assento mais ereta proporcionam uma primeira impressão das novas credenciais dinâmicas desse automóvel compacto e esportivo.

Com um motor a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turboalimentador, um novo motor diesel, além de uma nova transmissão com dupla embreagem, uma nova transmissão manual e novos sistemas de assistência, o modelo também representa uma nova era tecnológica para os automóveis compactos da Mercedes-Benz.

"Nenhuma alteração de modelo na história da Mercedes-Benz teve tantos novos desenvolvimentos introduzidos em uma só vez," afirma o Prof. Dr. Thomas Weber, membro do board da Empresa, responsável pela Pesquisa do Grupo e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis. "Os futuros clientes da Classe B se beneficiarão desta guinada importante em termos de um exemplar baixo consumo de combustível e baixa taxa de emissões de CO2, combinados com prazer de dirigir, muito espaço e o mais alto padrão de segurança que já estiveram disponíveis nesse segmento."

A nova Classe B (comprimento/largura/altura: 4359/1786/1557 milímetros) chegará às concessionárias Européias em novembro de 2011.

Design exterior: aparência ainda mais atraente

A nova Classe B é um automóvel que combina muito espaço interior e um desempenho com dinâmica impressionante. As linhas características do design exterior indicam esses atributos: frente e traseira esportivos com design que enfatiza a largura, grade dianteira ampla e faróis que se prolongam pelas laterais. Já na extremidade traseira, o modelo apresenta um amplo vidro, lanternas em duas peças, com meandros deslocados horizontalmente e uma tampa traseira grande com a soleira baixa do porta-malas.

A nova esportividade e a excelente aerodinâmica ficam especialmente evidentes na linha lateral: o capô flui sem interrupções até a Coluna A e a linha do teto desce suavemente até o spoiler traseiro. O teto apresenta uma linha moldada que empresta ao veículo uma aparência mais alongada. A borda inferior da carroceria apresenta saias laterais dinâmicas que adicionam um toque leve à aparência do veículo. Detalhes refinados, como os faróis primorosamente projetados com o novo elemento refletor, confirmam as credenciais de perfeição inconfundíveis da marca.

Destaque para a aerodinâmica

Um coeficiente de resistência aerodinâmica de cd = 0.26 coloca a nova Classe B na vanguarda de seu segmento de mercado. Além do design externo aerodinâmico, numerosas medidas de otimização em pontos como o fluxo de ar em torno das rodas dianteiras, o design da parte inferior da carroceria e o fluxo de ar de refrigeração também são fatores cruciais para a obtenção desse excelente desempenho aerodinâmico. Com o pacote opcional de Tecnologia ECO, que em breve será disponibilizado, a aerodinâmica da Classe B se equipara com a do cupê Classe E , obtendo um coeficiente de resistência aerodinâmica de cd = 0.24, um excelente índice para um veículo que possui uma extremidade traseira de perua.

Novo conceito: altura mais baixa, porém mais espaço interno

O conceito do novo automóvel ressalta as aspirações aerodinâmicas da nova Classe B. O aspecto mais empolgante é a altura reduzida: o novo modelo foi rebaixado em quase cinco centímetros em relação a seu predecessor. A altura dos bancos com relação ao chão foi também reduzida (menos 86 mm) para facilitar a entrada.

Em resposta a pedidos feitos por muitos clientes, a posição de assento está mais ereta. Ao mesmo tempo, o espaço livre foi melhorado. Com espaço livre de 1047 mm na frente (sem teto deslizante), a Classe B está entre os carros mais espaçosos de seu segmento também nesse aspecto. A ação adotada de alteração ergonômica que tornou a posição de assento mais ereta, juntamente com o rebaixamento do piso, levaram o veículo a liderança em espaço para as pernas nesse segmento (976 mm) , que até mesmo ultrapassa o espaço traseiro das Classes S e E.

Na nova Classe B estará disponível como opcional o sistema "EASY-VARIO-PLUS", que permite a reorganização simples do interior do veículo, de maneira a possibilitar o transporte de itens volumosos. As características do sistema EASY-VARIO-PLUS incluem ajuste para frente/trás dos bancos traseiros em até 140 milímetros (aumentando assim o volume do compartimento de bagagem de 488 a 666 litros) e um banco de passageiros de trás cujo encosto pode ser dobrado para frente sobre a almofada do assento.

Design interno: qualidade superior em nova dimensão

Materiais de alta qualidade e superfícies estruturadas de maneira refinada, detalhes elegantes, precisão no acabamento e espaçoso como nunca – o interior dos veículos da nova Classe B define um novo marco no segmento dos compactos.
O painel de instrumentos está disponível como opcional na versão ARTICO feita com acabamento em couro sintético. Quatro pacotes de equipamentos (Cromado, Esportivo, Exclusivo e Noturno) permitem a personalização conforme as preferências individuais.

As três grandes entradas de ar redondas no meio e seus bocais com design especial em forma de cruz adicionam um atributo esportivo ao novo modelo. A tela, que está disponível em dois tamanhos (5,8 e 7 polegadas) parece pairar sobre as entradas de ar. Com seu design elegante, a tela colorida (TFT) deixa o cockpit ainda mais atraente.

O volante de direção de três raios - que sempre incorpora um elemento cromado em prata no raio do meio -, o painel de instrumentos com quatro seletores analógicos redondos e ponteros suspensos na posição seis horas, além dos bancos com costuras contrastantes, enfatizam a personalidade esportiva.

Propulsão: projetada para eficiência máxima

A nova Classe B apresenta novos motores a gasolina e a diesel, bem como novas transmissões manuais e automáticas. Todas as transmissões e motores foram desenvolvidos internamente, com produção nas fábricas de Stuttgart-Unter¬türkheim e Hedelfingen, Rastatt/Baden, Gaggenau/Baden e Kölleda/ Thuringia. O processo de desenvolvimento simultâneo permitiu perfeita coordenação dos motores e transmissões, por exemplo, com relação à implantação da função de start/stop ECO que vem de série em todos os modelos da Classe B.
Aspectos comuns dos novos sistemas de tração são a adoção de tecnologias de ponta para obtenção do máximo em eficiência, direção suave, grande força de tração mesmo em baixas rpms, sustentabilidade em termos de normas de emissões que estão para entrar em vigor e baixo peso. Para fins de instalação transversal, os motores (todos turboalimentados) e as duas transmissões têm design muito compacto, proporcionando a Classe B um ciclo de giro exemplar quanto a pequenas dimensões para um veículo de onze metros com tração dianteira. A suspensão do motor e da transmissão dispõem de um sistema de suportes de quatro pontos que compreende o suporte do motor, da transmissão e os dois suportes auto-alinhadores. Esse sistema de suspensão foi projetado especificamente para atender as necessidades dos motores de alto torque com a produção dos mais baixos níveis de ruídos. O amortecedor hidráulico está integrado no suporte da transmissão e é um fator que contribui para atingir um excepcional nível de conforto ao dirigir.

Os novos motores a gasolina de quatro cilindros (designação interna: M270) marcam o lançamento de uma série inteiramente nova de motores. O processo de combustão é baseado no sistema de injeção direta de terceira geração da Mercedes-Benz, que foi introduzido no ano passado com os motores V6 e V8 BlueDIRECT. Seu uso nos veículos da Classe B marcam a estreia dessa tecnologia no segmento dos compactos. Os novos motores de quatro cilindros foram projetados tanto para instalação transversal quanto longitudinal. Nesse novo modelo estarão disponíveis, inicialmente, a versão 1,6 litros, com potência de 90 kW (122 hp) na B 180 e 115 kW (156 hp) na B 200. Seu torque máximo de 200 e 250 Nm, respectivamente, está disponível a partir1250 rpm.

O novo motor de quatro cilindros a diesel é mais um desenvolvimento do OM651 adotado nas Classes de C a S, motor com injeção direta common rail de terceira geração. Com motor reduzido para 1,8 litros e numerosos pontos otimizados, esta é a primeira vez que o motor de ignição-compressão foi instalado de maneira transversal em um automóvel Mercedes-Benz. A B 180 CDI gera 80 kW (109 hp) de potência, enquanto a B 200 CDI tem uma potência de 100 kW (136 hp). O torque máximo é de 250 Nm a 1400 rpm para a versão de 80 kW e 300 Nm a 1600 rpm para a versão 100 kW.

Outra estreia da Mercedes-Benz é a nova transmissão de dupla embreagem"7G-DCT” na Classe B. Essa transmissão é extremamente compacta, além de variável com relação a adaptação da rotação do motor graças as sete marchas, apresentando uma bomba de óleo elétrica para a sua função de start/stop, que realiza a mudança de marchas sem quaisquer interrupções na força de tração e combina o conforto de uma transmissão automática com a eficiência de uma manual.

Chassi e suspensão: esportividade refinada

"Fantasticamente ágil". Essa foi a avaliação de todos os motoristas que a experimentaram o Classe B até o momento. Três itens foram essenciais para a obtenção da performance substancialmente aprimorada em comparação com seu predecessor, que não exigiram que se abrisse mão de nada quanto ao conforto: o centro de gravidade mais baixo, o novo eixo traseiro de quatro ligações e o Programa Eletrônico de Estabilidade - ESP®. Além disso, uma suspensão esportiva está disponível como opcional para a obtenção de agilidade ainda mais aprimorada. O centro de gravidade foi rebaixado em mais 20 mm e a suspensão apresenta adicionalmente amortecedores com capacidade de amortecimento de amplitude seletiva e um sistema de direção direta(Direct-Steer System) para enfatizar a personalidade esportiva do carro.

Direção: mecânica com assistência elétrica

A direção eletro-mecânica da nova Classe B tem novo design. O motor elétrico do sisitema de assistência está agora localizado diretamente no volante de direção, como um sistema EPS de pinhão duplo, otimizando, assim, o pacote como um todo. Um sistema de direção direta "Direct-Steer" está disponível no pacote esportivo. A relação de direção torna-se notavelmente mais direta em maiores ângulos de esterçamento, aprimorando o manejo do veículo e sua agilidade.

O sistema eletromecânico de direção contribui de maneira importante para eficiência geral do veículo, pois a função de auxílio à direção só requer energia quando a direção realmente está ocorrendo.

Novos sistemas de assistência e frenagem reduzem o risco de colisões traseiras

Como pioneira mundial no segmento dos compactos, a Classe B apresenta um sistema de aviso de colisão baseado em radar com o Adaptive Brake Assist de série, o que diminui o risco de colisões traseiras .O sistema "Collision Prevention Assist" dá um alerta acústico e visual para avisar o motorista que possa estar distraído dos obstáculos identificados, e prepara o Brake Assist para a resposta de frenagem mais precisa possível. Esse processo se inicia logo que o motorista pisa fortemente o pedal do freio.

Diferentemente dos sistemas que estão atualmente no mercado na categoria dos compactos, a nova função de assistência dos freios "Collision Prevention Assist" não é meramente um sistema que visa minimizar os danos que ocorrem no trânsito urbano. Ao contrário, essa solução inovadora visa proteger os motoristas das situações que ocorrem nas colisões traseiras perigosas de trânsito. A Mercedes-Benz espera que o novo sistema de segurança tenha um impacto positivo sobre as estatísticas de acidentes.

A democratização da segurança também inclui um conjunto de outros sistemas de assistência que foram adotados na Classe B, provenientes das séries de modelos maiores. Entre eles estão:

• Adaptive Headlamp Assist (Assistência dos Faróis Adaptáveis)
• Blind Spot Assist and Lane Keeping Assist (Assistência para manter-se na pista e Assistência para ponto cego)
• ATTENTION ASSIST (série) (assistência para manutenção da atenção o motorista)
• Speed Limit Assist (speed limit sign recognition) (reconhecimento de sinal de limite de velocidade)
• Active Parking Assist (Assistência Ativa de Estacionamento)
• Brake HOLD function (de série com o 7G-DCT) (função que mantém o freio acionado)
• Hill Hold function (evita que o veículo volte quando em uma subida)
• LINGUATRONIC (comando de voz)
• Reversing camera (câmera de ré)
• DISTRONIC PLUS

Estreia na categoria dos compactos: PRE-SAFE®

O sistema de proteção preventiva dos ocupantes PRE-SAFE® está disponível pela primeira vez nessa categoria de veículos. Isso representa mais um passo em direção à democratização dessa inovação, que estreou na Classe S em 2002. As características principais do PRE-SAFE® são o tensionamento reversível do cinto, o fechamento das janelas laterais e do teto solar deslizante no caso de deslocamentos críticos laterais e o ajuste do banco totalmente elétrico do passageiro da frente com função de memória para uma posição idealpara máxima eficácia do sistema de restrição O PRE-SAFE® é sempre ativado em resposta a movimentos longitudinais e laterais críticos e também pode ser acionado por meio de intervenção de certas funções de assistência.

O escopo dos dispositivos de restrição leva em conta especialmente o uso dos veículos da Classe B como um carro para a família. Muita importância foi atribuída à segurança dos ocupantes do banco traseiro. Tensores dos cintos, limitadores de força dos cintos e ajustadores da altura dos cintos são itens de série nos assentos exteriores. Airbags traseiros estão disponíveis como opcionais. Bancos integrados para crianças e reconhecimento automático dos assentos para crianças continuam disponíveis. O motorista e o co-piloto receberam novos airbags que protegem a pélvis e toda a parte superior do corpo. Para a proteção da cabeça, os airbags de janela são equipamentos de série.

Sistema COMAND Online multimídia com acesso a internet

Acesso a Internet, sistema de comando de voz LINGUATRONIC, duas soluções de navegação customizadas para diferentes orçamentos, conexão para dispositivos de áudio e um conceito de operação intuitiva garantem à Classe B um sistema amigável aos seus usuários. O conceito operacional que apresenta controles de girar/pressionar na frente do descanso dos braços e o botão de controle no aparelho de som também já é familiar em outras series de modelos Mercedes.

O sistema multimídia "COMAND Online" oferece acesso à internet. Os clientes podem tanto navegar na internet como quiserem, enquanto o carro está parado, ou rodar algum aplicativo da Mercedes-Benz cuja página carrega especialmente rápido e possui uma operação bem simples, adequada para usar enquanto se está dirigindo. Entre os aplicativos integrados estão os de busca e clima(Google™ Local Search and Weather), além da facilidade para fazer o download de uma rota que tenha sido previamente configurada em um micro-computador usando o Google Maps e transmitido para o carro.

Tudo ajustado para o futuro: conceito modular "Energy Space"

O conceito modular "Energy Space" significa que a nova Classe B já está projetada para acomodar versões com propulsão alternativa: interfaces apropriadas na estrutura da carroceria permitem que o painel principal do piso seja modificado e um degrau seja produzido para as versões com propulsões alternativas. Um compartimento sob o piso cobrindo parte da área sob o banco traseiro oferece espaço para acumuladores de energia alternativos.

Nós utilizamos cookies. Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

Faça sua pesquisa

Download Center

Pronto!

Seu download iniciará em alguns segundos.

Download concluído!

Agora você já pode acessar os arquivos baixados pelo seu computador.