Affalterbach - Atualização na performance do CLS 63 AMG: como ocorreu com o novo E 63 AMG, os últimos desenvolvimentos de modelos da AMG também beneficiaram o CLS 63 AMG nas suas versões Coupé e Shooting Brake. A versão S-Model do CLS 63 AMG não apenas traz a transmissão integral AMG 4MATIC voltada à performance como vem também com o motor V8 biturbo AMG de 5,5 litros gerando potência máxima de 430 kW (585 cv) e até 800 Nm de torque. O motor V8 biturbo AMG com 5,5 litros continua a representar o máximo da eficiência: a combinação de alto desempenho e baixo consumo de combustível permanece inigualada por quaisquer competidores no segmento em todo o mundo. A versão com tração traseira, com 410 kW (557 cv) e torque de 720 Nm é oferecida opcionalmente com a tração integral AMG 4MATIC orientada para o desempenho.
A Mercedes-AMG também está apresentando de forma pioneira automóveis equipados com um sistema de tração integral criado para a condução dinâmica. Isto proporciona aos clientes uma amplitude ainda maior na individualização e uma possibilidade mais diversificada na escolha de modelos. Juntamente com os bem sucedidos SUVs da marca - ML 63 AMG, G 63 AMG e G 65 AMG -, duas gamas de veículos de passeio compreendendo até oito versões com tração integral são ofertados agora pela Mercedes-AMG: as linhas E 63 AMG e CLS 63 AMG. Outros modelos equipados com a tração integral AMG 4MATIC desenvolvida para maior performance, como o A 45 AMG e o CLA 45 AMG, serão lançados este ano.
"Os Modelos S, em particular, representam a proposta mais atraente do segmento", observa Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH. "Com seus valores de potência e torque superlativos e a nova tração integral AMG 4MATIC voltada à performance, o CLS 63 AMG não encontra competidores nas suas versões Coupé e Shooting Brake. Nosso motor V8 AMG 5,5 litros continua a ser o motor V8 de série mais eficiente do mundo. As novas versões customizadas oferecem uma amplitude ainda maior de soluções individuais."
O lançamento mundial do CLS 63 AMG Shooting Brake aconteceu na "Noite das Estrelas" no GP da Alemanha de Fórmula 1, em julho de 2012. Este exclusivo veículo de alto desempenho da AMG é a concretização de um fascinante conceito de automóvel. O CLS 63 AMG Shooting Brake combina performance com estilo e praticidade numa alternativa altamente atraente para amantes do automóvel com gosto pelo design. Em essência, ele representa uma união inédita de um carro esportivo com cinco lugares e um grande porta-malas.
Modelos disponíveis no mercado alemão:
CLS 63 AMG Coupé/ Shooting Brake |
CLS 63 AMG 4MATIC Coupé/ Shooting Brake |
CLS 63 AMG 4MATIC S-Model Coupé/ Shooting Brake |
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Cilindrada | 5.461 cm³ | 5.461 cm³ | 5.461 cm³ |
Potência | 410 kW (557 cv) a 5.500 rpm | 410 kW (557 cv) a 5.500 rpm | 430 kW (585 cv) a 5.500 rpm |
Torque máx. | 720 Nm a 1.750-5.250 rpm | 720 Nm a 1.750-5.250 rpm | 800 Nm a 1.750-5.000 rpm |
Consumo de combustível Norma NEDC - combinado |
9.9 (10.1) l/100 km | 10.4 (10.6) l/100 km | 10.4 (10.6) l/100 km |
Emissões de CO&sub2; | 231 (235) g/km | 243 (248) g/km | 243 (248) g/km |
Classe de eficiência (na Alemanha) | F | F | F |
Aceleração 0 - 100 km/h | 4.2 (4.3) s | 3,7 (3,8) s | 3,6 (3,7) s |
Velocidade máxima | 250 km/h* | 250 km/h* | 250 km/h* |
* limitada eletronicamente; valores correspondentes ao CLS 63 Shooting Brake entre parênteses.
A aceleração da imobilidade aos 100 km/h em 3,6 segundos posiciona claramente o CLS 63 AMG S-Model na pole position entre os competidores do segmento. Além do aumento na potência, esta vantagem especial do S-Model se deve, em grande parte, à transmissão integral AMG 4MATIC desenvolvida para alto desempenho, com distribuição de potência de 33% para o eixo dianteiro e 67% para as rodas traseiras. O tracionamento perfeito durante a aceleração evita com eficiência perdas causadas pelo deslizamento das rodas. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).
No S-Model, o motor V8 biturbo AMG 5,5 litros gera potência máxima de 430 kW (585 cv) e torque máximo de 800 Nm - o que representa um acréscimo de 20 kW (28 cv) em relação ao pacote AMG Performance previamente oferecido como opção para o Coupé. Esta melhoria no desempenho e potência resulta da adaptação do programa de gerenciamento do motor, maior pressão máxima e aumento na pressão do turbo de 0,9 para 1,0 bar. Com 410 kW (557 cv) e 720 Nm, o modelo básico também apresenta um aumento de 24 kW (32 cv) e 20 Nm em relação ao seu antecessor.
Apesar da maior potência e ganho no desempenho, todos os modelos do CLS 63 AMG, gastam menos combustível e apresentam menor emissão de gases de escapamento. O motor V8 biturbo AMG 5,5 litros continua sendo o motor V8 produzido em série mais eficiente do mundo - com uma capacidade cúbica substancialmente maior que a de seus concorrentes diretos. O CLS 63 AMG, com 410 kW (557 cv) e tração traseira necessita 9,9 litros de combustível para rodar 100 quilômetros, segundo a norma NEDC (231 gramas de CO2). A versão com a transmissão integral permanente 4MATIC para alta performance, com 410 kW (585 cv), e o S-Model, com 430 kW (585 cv) com tração integral têm o consumo aumentado de forma apenas marginal, gastando entre 10,4 e 10,6 litros por 100 km (de 243 gramas a 248 gramas de CO2). Como benefício adicional, após a implementação das modificações internas nos motores, todos os CLS 63 AMG passaram a atender às exigentes normas de emissões Euro 6, que não entrarão em vigor até 2015.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas com desempenho personalizado
O máximo de individualização e dinamismo customizado - estas são as qualidade especiais da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete velocidades. Os quatro modos de utilização - "C" (Eficiência Controlada), "S" (Esporte), "S+" (Esporte plus) e "M" (Manual) - proporcionam ao condutor um acerto personalizado. No modo "C", a função ECO start/stop é ativada e desliga o motor de oito cilindros sempre que o veículo estiver parado. Além disso, as características de trabalho da transmissão são sensivelmente suaves, com trocas de marchas quase imperceptíveis e antecipadas. Nesse modo de operação, normalmente a segunda marcha é utilizada para colocar o carro em movimento.
O motor e a transmissão ficam bem mais ágeis nos modos "S", "S+" e "M", nos quais a função ECO start/stop é desativada. A supressão parcial dos cilindros é um recurso perfeito para uma dirigibilidade racional: breves e precisos cortes na injeção e ignição sob plena carga provocam trocas de marchas ainda mais rápidas, com uma sonoridade mais emocionante do que nunca. Redução de marchas automáticas com dupla debreagem e a função RACE START, para arrancadas radicais, também são de série na transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas.
Tração integral permanente 4MATIC voltada à performance para máximo dinamismo
Otimizado para alto desempenho, o sistema AMG 4MATIC de tração integral distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro nas proporções 33 e 67%. O desvio de maior torque para o eixo traseiro garante o característico dinamismo da marca AMG e supremo prazer ao volante. O sistema ESP (electronic stability program - programa eletrônico de estabilidade) de três estágios foi concebido especificamente para o sistema de tração integral permanente. No modo "SPORT Handling", o sistema Torque Vectoring Brake executa intervenções, freando as rodas seletivamente para manter a alta agilidade do carro, evitando assim que ele saia de frente nas curvas. Nas curvas mais fechadas, a atuação específica do freio da roda traseira do lado interno ajuda o carro a executar sua trajetória.
O sistema de tração integral AMG 4MATIC aumenta a segurança de direção e a aderência em pisos molhados ou superfícies de estradas com presença de gelo. Ótima tração é garantida por uma embreagem multidiscos com efeito blocante de 50 Nm que explora o potencial de conexão através da fricção para todas as rodas, especialmente na neve ou no gelo.
O fundamento técnico do sistema de tração integral é dado por uma caixa de transferência, que dirige a força de arrancada adicional para o eixo traseiro. Esta caixa de transferência é integrada de forma compacta à transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas e praticamente não exige espaço adicional para sua instalação. O torque é transmitido pela saída de força por meio de um eixo propulsor para o eixo dianteiro. A transmissão de força do diferencial para o semieixo dianteiro esquerdo é feita por um eixo intermediário que passa através de um duto encapsulado por dentro do cárter do motor. Este design compacto, com peso otimizado, resulta num acréscimo de massa, comparativamente causado pelo sistema de tração integral, de apenas 70 quilogramas.
CLS 63 AMG S-Model com bloqueio do diferencial traseiro
O CLS 63 AMG S-Model coloca a Mercedes-AMG um passo à frente. Fiel à filosofia "Driving Performance", o eixo traseiro dispõe de bloqueio do diferencial. Este pacote de alta tecnologia resulta em aumento ainda maior da tração, levando em última análise a um dinamismo de pilotagem e prazer de direção ainda maiores, especialmente em pistas de corrida.
Todos os modelos CLS 63 AMG são equipados com a suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com sistema de amortecimento controlado eletronicamente. O eixo dianteiro emprega um sistema com molas de aço, enquanto o traseiro é equipado com um sistema de suspensão com apoio totalmente pneumático. Basta apertar o botão indicado pela figura de um amortecedor na AMG DRIVE UNIT para modificar eletronicamente a regulagem da suspensão de "Comfort" para "Sport" ou "Sport plus". A suspensão dianteira de três braços foi submetida a um processo de otimização ainda maior para o S-Model e para o CLS 63 AMG com tração integral. Juntamente com os componentes de alumínio do eixo recém-desenvolvidos, essas medidas de otimização levam a uma aderência marcantemente reforçada e agilidade combinadas com alto nível de neutralidade em curvas rápidas. A elastocinemática muito mais direcionada à performance é exclusiva do S-Model, proporcionando ao condutor o máximo de neutralidade, sensibilidade e aderência em limites críticos. Seja com tração traseira ou com tração integral, a bitola 24 milímetros mais larga do CLS 63 AMG aumenta substancialmente a estabilidade em curvas de alta velocidade e permite maior sensibilidade ao motorista. Cambagem negativa mais acentuada nos dois eixos também contribui para a dinâmica lateral.
O sistema de direção eletromecânico AMG sensível à velocidade complementa o acerto do veículo à perfeição, com a relação de direção direta de 14: 1, proporcionando dirigibilidade extremamente ágil em curvas fechadas em conjunto com a servoassistência adaptada ao modo de suspensão selecionado. O CLS 63 AMG é equipado de série com rodas AMG de liga leve com raios triplos pintadas em cinza titânio e com acabamento em alto brilho. Os pneus tamanho 255/35 R 19 são instalados em rodas 9,0 x 19 polegadas na dianteira, enquanto as rodas traseiras de 10 x 19 polegadas levam pneus 285/30 R 19. Somente o modelo S de alta performance dispõe de rodas de liga leve com 10 raios pintadas em cinza titânio fosco com cubo com acabamento em alto brilho.
Sistema de freios AMG de composto de cerâmica de alto desempenho
O CLS 63 AMG vem equipado com um sistema de frenagem AMG de alta performance à altura de seu status como veículo exclusivo da marca. Tanto na frente como na traseira, os discos de freios são perfurados e com diâmetro de 360 milímetros. Os discos dianteiros, que são submetidos a níveis de tensão particularmente altos, são fabricados usando tecnologia de materiais de frenagem compostos, que foram desenvolvidos e testados em competições automobilísticas. Pinças com acabamento prateado com as letras AMG brancas, com seis (dianteiras) ou quatro (traseiras) pistões proporcionam uma desaceleração espontânea e resistente à fadiga, além de menores distâncias de imobilização.
Um sistema AMG de frenagem com compostos de cerâmica é oferecido com exclusividade para o S-Model como item opcional - facilmente reconhecível pelos discos ainda maiores, com 402 milímetros e o logo "AMG Carbon Ceramic" nas pinças, que levam uma pintura especial. Este sistema de cerâmica é cerca de 40% mais leve, reduzindo as massas não suspensas e incrementando a dinâmica de condução, agilidade e conforto de rodagem. A dureza maior dos discos de cerâmica leva a um intervalo de manutenção maior e garante maior resistência a situações de extrema tensão e calor.
S-Model com sutis diferenças de design
Em termos de design externo, o CLS 63 AMG S-Model se diferencia dos outros modelos pelas pinças de freios com pintura vermelha e pelo logotipo AMG na tampa do porta-malas ostentando um "S" em preto contrastante. Se o cliente desejar, o interior do S-Model pode trazer costuras pespontadas contrastantes em cinza nos assentos esportivos AMG, nos painéis centrais das portas, apoios de braços das portas e no console central. Cintos de segurança prateados também podem estar presentes, combinando com o interior preto. O aro do volante AMG Performance em couro napa preto é retificado parcialmente nas partes superior e inferior e traz as áreas de contato forradas de Alcantara e costura pespontada cinza. Os apoios de cabeça dianteiros dos bancos esportivos incorporam o exclusivo emblema da AMG. O painel de instrumentos AMG com novo design traz o logo "S AMG" no velocímetro, que indica até 320 km/h, além de apliques em vermelho. Painéis de soleiras AMG iluminados em vermelho complementam a exclusiva gama de equipamento e acabamento do modelo.
Sistema de som envolvente de alta performance Bang & Olufsen BeoSound AMG
Um dos destaques entre os equipamentos opcionais e acabamento do carro é o sistema de som de alta performance envolvente Bang & Olufsen BeoSound AMG, desenvolvido pela Mercedes-Benz e Mercedes-AMG juntamente com a renomada empresa especialista em áudio dinamarquesa Bang & Olufsen. O sistema de som tem qualidade de reprodução Dolby Digital 5.1 e permite uma exclusiva experiência de audição no mais alto nível. Esta performance é possibilitada pelo amplificador de 1.200 W e os 14 altofalantes de alta qualidade com driver de neodímio e distribuição precisa dos sinais de áudio por um processador de som. Processador integrado de som digital (DSP) permite que o motorista utilize um menu especial de som da B&O por meio do sistema COMAND. O som pode ser concentrado na dianteira, centro ou de forma envolvente, resultando numa autêntica experiência auditiva para cada posição de audiência selecionada. Vários modos sonoros também são oferecidos no menu "Sound Mode", permitindo a escolha entre uma sonoridade de estúdio de alta qualidade "Reference" e uma opção envolvente. Enquanto a opção "Reference" privilegia a reprodução autêntica e inalterada da performance do artista, o som envolvente especial é ideal para música ao vivo ou de shows, criando um inusitado panorama sonoro no interior do veículo sem comprometer as características originais da gravação.
Os tweeters de 50 W iluminados com tecnologia Acoustic Lens nos triângulos dos espelhos são toques adicionais. Coberturas dos alto-falantes em cromo prateado, com o logotipo Bang & Olufsen, proclamam ainda mais as características do sistema de som envolvente de alta qualidade.
Assoalho do compartimento de bagagem em madeira designo - cerejeira americana
Um destaque a mais para todos os modelos do CLS 63 AMG Shooting Brake é o assoalho de madeira no compartimento de bagagem. Este assoalho do porta-malas é feito de madeira de cerejeira americana com poros abertos, uma variedade de madeira decorativa tradicionalmente utilizada em trabalhos de design interior de alto padrão, mobiliário de alta qualidade e decoração exclusiva em embarcações de luxo. Lâminas de madeira selecionadas são coladas e prensadas a mão em camadas cruzadas, para obter uma alta estabilidade dimensional. As pranchas são trabalhadas para obter um formato preciso com uma máquina CNC (automatizada com controle numérico) e as superfícies são lixadas para obtenção de um acabamento suave antes de serem impermeabilizadas e receberem uma camada de óleo para ressaltar a beleza natural da madeira.
Insertos de nogueira escurecida, cortados com precisão em tiras de três milímetros utilizando tecnologia a laser, dão um toque de acabamento definitivo ao design do assoalho do compartimento de bagagem. Juntamente com faixas de borracha, os trilhos de alumínio extrudado com superfícies escovadas não apenas protegem a área de madeira como proporcionam também um efeito antideslizante.
O lançamento de mercado do novo CLS 63 AMG com tração traseira acontecerá em abril de 2013 e será seguido, em junho, pelas versões CLS 63 AMG com tração integral e CLS 63 AMG S-Model.